10 produções para curtir o Dia do Trabalho

Publicada em 30/04/2016 às 20:00

Comente

No Dia do Trabalho aproveite para ver como filmes e séries abordam a rotina no batente e como os personagens encaram os desafios e os sapos engolidos para conseguirem e principalmente se manterem num emprego. Divirta-se e inspire-se!

Tempos Modernos (1936)

Último filme sem diálogos do mestre do cinema mudo Charles Chaplin, traz ele na pele de um operário de uma indústria. O trabalho repetitivo e exaustivo na linha de montagem acaba o levando a loucura, tanto que vai parar num hospital psiquiátrico. Para piorar, quando ele sai de lá, acaba sendo confundido como um líder grevista. A produção traz a cena inesquecível do operário fazendo os movimentos repetitivos e indo parar dentro de uma máquina.
 
Saiba mais sobre Tempos Modernos e outras produções sobre trabalho.
 

Tootsie (1982)

Michael Dorsey (Dustin Hoffman) é um ator desesperado por um trabalho. Mas o problema é que ele não se encaixa em nenhum dos papéis que surgem. Desesperado, ele decide se disfarçar de mulher quando aparece um grande papel numa novela de sucesso. A estratégia dá certo e ele se transforma em Dorothy Michaels. No entanto, Dorsey sofre apuros para esconder sua verdadeira identidade, enquanto tenta se manter no emprego.
 
Saiba mais sobre Tootsie e outras produções sobre trabalho.
 

Trocando as Bolas (1983)

O mendigo Billy Ray Valentine (Eddie Murphy) tem a chance de mudar de vida. Tudo graças à uma aposta que dois milionários fazem: transformar o investidor Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) em um mendigo e colocando Valentine no lugar dele. O plano faz a nova carreira do então morador de rua decolar e faz dele um consultor indispensável para os corretores de Wall Street.
 
Saiba mais sobre Trocando as Bolas e outras produções sobre trabalho.
 

Uma Secretária de Futuro (1988)

Tess McGill (Melanie Griffith) é uma secretária dedicada e sonhadora. Sua chefe megera (Sigourney Weaver) acaba se acidentando quando esquiava e precisa ficar internada por pelo menos duas semanas. A secretária precisa então assumir o controle da tudo e acaba encobrindo sua verdadeira posição na empresa para realizar um projeto. A responsabilidade é grande e ela percebe o potencial que tem para ocupar um cargo mais alto. 
 
Saiba mais sobre Uma Secretária de Futuro e outras produções sobre trabalho.
 

Na Roda da Fortuna (1994)

O inescrupuloso Sidney J. Mussburger (Paul Newman) tem planos corruptos após o dono da empresa onde trabalha cometer suicídio. A ideia é contratar um zé ninguém para o negócio ruir e as ações da companhia caírem e, assim, comprá-las por um valor pífio. Para isso é contratado o ingênuo Norville Barnes (Tim Robbins), que na verdade tem planos ambiciosos ao criar um bambolê, se tornando um sucesso de vendas. A comédia faz uma sátira ácida ao universo ético de uma empresa.
 
Saiba mais sobre Na Roda da Fortuna e outras produções sobre trabalho.
 

O Balconista (1994)

Longa-metragem de estreia do cineasta Kevin Smith mostra a rotina “exaustiva” de dois balconistas: um de uma loja de conveniência e outro de uma videolocadora. Eles não dão a mínima para os clientes e adoram passar o tempo discutindo filmes como da saga Star Wars e fechando a loja pra jogar hockey. Aqui o espírito empreendedor é visto no grau extremo!
 
Saiba mais sobre O Balconista e outras produções sobre trabalho.
 

The Office (2005 - 2013)

A série usa o recurso do mockumentary (falso documentário) para acompanhar a rotina “agitada” no escritório de uma fábrica de papel, a Dunder Mifflin. Ela é gerenciada por Michael Scott (Steve Carell), que considera os funcionários como sua família. Mas a grande verdade é que ele só os coloca em situações constrangedoras, enquanto o segundo no comando, Dwight Schrute (Rainn Wilson), se acha superior e segue a linha tirano.
 
Saiba mais sobre The Office e outras produções sobre trabalho.
 

Parks and Recreation (2009 - 2015)

A série é dos mesmos criadores de The Office e também segue o estilo de mockumentary (falso documentário). Mas aqui a rotina mostrada é do escritório do Departamento de Parques, em Pawnee. A diretora do lugar é Leslie Knope (Amy Poehler), que se gaba de ser uma mulher no comando e acha que abafa em suas decisões em transformar um local abandonado em um parque de recreações. E os problemas só vão se acumulando graças a total incompetência de sua equipe nada motivada.
 
Saiba mais sobre Parks and Recreation e outras produções sobre trabalho.
 

Quero Matar Meu Chefe (2011)

Muita gente sofre ou já sofreu por ter um chefe que não suporta. Se esse é o seu caso, que tal rir bastante da desgraça alheia, nesse caso de Nick (Jason Bateman), Dale (Charlie Day) e Kurt (Jason Sudeikis)? Os amigos passam o happy hour reclamando de seus chefes. O primeiro tem como patrão um canalha manipulador (Kevin Spacey). O segundo, que está noivo, sofre nas mãos da chefe ninfomaníaca, uma dentista (Jennifer Aniston). E o terceiro tem um patrão paranoico e preconceituoso (Colin Farrell). 
 
Eles chegam a conclusão de que suas vidas seriam melhores se seus chefes morressem e arquitetam um plano para dar cabo deles. Mas com a ajuda de um consultor de assassinato (Jamie Foxx), o plano foge do controle.
 
Saiba mais sobre Quero Matar Meu Chefe e outras produções sobre trabalho.
 

Um Suburbano Sortudo (2016)

O camelô Denílson (Rodrigo Sant'anna) sabe o que é trabalho duro. A rotina no trampo é cheia de altos e baixos, tentando vender bugigangas e fugindo do rapa. Mas sua vida muda completamente quando descobre que seu pai biológico desconhecido morreu e que ele era milionário. Denílson fica com a herança, mas em vez de só desfrutar do dinheiro, seu lado empreendedor fala mais alto quando começa a usar sua experiência como camelô para comandar a empresa do pai.
 
Saiba mais sobre Um Suburbano Sortudo e outras produções sobre trabalho.
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!