Carros 2

Publicada em 06/07/2011 às 16:42

Comente



O primeiro filme, Carros, foi um sucesso para o público adulto e o infantil. Deixou um sentimento de “quero mais”, mas poucos realmente esperaram por uma sequência. Agora, quem rouba a cena (ou tenta) é o Mate e não mais o famoso McQueen. Espionagem, Grand Prix, combustível verde versus gasolina e um caipira na cidade grande (premissa suficiente para os fãs do guincho enferrujado).

Carros 2 continua a surpreender, até mais do que antes, ao antropomorfizar carros, além de ser riquíssimo em detalhes e cômicas sutilezas, capazes de cativar os espectadores mais atentos. Contando com carros das mais diversas categorias, em diversos lugares do mundo, não deixa dúvidas de que se o filme tem algo de reprovável, certamente não é a criatividade visual.

É quase impossível imaginar que uma produção da Disney-Pixar possa beirar o razoável, mas Carros 2 consegue isso basicamente por dois motivos: Primeiramente, na exploração do até então coadjuvante Mate. Ao exagerarem na dose com o “matuto”, acabaram por torna-lo previsível e, de certa forma, irritante. O segundo e maior erro se dá no desfecho. Podemos notar, no desenvolvimento, uma bela tentativa de transmitir uma mensagem verde para as crianças (e, por que não, também para os adultos?), mas, ao tentar dar alguma boa conclusão com um elemento surpresa, é feita uma confusão de proporções tão avassaladoras que se perde a noção de quem é, afinal, o mocinho ou o vilão.

Embora Carros 2 possa ser a primeira grande mancha na filmografia da Disney-Pixar, ainda possui um lado bastante louvável, ou seja, a produção foi muito bem sucedida naquilo que se propôs. Do resultado conturbado de Carros 2 se pode concluir claramente que o filme não foi feito com vistas a si mesmo, mas para que obtivesse um excelente retorno comercial fora dos cinemas. De modo geral, é uma excelente diversão, um espetáculo de cores, personagens, suspense, ação e velocidade (no sentido mais infantil dos termos). Um filme para se ver despreocupadamente (desde que não se tente absorver alguma lição, como nas fábulas) e para matar a saudade dos tão carismáticos personagens. Carros 2 peca no percurso, não chega a ganhar a corrida, mas ainda assim vai para o pódio.

Saiba mais sobre o filme Carros 2.

Por Laísa Trojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!