Publicada em 30/06/2016 às 12:30

Comente


10 personagens marcantes de Tom Cruise

 
Tom Cruise nasceu em 3 de julho de 1962 e em 2016 completa 35 anos de carreira! Hoje em dia é raro um ator se manter no topo de Hollywood por tanto tempo assim. Mas isso se deve ao seu carisma, talento e tino para escolher bons projetos. Até aqui, são 44 filmes no currículo, seis deles que ainda vão estrear.
 
Cruise criou uma galeria de grandes personagens e no escurinho do cinema ele fez o público encarar voos rasantes com Maverick, sentir medo com o vampiro Lestat, testemunhar as mais loucas estripulias do agente Ethan Hunt, se sentir completo com Jerry Maguire, ter dicas de sedução com Frank T.J. Mackey, dançar muito ao som de hip hop com o grosseirão Les Grossman, entre tantos outros. 
 
Não foi nada fácil escolher os 10 personagens mais marcantes do astro, mas com certeza é uma seleção de papéis icônicos que seguem na memória dos fãs. Confira!

Joel Goodsen em Negócio Arriscado (1983)

 
Tom Cruise tinha 21 anos quando Negócio Arriscado foi lançado e foi o filme que o colocou no mapa de Hollywood. Ele interpreta um adolescente que aproveita a ausência dos pais para ficar sozinho em casa. Ele conhece uma prostituta e a situação sai do controle quando o cafetão dela aparece. Cruise está ótimo nessa comédia e foi ele quem criou uma das cenas mais famosas do cinema, na qual Joel, usando meia, escorrega pelo chão antes de começar a cantar "Old Time Rock And Roll".
 
Saiba mais sobre Negócio Arriscado e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Maverick em Top Gun - Ases Indomáveis (1986)

 
O ator estabeleceu seu status de astro e galã de Hollywood aos 23 anos quando estrelou Top Gun, maior bilheteria americana daquele ano com renda de US$ 176 milhões. Esse é o tipo de filme que sempre dá vontade de ver quando passa na televisão. Um clássico da Sessão da Tarde! Cruise interpreta o piloto arrogante Maverick, que desafia a todos para provar que é o melhor no ar. 
 
A produção traz incríveis cenas de perseguição de aviões e um romance de tirar o fôlego entre o seu personagem e a instrutora Charlie (Kelly McGillis) ao som da oscarizada “Take My Breath Away”. Uma continuação deste sucesso está nos planos de Cruise, mas o ator já disse que para voltar é preciso superar as cenas de ação vistas no filme anterior. Mas isso não será uma missão impossível para ele, não é mesmo?
 
Saiba mais sobre Top Gun - Ases Indomáveis e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Vincent Lauria em A Cor do Dinheiro (1986)

 
Cruise encarna um promissor jogador de sinuca que ao lado da ambiciosa namorada tenta faturar alto e mostrar quem é o melhor no jogo. Em seu caminho aparece um veterano da mesa de bilhar (Paul Newman, que venceu o Oscar de Melhor Ator), que vê em Vincent a chance de retornar a esse universo. Cruise, dirigido por Martin Scorsese, alterna momentos de drama e comédia num personagem que se considera o ninja da sinuca e é exibido ao mostrar suas habilidades na mesa.
 
Saiba mais sobre A Cor do Dinheiro e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Ron Kovic em Nascido em 4 de Julho (1989)

 
O drama de guerra rendeu a Cruise sua primeira indicação ao Oscar. Ron Kovic é um jovem que parte para a Guerra do Vietnã com o orgulho de estar servindo ao seu país. Mas a ideologia é quebrada quando ele é ferido em combate e fica paraplégico. A partir de então, Kovic se torna um ativista contra a guerra, enquanto é atormentado por lembranças traumáticas. Aqui, Cruise aparece bem diferente: cabeludo e barbudo e entrega uma ótima atuação, que lhe valeu o Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama.
 
Saiba mais sobre Nascido em 4 de Julho e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Lestat em Entrevista com o Vampiro (1994)

 
Aqui, Cruise interpreta o primeiro vilão de sua carreira. Foi um papel desafiador e a escalação dele não agradou em nada Anne Rice, autora do livro em que o filme se baseia. Mas depois de ver o filme, ela mudou de opinião e se desculpou publicamente. Lestat é um sedutor, que transforma um homem amargurado, Louis (Brad Pitt), em vampiro. É uma incrível mudança de ares para Cruise, cujo personagem é um assassino que é consumido pelo ódio quando vê seu relacionamento com Louis ser ameaçado com a chegada de uma jovem vampira (Kirsten Dunst) que Louis trata como filha.
 
