Publicada em 28/01/2016 às 11:22

Comente


10 filmes grandiosos que contam as histórias de Moisés e Jesus

Os filmes bíblicos e religiosos são um grande filão e há muitos anos ganham as telas do cinema. Sua força mostra que esses tipos de produções vieram para ficar e um reflexo disso está nas bilheterias. Os Dez Mandamentos: O Filme ultrapassou os R$ 100 milhões em faturamento e se tornou a maior bilheteria do cinema brasileiro.

Os Dez Mandamentos mostra a vida do profeta Moisés, que já foi representado na tela diversas vezes. Não podemos também deixar de lado a história fascinante de Jesus Cristo, que foi o protagonista de tantas produções. Vários longas fazem leituras sobre a vida dos dois e você confere a seguir os detalhes de 10 filmes grandiosos que contam as histórias de Moisés e Jesus.

Os Dez Mandamentos: O Filme (2016)

A produção é uma versão condensada da novela da Record Os Dez Mandamentos, mas que traz uma estrutura diferente, tendo Moisés (Guilherme Winter) como o narrador da história e um final diferente do apresentado na televisão. Além disso, na semana de Páscoa uma versão especial entra em cartaz com cenas inéditas da 2ª temporada da novela. A produção mostra a rivalidade entre Moisés e seu meio-irmão, Ramsés (Sérgio Marone), que quer destrui-lo a qualquer custo.

O filme tem feito barulho pelos números alcançados. O longa estreou em mil salas de cinema e teve 3,2 milhões de ingressos vendidos antes da estreia, superando o recordista A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012), com seus 645 mil ingressos. Um dos momentos mais aguardados da trama é a famosa cena da abertura do Mar Vermelho, feito que Moisés realiza para a fuga dos hebreus do Egito. A sequência custou RS$ 1 milhão para ser realizada.

Saiba mais sobre o filme Os Dez Mandamentos: O Filme

Ressurreição (2016)

Essa produção trata de um tema pouco explorado: o que teria acontecido com o corpo de Jesus após a crucificação? Na trama, Joseph Fiennes vive o soldado romano Clavius, que sob as ordens de Pôncio Pilatos, investiga o desaparecimento do corpo de Jesus e assim evitar que o rumor da ressureição se propague.

Saiba mais sobre o filme Ressurreição

Êxodo: Deuses e Reis (2014)

Christian Bale dá vida a Moisés, príncipe do Egito, que segundo a profecia é aquele que recebe ordens de Deus para libertar escravos hebreus. Ele na verdade é filho de escravos e enfrenta seu meio-irmão, Ramsés (Joel Edgerton). O filme explora bastante as cenas de ação e a imponência dos efeitos es especiais e dos cenários. No Egito, o longa foi proibido, pois os censores alegaram que ele distorce a história bíblica.

Saiba mais sobre o filme Êxodo: Deuses e Reis

A Paixão de Cristo (2004)

Mel Gibson dirige o filme que mostra as últimas 12 horas de Jesus (Jim Caviezel), desde a sua captura até a crucificação. O longa gerou muita controvérsia na época em que foi lançado. A produção foi acusada de ser antissemita e criticada por ser muito violenta. Gibson rebateu as acusações e críticas, afirmando que o filme não procura acusar ninguém e que seu objetivo era chocar o público, por isso o motivo da sanguinolência na trama.

Saiba mais sobre o filme A Paixão de Cristo

O Príncipe do Egito (1998)

A animação, vencedora do Oscar de Melhor Canção, é uma ótima forma de apresentar a história de Moisés para as crianças. O personagem é apenas um bebê quando é colocado em um cesto no rio Nilo e encontrado pela rainha do Egito. Ela o cria como filho e Moisés cresce na companhia do irmão Ramsés até descobrir tudo sobre o seu passado. Na época em que Moisés nasceu, o faraó Seti ordenou que todos os meninos hebreus fossem mortos por causa de uma profecia, na qual um homem nasceria para libertar os escravos hebreus.

Saiba mais sobre o filme O Príncipe do Egito

A Última Tentação de Cristo (1988)

A produção polêmica de Martin Scorsese foi proibida em diversos países e criticada por vários grupos religiosos, que até ofereceram dinheiro em troca de todas as cópias do filme para serem destruídas. O longa mostra o carpinteiro Jesus (Willem Dafoe), que luta contra a tentação de ter uma mulher e uma família e se proclama filho de Deus, algo considerado ameaçador e isso o leva ao seu martírio.

Saiba mais sobre o filme A Última Tentação de Cristo

A Maior História de Todos os Tempos (1965)

A versão original do filme tinha mais de 4 horas de duração e depois foi editada para 3 horas e 45 minutos. O longo tempo é usado para contar a história de Jesus de Nazaré (Max von Sydow), desde o nascimento, passando pelos ensinamentos e milagres que concede, até ser julgado e crucificado, para depois ressuscitar.

Saiba mais sobre o filme A Maior História de Todos os Tempos

Be-Hur (1959)

Vencedor de 11 Oscar, incluindo o de Melhor Filme, acompanha a história do hebreu Judah Ben-Hur (Charlton Heston), que entra em conflito com o amigo de infância, o romano Messala (Stephen Boyd). Ben-Hur é acusado de tentar mantar o governador romano e é condenado a viver como escravo. Ele jura vingança contra Messala e o grande embate se dá numa corrida de bigas.

O lado religioso da história está na figura de Jesus. Numa cena emocionante, Ben-Hur está exausto, com muita sede e um estranho lhe dá água. Mais tarde, ele descobre que esse salvador era Jesus, que depois é visto pelas ruas carregando uma cruz, sendo torturado e depois crucificado. Um longa homônimo será lançado em 2016, com Rodrigo Santoro na pele de Jesus.

Saiba mais sobre o filme Ben-Hur

Os Dez Mandamentos (1956)

Os egípcios obrigaram os filhos de Israel a serem seus escravos. Há uma profecia de que alguém virá libertar os hebreus. Charlton Heston dá vida a Moisés, que decide lutar por seu povo como o mensageiro de Deus. Dez pragas são rogadas, uma delas é a morte dos primogênitos, matando o filho de Ramsés. Furioso, ele parte no encalço de Moisés, que na fuga usa seu cajado para abrir o Mar Vermelho e assim levar os israelitas à Terra Prometida.

Saiba mais sobre o filme Os Dez Mandamentos

O Manto Sagrado (1953)

Richard Burton vive o centurião Marcellus Gallio. É ele o responsável por inspecionar a crucificação de Jesus. Mas sua vida muda para sempre quando recebe o manto de Cristo após participar de um jogo próximo da cruz.

Saiba mais sobre o filme O Manto Sagrado

por Vanessa Wohnrath


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!