Um Lugar Qualquer

Publicada em 27/01/2011 às 15:02

Comente



"Quem é Johnny Marco?" A pergunta feita por um jornalista, em uma coletiva de imprensa, ao ator de filmes de ação vivido por Stephen Dorff, é a chave do quarto longa de Sofia Coppola e onde é apresentada a delicada técnica narrativa que a cineasta herdou do pai. Quando o protagonista é atingido por essa pergunta, a câmara se aproxima do seu rosto em um zoom-in lento, revelando que não fora uma simples questão. O mesmo é ressaltado, delicadamente, quando, com um molde de maquilagem, Johnny Marco se vê ao espelho.

Sutil desde o insosso princípio, Coppola não utiliza de formalidades ou descrições didáticas para apresentar os personagens. São apenas as ações destes que possibilitam ao espectador uma gama mais abrangente de pensamentos.

Certamente, o elenco contribui e estimula a veracidade do roteiro. Dorff e Elle Fanning (longe da sombra da irmã) alcançam uma química preciosa como pai e filha e eternizam alguns belos momentos - em especial, o revelador zoom-out à beira da piscina.

A fotografia, que inicia simplória e comum, aos poucos ganha força e se torna primorosa ao acompanhar a gradativa evolução do ator enquanto junto à filha, e as escolhas da trilha sonora compõem bons momentos para o casal.

Mas, assim como no excelente Encontros e Desencontros, é o roteiro, com seus poucos e convincentes diálogos, que se sobressai. Porém, desta vez, mesmo conseguindo extrair, sempre com muito cuidado, o que há de melhor em seu cinema, Sofia se entrega à ingenuidade em um final incompatível com a força alcançada pelo filme, subtraindo tudo que, para nós, tornava Johnny Marco real.

Um Lugar Qualquer é um filme que ressalta, afinal, a poesia na técnica cinematográfica. Não deve ser visto como algo comum ou de interpretação palpável. E se tudo que resta é uma tatuagem com o nome de quem você mais ama, muito começa a fazer sentido e a célebre presunção “vai dar tudo certo” ultrapassa a linha do presente e cai, feliz, no passado inesquecível.

Bons e ruins filmes para nós

Saiba mais sobre o filme Um Lugar Qualquer.

Por Sihan Felix

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!