Gente Grande

Publicada em 27/09/2010 às 17:33

Comente



O que as produções como Surpresas em Dobro, A Ressaca e o agora estreante Gente Grande (Grown Ups - 2010) têm em comum? Todos são comédias que infelizmente não conseguem atingir a sua principal meta: fazer rir de situações engraçadas e sofisticadas.

O filme começa mostrando um pequeno trecho em 1978, quando um time formado por cinco amigos de infância vence no último segundo o campeonato de basquete da escola, num lance de muita sorte de Lenny. Durante as comemorações, o treinador (Blake Clark) incentiva o grupo de adolescentes a viver a vida de maneira semelhante àquela partida. Trinta e dois anos depois, Lenny Feder (Adam Sandler) é um agente de Hollywood, casado com Roxanne (Salma Hayek) e que mal consegue educar os seus filhos. Quase que sem querer, ele acaba recebendo a notícia do falecimento do seu antigo técnico.

Para o funeral, todos os amigos retornam à antiga cidadezinha. Ali começam as diferenças entre eles, enquanto Eric Lamonsoff (Kevin James) é proprietário de uma empresa de móveis, Rob Hilliard (Rob Schneider) é um pacifista que se divorciou três vezes e atualmente é casado com uma mulher 30 anos mais velha. Também reforçam o time Kurt McKenzie (Chris Rock) e Marcus Higgins (David Spade).

Lenny aproveita a reunião e aluga uma moradia a beira do lago para que todos, e suas respectivas famílias, ficassem juntos no feriado de independência norte americano, 04 de Julho. É agora que começa todo e qualquer tipo de cenas formadas para provocar situações bizarras: uma criança de 4 anos que ainda não desmamou da mãe Sally (Maria Bello), flatulências da sogra, piadas sobre a pronúncia de maisena, adultos urinando em piscinas de parque aquático e flechas disparadas para cima sem destino algum.

Nesse meio tempo, o grupo é obrigado por diversas vezes a agüentar provocações de Dickie Bailey (Colin Quinn), um senhor que estava em 1978 no time adversário e que desde aquela época não engoliu a derrota. Dickie sempre que pode dá uma cutucada afirmando que a vitória era injusta porque Lenny havia feito a cesta de maneira irregular, advinha o que vai acontecer?
 
Infelizmente, o humor é escatológico. Em uma cena, Marcus acaba enfiando o rosto mais de uma vez em um monte de estrume, e até Steve Buscemi, num curto papel, está lastimável. Mesmo assim, o filme tem lá os seus prós interessantes: em certos momentos, é evidente que realmente os protagonistas são amigos de verdade, devido a química entre eles! E a lição de moral do tipo “precisamos todos não esquecer o nosso lado criança” até é válido, só que é pouco.

Saiba mais sobre o filme Gente Grande.
Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!