O Garoto de Liverpool

Publicada em 13/12/2010 às 16:16

Comente



A figura do ícone John Lennon já foi retratada diversas vezes no cinema e quem quiser pode vê-lo no início dos Beatles como em "Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool", em carne e osso nas produções Os Reis do Iê, Iê, Iê, Help!, Magical Mystery Tour, Let it Be e na animação psicodélica Yellow Submarine ou até a sua fase polêmica pós-banda ao lado de Yoko Ono em Os Estados Unidos Vs. John Lennon. Já o recente O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy – 2009) é aborda parte de sua conturbada adolescência, uma época de descobertas e da criação de seu primeiro grupo, The Quarrymen.

O drama retrata uma Liverpool na metade dos anos 1950 próxima de ser colocada no mapa mundial. Lennon (Aaron Johnson) é um solitário jovem que começa a criar a sua personalidade através de algumas selvagerias e o gosto pela música. Ele divide sua vida com a controladora tia Mimi Smith (Kristin Scott Thomas) e as diversões com o tio George Toogood Smith (David Threlfall). Uma fatalidade abala a família, fazendo com que Lennon e Mimi se enfrentem cada vez mais. O garoto conhece a alegre e amante de rock´n´roll Julia (Anne-Marie Duff) e fica sabendo tudo aquilo que os fãs já sabem: Julia é sua mãe e como na época da separação estava incapacitada emocionalmente de criá-lo, deixou para que Mimi cuidasse dele desde os seis anos de idade.

O impacto desse encontro irá mexer completamente no íntimo do futuro artista, criando um áspero e doloroso conflito entre as diferenças do triangulo formado por ele e suas “mães”, Mimi e Julia. Durante esses momentos, é retratado o início da amizade com Paul McCartney (Thomas Sangster), a presença de George Harrison (Sam Bell) e uma citação sobre conversas com um amigo da escola de arte chamado Stuart Sutcliffe – que acabou ser tornando o primeiro baixista dos Beatles. Para quem quiser, Backbeat, é uma perfeita continuação, mostrando já as dificuldades do começo da banda até as turnês em Hamburgo, na Alemanha, que seria o primeiro divisor de águas dos quatro cabeludos com a saída de Stuart, que os abandonou pela paixão que teve por Astrid Kirchherr, a alemã que sugeriu ao grupo os cortes de cabelo ao estilo tigela.

Mesmo se você não é interessado por Beatles, Lennon ou biografias, O Garoto de Liverpool vale o programa. É uma história fascinante de um promissor gênio subliminarmente pedindo a todos que “tudo o que ele precisa é amor!”. O roteiro, escrito por Matt Greenhalgh, é baseado no livro Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon, escrito por Julia Baird, meia irmã do astro.

Saiba mais sobre o filme O Garoto de Liverpool.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!