Planeta dos Macacos: A Origem (1)

Publicada em 26/08/2011 às 15:45

Comente

Planeta dos Macacos: A Origem

Desde o primeiro King Kong (1933), os cineastas procuraram não apenas demonstrar um pouco das semelhanças dos macacos com os humanos, mas também o quanto a desordem é criada a partir do momento que eles resolvem demonstrar que também podem dominar a Terra. Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes – 2011) não é apenas uma refilmagem do clássico A Conquista do Planeta dos Macacos (1972), que mostra a ascenção dos símios, mas é também um apanhado de referências de diversos filmes relacionado aos primatas, por exemplo, aqui também há um vírus invisível que ameaça a paz na terra, como em Os Doze Macacos (1996).

Em São Fancisco, Will Rodman (James Franco) é um cientista que está desenvolvendo uma cura para a doença de Alzheimer, a droga ALZ 112. Will, que tem em seu pai portador da patologia, Charles (John Lithggow), um incentivo a mais para desenvolver algo revolucionário. Ele e sua equipe criam uma substância que, quando testada em chimpanzés, deixa esses animais com um nível de inteligência próxima aos humanos.

Um dos animais de teste, chamada de “Olhos Brilhantes”, se revolta em meio às experiências e é abatida quando invade uma reunião e ameaça os participantes. Temendo um desastre, os superiores de Will resolvem cancelar as experiências e pedem que todos os macacos sejam sacrificados.

Will descobre que Olhos Brilhantes tinha acabado de ter um filhote, e resolve ficar com o pequeno Cesar (Andy Serkis). Três anos depois, Cesar demonstra sinais de inteligência herdados da mãe, enquanto Charles não sofre mais de Alzheimer devido ao uso de ALZ 112.

A tal droga, que dá sinais de que a cura seria definitiva, inverte a situação e Charles volta a apresentar sinais de demência e numa de suas crises acaba brigando com o vizinho. Cesar percebe o dono em perigo e resolve atacar o vizinho de maneira descontrolada.

Após o incidente, Cesar é condenado em um abrigo onde vivem vários primatas similares a ele. Aparentemente o lugar parece ser adequado para a criação de animais. Assim que Will e Caroline (Freida Pinto) deixam o local, o dono da instituição, John Landon (Brian Cox) e seu filho Dodge (Tom Felton) tratam de mostrar a Cesar que a propaganda era enganosa e começam a  tratá-lo com requintes de crueldade. Por pouco tempo, Cesar se sente deslocado nesse ambiente, mas após liberar um gorila chamado Buck, dá inicio junto aos outros primatas a uma revolta que irá tomar conta da cidade.

Saiba mais sobre o filme Planeta dos Macacos: A Origem.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!