Entre Segredos e Mentiras

Publicada em 24/10/2011 às 15:28

Comente

Crítica Entre Segredos e Mentiras

Entre Segredos e Mentiras (All Good Things – 2010) é um drama baseado em uma história real sobre romance, impaciência e o desaparecimento de uma jovem na década de 1980, sem deixar vestígios.

Em 1971, na cidade de Nova Iorque, David Marks (Ryan Gosling) é um rapaz aparentemente despreocupado com as coisas. Seu pai, Sanford Marks (Frank Langella) é um milionário magnata e espera que seu filho siga o seu caminho.

Só que Marks não quer a fortuna do pai e incorpora o espirito da época, ou seja, “paz e a amor”. Ele conhece a bela Katie (Kristen Dunst). Eles são felizes, se casam, se mudam para a cidade de Vermont – para fugir do controle de Sanford – e pretendem montar o próprio negócio: uma loja de produtos vegetarianos chamada “All Good Things” (o título do filme).

Não contente com a situação, Sanford começa a orquestrar para que seu filho se junte a ele, o que definifivamente abala o relacionamento entre David e Katie, e expõe de maneira crua os problemas da família Marks. Katie começa a estudar e sonha em ser médica. Só que ao contrário do começo do filme, David já mudou seus modos e comportamento devido a circunstância. Junto de sua paranóia, David não demonstra mais nenhum pingo de compaixão pela sua parceira.

Aos poucos a história começa a ganhar traços arrepiantes: Katie já não é mais tão feliz e também descobrimos que a mãe de David cometeu suicidio quando o filho era criança e que devido a esse fato, ele nunca perdoou o pai. A tempestade que se torna a parte final do filme culmina com o desaparecimento de Katie e vai se arrastando por décadas sem encontrar respostas.

O filme foca e enumera razões para se apontar o óbvio culpado, só que não encontra explicações de como o crime foi cometido e prefere não se expor com afirmações para esse caso confuso. A sensação que se tem é que ninguém duvida das ações de David, mas o grande mistério é: o que se passa em sua cabeça?

O diretor Andrew Jarecki parece ser um tanto apegado a polêmicas familiares. Em 2003, Jarecki fez o documentário “Na Captura dos Friedmans”, uma história também real sobre um pai e um filho que foram acusados de abuso sexual infantil. Em Entre Segredos e Mentiras o diretor preferiu elaborar um cenário dominado por um pai autoritário que assombra a família numa história sinistra, complexa e que ainda não teve um final escrito.

Saiba mais sobre o filme Entre Segredos e Mentiras.

Por Jean Garnier

Comentários (1)





andressa comentou: presisa-se mais informaçãoes sobre o desaparesimento de katie Nota
04/03/2012 | Responder