Sombras da Noite

Publicada em 21/06/2012 às 14:24

Comente




Após o deslize Alice no País das Maravilhas, o incrível Tim Burton volta a produzir filmes que refletem a sua arte. Claro que Sombras da Noite não é um filme magnífico ao nível de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, mas, ainda assim, é um autêntico Tim Burton.

O diretor não foi fiel à série homônima, foi mais do que isso. Foi saudosista, prestando uma homenagem inigualável a esse marco do terror. Com personalidades dignas e contexto mais pomposo, Burton deu nova vida aos personagens, ainda que com uma pitada de si e excêntrico humor.

Como de praxe, a direção de arte é impecável, digna de premiações, e fecunda ao desenvolvimento da trama. Certamente, o filme seria menos sem esse grandiosíssimo detalhe. Resgatando um ponto bastante destacado no início da série dos anos 1960, a nova versão dá destaque às pinturas, que não só são peças chave para o reconhecimento temporal dos personagens, mas também excelentes narradores mudos.

Com um roteiro de Seth Grahame-Smith (que parece ter entrado para o clubinho Burton-Depp-Elfman), todos os atores parecem à vontade em seus papéis. Os diálogos são adequados e identificam cada indivíduo que, embora não sejam unidimensionais, são caricatos o suficiente para se destacarem por suas características principais. Não há atuação capaz de nos arremessar com um baque para fora da tela, a fantasia é perfeita e natural, enquanto a trama se desenrola com fluidez.

Danny Elfman, conhecido por fazer as belíssimas trilhas características dos filmes de Burton, não embala Sombras da Noite em criações geniais, mas não chega a ser genérico o suficiente para não ser notado. Assim como o cineasta, Elfman reformula as trilhas típicas dos antigos terrores e adéqua-as ao seu estilo. Apenas sentimos falta de um tema reconhecível.

Outro elemento impossível de ser ignorado é a utilização constante de referências, seja aos próprios filmes (Marte Ataca!, Ed Wood, Vincent), seja a clássicos do terror/horror como Drácula, Nosferatu e, até mesmo, O Exorcista.

Sombras da Noite é uma comédia para todos os gostos e, ainda assim, bastante inteligente. Explora um personagem de uma época distante inserido em tempos de mudanças sem, em momento algum, se perder no próprio contexto. Com segurança consegue convencer com uma história simples e bastante previsível.

E vale avisar aos fãs da “saga” Crepúsculo que essa obra trata de vampiros de verdade. Barnabas Collins é dos clássicos.

Saiba mais sobre o filme Sombras da Noite.

Por Laísa Trojaike

Comentários (14)

Deixar um comentário


leandro yago comentou: eu achei muinto loco 16/11/2012 | Responder

tifanny comentou: mt legal kkk 22/10/2012 | Responder

vitoria comentou: Viu fãs de crepusculo ^-^ 15/09/2012 | Responder
Kaio Gil respondeu: já assistiu crepúsculo alguma vez pra ficar falando coisa assista e depois critique se já assistiu e não gostou problema é seu *_* 07/10/2012


Giovanna melo fonseca comentou: esse filme é demais eu morri de rir kkkkkkkkkkkkkkk 14/09/2012 | Responder

ray comentou: gostei 16/08/2012 | Responder

michaeldebeer comentou: muito divertido de mais caraa. incrivel como essa dupla bruton e depp .. podem fazer esses tipo de trabalho cade vez melhor . 08/08/2012 | Responder

Wesley comentou: Burton e Deep juntos não tem como dar errado!
Vou assistir!
03/08/2012 | Responder

Larissa gaby comentou: gostei muuitoo desse filme! vale a pena assistir! 14/07/2012 | Responder

Maurício comentou: Mais uma grande parceria de Burton com Depp, um filme divertido e com personagens tão estranhos que só Tim Burton consegue trazer. 09/07/2012 | Responder

maria clara comentou: esse filme e bom demais! 07/07/2012 | Responder

Sabrina Cavalcante D'lima Vieira comentou: Eu assisti duas vezes e morri de rir,kkkkkkkkkkk,não tem nada de enjoativo no filme,os criticos são uns frescos... 06/07/2012 | Responder

Andyy Tot comentou: gostei 02/07/2012 | Responder

Edmarcos Filho comentou: ², quero assistir também! ;X 01/07/2012 | Responder

Isabela comentou: Quero assistir ! 28/06/2012 | Responder
micaele respondeu: quero assistir tambem. 29/06/2012