Publicada em 22/10/2016 às 13:30

Comente


10 vozes que entraram para a história da dublagem moderna

Quando um filme de animação chega aos cinemas brasileiros, vindo do exterior, ele geralmente é dublado em português, pois a ideia é que seja voltado para o público infantil - que não consegue acompanhar as legendas. Porém, dois fatores têm mudado essa percepção: os filmes de animação estão cada vez mais adultos, com referência pop e personagens desenvolvidos para serem aprecidados por adultos.

E esses filmes também utilizam as vozes de atores e atrizes que emprestam muito de sua persona para o papel - por isso é uma pena que esse "brinde" seja perdido na dublagem para o português. 

Então selecione legenda em português e áudio original no seu televisor ou computador e assista aos filmes desta lista, que ganharam muito da personalidade de suas vozes!

Robin Willians em Alladin

Robin Williams

O saudoso Robin Willians emprestou suas vozes (não se pode dizer que ele tinha só uma) e sua energia explosiva para o gênio da lâmpada em Alladin, basicamente roubando o show do personagem-título. O personagem foi quase totalmente improvisado na gravação da voz feita pelo amalucado ator.

Joan Cusack em Toy Story 2

Toy Story 2

Tom Hanks e Tim Allen são as vozes dos protagonistas, mas quando a atriz Joan Cusack foi adicionada ao elenco como a determinada cowgirl Jessie, ela se tornou um personagem importante - feminina e forte - na franquia.

Vin Diesel em O Gigante de Ferro 

Vin Diesel

Antes de repetir "Eu sou Groot" em Guardiões da Galáxia, Vin Diesel emprestou sua voz grave para o Robô Gigante, que também fala pouco - mas aplica muito siginifcado em cada palavra a medida que vai aprendendo sobre a vida humana. 

Billy Crystal em Monstros S.A.

billy crystal

Seu personagem meio neurótico e muito adorável, Mike Wazowski, tem apenas um olho para captar as mudanças que ocorrem quando seu colega faz contato com uma garotinha a quem deveria assustar. Com fala rápida e uma capacidade vocal muito ampla, ele é o coração do filme. 

George Clooney em O Fantástico Sr. Fox

George Clooney

As definições de cool foram atualizadas quando George Clooney emprestou sua voz ao Sr. Raposo, um ex-criminoso que decide voltar à ativa nessa aventura em stop-motion de cair o queixo. Palmas para Clooney e para Meryl Streep, que interpreta sua esposa expressando sabedoria e inteligência sem precisar mostrar o rosto. 

James Gandolfini em Onde Vivem os Monstros

James Gandolfini

Um monstro com ótimo coração e um tendência para mudanças de humor explosivas, Carol ganha profundidade com a voz do saudoso James Gandolfini. Furioso, confuso, perdido e resoluto - o ator expressa tudo com a voz nessa ótima aventura infanto-juvenil em live-action.  

Liam Neeson em Uma Aventura Lego

Liam Neeson

Com uma carreira de filmes de ação recentes onde usa toda a gravidade de sua voz, Liam Neeson com certeza se divertiu ao alternar do tom assustador do Bad Cop para a vozinha amigável e infantil do Good Cop.   

Jennifer Jason Leigh em Anomalisa

Jennifer Jason Leigh

Ok, nada de animação infantil aqui. Um drama sobre depressão e egocentrismo, Anomalisa conta a história de um homem para quem todas as outras pessoas são iguais, menos Lisa, uma mulher insegura e tímida que, por alguns momentos, abre um mundo de possibilidades para o protagonista. Muito devido ao trabalho da atriz, nada menos que impressionante. 

Kevin Spacey em Lunar

Lunar

Ok, não é animação. Mas Kevin Spacey dubla o "cérebro" que controla a estação onde o protagonista está. É uma homenagem a HAL 9000 de 2001 - Uma Odisseia no Espaço, com aquele tom sarcástico e sonolento que virou uma das marcas registradas do ator. 

Alan Rickman em O Guia do Mochileiro das Galáxias

Alan Rickman

Ok, também não é animação! Mas quem consegue resistir a esse robôzinho cabeçudo constantemente deprimido que é a cara do ator Alan Rickman? Conhecido pelo papel de Severus Snape na franquia Harry Potter, Rickman empresta sua voz e sua persona sorumbática para o personagem

Por Fabíola Cunha


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!