Inverno da Alma (2)

Publicada em 08/02/2011 às 10:49

Comente



Inverno da Alma
(Winter´s Bone – 2010) é um drama sobre o duro descobrimento das raízes mais sórdidas, apoiadas por um orgulho escavado em um lugar sombrio entorpecido pela pobreza.

Ree Dolly (Jennifer Lawrence) é uma jovem de 17 anos que tem um pai presidiário e divide o seu tempo em cuidar da mãe doente e dos dois irmãos mais novos em um pequeno trecho no fim do mundo, em Ozarks, nos Estados Unidos.

Um dia, enquanto se ocupava nas suas obrigações diárias – como cortar a lenha, dar comida aos cavalos, ensinar os irmãos a caçar esquilos – Dolly é surpreendida pela visita do Xerife Baskin (Garret Dillahunt). O oficial em tom ameaçador avisa que seu pai colocou a moradia da família como garantia de sua liberdade condicional e sumiu a poucos dias do julgamento, portanto, se não fosse encontrado, eles seriam despejados.

A protagonista não tem a menor ideia do lugar onde o pai se enfiou, e começa uma busca solitária por pistas que pudessem ajudá-la a não ter que morar no meio do mato cercado por montanhas tão geladas como a recepção que ela começa a receber. Os parentes ao invés de ajudá-la se voltam para o lado contrário e respondem com mistério, ameaças e muita violência. É nítido que todos têm envolvimento com o seu desaparecimento.

O lugar sombrio é um contraste com a beleza de Dolly, a sua figura ganha traços de sofrimento ao vagar por cada estrada ou buraco ao descobrir as verdades sobre seu pai – envolvido com drogas. O tráfico banca toda a economia do local e recado que ela mais ouve é: “Fique fora disso!” Depois de tantas negativas, um tio chamado Teardrop (John Hawkes) resolve se tornar uma suspeita companhia. O cara não é uma pessoa nem um pouco confiável e avisa insistentemente que o seu irmão está morto.

Nada ajuda, tudo é muito sofrido. A sensação que se tem é que as piores espécies humanas foram escolhidas e colocadas neste lugar, no qual a desesperança é uma doença. Se todos fossem animais irracionais, se enfrentariam por um misero osso, tamanha é a selvageria. A heroína não desiste e joga a vida de sua família em perigo até encontrar por algo que finalmente seja relevado.

Saiba mais sobre o filme Inverno da Alma.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!