Saiba mais sobre Entrevista com o Vampiro e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Jerry Maguire em Jerry Maguire - A Grande Virada (1996)

 
O personagem-título é um agente esportivo que vive um inferno quando é demitido. Ele entra numa crise existencial e decide apostar suas fichas num jogador temperamental de futebol americano (Cuba Gooding Jr., que venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) e no meio do caminho se apaixona por uma ex-funcionária de sua agência, Dorothy (Renée Zellweger), que larga o emprego por acreditar nele. Cruise recebeu sua segunda indicação ao Oscar por esse drama perfeito para as fãs românticas. A produção traz alguns dos diálogos mais famosos do cinema, em especial naquele em que Jerry declara seu amor à Dorothy e diz que ela a completa!
 
Saiba mais sobre Jerry Maguire - A Grande Virada e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Frank T.J. Mackey em Magnólia (1999)

 
Eis aqui um dos melhores personagens da carreira de Cruise, que por muito pouco não foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Frank T.J. Mackey é um guru sexual que dá palestras lotadas de homens dispostos a entender a essência feminina, segundo o machista Mackey. As cenas dele no palco são um show de interpretação. Cruise brilha em cena, com seu personagem destilando as regras de como se conquistar uma mulher, enquanto na vida pessoal tem uma grande dívida para acertar com seu pai, que está à beira da morte.
 
Saiba mais sobre Magnólia e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Vincent em Colateral (2004)

 
Este é o segundo vilão da carreira de Cruise. Vincent é um assassino de aluguel implacável e perfeito no que faz. Ele precisa passar uma noite em Los Angeles para fazer alguns servicinhos e obriga um taxista (Jamie Foxx) a levá-lo para esses compromissos. A interação entre os personagens é um misto de humor e tensão e Cruise, que aparece grisalho, está muito bem na pele desse matador que filosofa no banco de trás do táxi e não hesita em puxar o gatilho.
 
Saiba mais sobre Colateral e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Les Grossman em Trovão Tropical (2008) 

 
Esse personagem talvez poderia entrar para a galeria de vilões de Cruise. Les Grossman é um produtor de Hollywood asqueroso que só vê cifrões na sua frente. Ele humilha a todos e não dá a mínima para o astro de seu novo filme, Tugg Speedman (Ben Stiller), que foi sequestrado por uma gangue de vietnamitas. 
 
Tugg e o restante do elenco foram largados à própria sorte na selva para as filmagens de um longa sobre a Guerra do Vietnã. Tudo para dar veracidade à trama. Mas claro que isso não dá certo, enquanto Grossman fica em seu escritório xingando pessoas pelo telefone. 
 
Cruise, que foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, está irreconhecível: careca, gordo, com peito cabeludo e mãos grandes. A comédia traz um show do ator, que mostra o super gingado ao som de “Get Back” de Ludacris e “Apple Bottom Jeans” de T-Pain. O sucesso do personagem é tanto que já houve especulações de um spin-off protagonizado por ele.
 
Saiba mais sobre Trovão Tropical e todos os filmes do Tom Cruise!
 

Ethan Hunt na franquia Missão Impossível

 
Os filmes dessa franquia são o playground para Cruise se divertir em cenas de ação inacreditáveis. Ao longo da carreira, o ator se dividiu entre dramas, suspenses e comédias, mas foi no gênero de ação que ele se encontrou e onde pretende seguir por muito tempo. Mesmo cinquentão, Cruise mostra que tem disposição de sobra para sequências que fazem jus ao título Missão Impossível. 
 
No primeiro filme da franquia, Missão Impossível (1996), Ethan Hunt é um agente bem sério que tenta provar que não matou sua equipe. Sua grande estripulia é ficar do lado de fora de um trem TGV, enquanto é perseguido por um helicóptero dentro de um túnel.
 
 
Em Missão Impossível 2 (2000), Hunt se mostra mais descontraído, na Austrália, e aparece em uma empolgante perseguição de moto. Já em Missão Impossível 3 (2006) foi mostrado o lado pessoal dele, que quer deixar a vida de agente de campo para ficar com a esposa. Mas o instinto de herói fala mais alto e ele acaba retornando para uma missão que o leva para o topo de um prédio em Xangai.
 
Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011) acerta em cheio ao apostar num roteiro bem-humorado que leva Hunt para o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa em Dubai, numa cena de tirar o fôlego no qual Hunt fica do lado de fora do edifício.
 
Missão Impossível: Nação Secreta (2015) seguiu com a trama mais cômica, sem deixar o suspense de lado em que Hunt aparece na cena mais impressionante da franquia na qual ele fica do lado de fora de um avião em movimento. O sexto filme está a caminho e que façanha Tom Cruise vai preparar para os fãs? É esperar pra ver!
 
Saiba mais sobre todos os filmes do Tom Cruise!
 
 
Por Vanessa Wohrnath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!