Publicada em 13/10/2009 às 17:17

Comente


10 Filmes da Década de 80 que Merecem um Remake

Uma das maiores polÊmicas no cinema é em relação a remakes. Essa palavra que significa produzir um filme que já tivera uma versão anterior, muitas vezes dá calafrios a velhos fãs, principalmente aqueles que amam e jamais assumiriam que algo é melhor que a versão original. Mas qual produção dos anos 80 você acha que merece um remake? O site norte-americano Lovefilm.com fez essa pergunta para 2.500 leitores e os 10 mais votados você lê a seguir:

1. Os Goonies (The Goonies – 1985)

Os Goonies (The Goonies – 1985)

Depois de serem ameaçados de despejo, dois irmãos chamados Mike e Brad (Sean Austin e Josh Brolin) com a companhia de amigos partem em busca de um lendário tesouro perdido. Juntos, os Goonies enfrentam os obstáculos e armadilhas criadas por Willy Caolho, o pirata dono da fortuna perdida, enquanto têm de fugir da perigosa família Fratelli. Uma verdadeira aventura para os pequenos e corajosos exploradores.

2. Labirinto, A magia do tempo (Labyrinth – 1986)

Labirinto, A magia do tempo (Labyrinth – 1986)

Sarah Williams (Jennifer Connelly) é uma jovem que não demonstra muito afeto pelo seu irmão, Toby. E, depois de desejar que ele sumisse, o rei dos duendes Jareth (David Bowie) leva o garoto embora e faz um desafio a Sarah: se ela quiser ter o seu irmão novamente, terá treze horas para atravessar o labirinto que separa o mundo exterior do castelo dos globins.

3. Top Gun – Ases Indomáveis (Top Gun – 1986)

Top Gun – Ases Indomáveis (Top Gun – 1986)

Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) é um jovem piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso Top Gun na Navy Fighter Weapons School. Lá, se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), sua instrutora de astrofísica, e tem uma rixa com seu concorrente rival Tom "Iceman" Kazensky (Val Kilmer).

4. Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice – 1988)

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice – 1988)

Adam Maitland (Alec Baldwin) e sua esposa Bárbara (Geena Davis) se envolvem num acidente de carro e caem no rio. Dias depois, Adam descobre um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, permitindo-os perceberem que morreram. A irmã de Bárbara resolve vender a residência deles para a família Deetz. Decidem então ir para o mundo dos mortos e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera, fazendo com que eles peçam ajuda ao fantasma especializado em "exorcizar vivos" Beetlejuice (Michael Keaton).

5. O Iluminado (The Shining – 1980)

O Iluminado (The Shining – 1980)

Jack Torrance (Jack Nicholson) é um escritor que está tentando reconstruir a vida de sua família e, principalmente, a sua, buscando se curar do alcoolismo. Ele aceita o trabalho de zelador de inverno num isolado e imenso resort hotel, junto com sua mulher Wendy (Shelley Duvall) e o jovem filho, Danny (Danny Lloyd), que é telepata e sensível a forças sobrenaturais.

6. O Clube dos Cinco (The Breakfast Club – 1985)

O Clube dos Cinco (The Breakfast Club – 1985)

A trama mostra um dia na vida de adolescentes – Andrew Clark (Emilio Estevez), Brian Johnson (Anthony Michael Hall), John Bender (Judd Nelson), Claire Standish (Molly Ringwald) e Allison Reynolds (Ally Sheedy) – que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.

7. As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick -1987)

As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick -1987)

Três mulheres entediadas, Alexandra Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer) se reunem para se divertir e conversar sobre variados assuntos. Elas se envolvem com o misterioso ricaço Daryl Van Horne (Jack Nicholson), criando uma verdadeira guerra dos sexos que colocará a pacata vida dessas damas de cabeça para baixo.


8. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off – 1986)

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off – 1986)

Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um jovem aluno do último ano e pretende faltar às aulas num dia de sol. Assim, finge estar doente, enganando aos pais e a direção do colégio, mas não a irmã Jeanie (Jennifer Grey), que se revolta com o sucesso do garoto. Junto com seu melhor amigo, Cameron Frye (Alan Ruck), e sua namorada, Sloane Peterson (Mia Sara), vão aproveitar a tarde no centro de Chicago. Só que o diretor do colégio Ed Rooney (Jeffrey Jones), não gosta nada dessa história.


9. Uma Cilada Para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit –1988)

Uma Cilada Para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit –1988)

Em 1947, Los Angeles, Califórnia, os personagens de desenho animado co-existem naturalmente com os seres humanos, e vivem em uma seção da cidade conhecida como "Desenholândia". Roger Rabbit é uma estrela que descobre que sua mulher, Jéssica, está o traindo com Marvin Acme, o dono da Corporação ACME. Marvin é encontrado morto e Roger torna-se o principal suspeito do assassinato.


10. A Força do Destino (An Officer and a Gentleman – 1982)

A Força do Destino (An Officer and a Gentleman – 1982)

Zack Mayo (Richard Gere) é um jovem humilde que sonha em se tornar um oficial da Marinha, mas sofre ao enfrentar duramente os treinamentos sádicos do Sargento Emil Foley (Louis Gossett, Jr) ao mesmo tempo que se envolve sentimentalmente com Paula Pokrifki (Debra Winger).
 

Por Jean Garnier

Veja também

Mais matérias...

Comentários (6)

valdete comentou: qui saudade deu agora em ver todos esses filme 03/04/2013 | Responder

felipe comentou: pq não tinha a nota zero! deviam estudar um pouco de teoria antes de colocar listas tão ridiculas. remake consiste em adicionar fatos e estéticas atuais. devemos ter ideias que caracterizarão nossa geração, assim como estes filmes, como muitos outros, caracterizaram essa época. Nota 1 05/05/2012 | Responder

Mat comentou: Faltou o Amadeus Nota 4 11/02/2012 | Responder

Thiago Almeida comentou: Acho a melhor profissão, principalmente na Marinha. Nota 9 14/01/2012 | Responder

Matt comentou: O Clube dos Cinco teve, não um remake, mas um filme inspirado em sua história... que por sinal é péssimo. E As Bruxas de Eastwick, teve um remake em forma de série, que era ótima, mas que foi cancelada na primeira temporada, tendo um final completamente sem nexo, uma pena. Dos outros, eu acho que os temas não venderiam nos dias de hoje... acho melhor mante-los como clássicos! Nota 7 22/11/2011 | Responder

Matt comentou: O Clube dos Cinco teve, não um remake, mas um filme inspirado em sua história... que por sinal é péssimo. E As Bruxas de Eastwick, teve um remake em forma de série, que era ótima, mas que foi cancelada na primeira temporada, tendo um final completamente sem nexo, uma pena. Dos outros, eu acho que os temas não venderiam nos dias de hoje... acho melhor mante-los como clássicos! Nota 7 22/11/2011 | Responder

Deixe o seu comentário