Um Conto Chinês

Publicada em 05/09/2011 às 13:15

Comente



Há um tempo, o filme Encontros e Desencontros (Lost in Translation) relatou a história de um ator ocidental e a sua enorme dificuldade em ser compreendido num país com aspectos culturais e linguagem completamente diferente da sua.
Em Um Conto Chinês (Un Cuento Chino – 2011) o roteiro segue a mesma linha, só que agora é a vez de um oriental se perder na América do Sul e mostrar que a comunicação continua a ser uma barreira enorme entre os povos.

O longa começa na China, quando Jun (Ignacio Huang) está prestes a pedir a sua noiva em casamento, quando um acontecimento surreal impede ele fazer o pedido. Ao mesmo tempo, conhecemos Roberto (Ricardo Dárin), um solitário argentino que passa os seus dias cuidando da loja de ferragens em Buenos Aires.

Roberto é o tipo de cara não muito sociável, arruma encrenca com os seus clientes e fornecedores além de colecionar notícias bizarras de jornais estrangeiros. Ele é um ex combatente das tropas argentinas na guerra das Malvinas e atualmente tenta fugir dos olhares apaixonados da bela Mari (Muriel Santa Ana). Um dia, enquanto tomava uma cerveja próximo ao aeroporto, Roberto vê Jun ser chutado para fora de um táxi e tenta em vão uma comunicação com o chinês.

Aos poucos, sabemos que Jun está em Buenos Aires procurando o tio, só que ele não fala uma palavra em espanhol e o máximo que sabe é o endereço de seu parente que está ricado em seu braço. Roberto um pouco a contra gosto propõe ajudar e leva o oriental para a embaixada da China e um bairro oriental, só que como de imediato nada resolve, é obrigado a dar abrigo para Jun enquanto aguarda uma solução e consegue uma pequena comunicação com o auxílio do entregador de comida chinesa.

Um Conto Chinês é na Argentina uma expressão que siginifica algo muito absurdo e é usada no filme como uma metáfora para relatar um fato inusitado – uma vaca que caiu do céu –  envolvido numa história simples e divertida que transita entre o trágico cômico e o dramático, acaba unindo pessoas de culturas e costumes completamente diferentes.

Saiba mais sobre o filme Um Conto Chinês.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!