Publicada em 17/03/2016 às 10:26

Comente


11 produções nas quais vírus amedrontam o mundo



O Brasil tem sofrido com o mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças como zika, dengue, febre chikungunya e febre amarela. O mais preocupante tem sido a relacionada ao zika e os casos de microcefalia em bebês, em especial na região Nordeste. Isso sem contar com o surto da gripe H1N1, que se alastrou pelo país, causando muitas mortes.

Diversos vírus assolam o mundo há muitos anos, como a gripe espanhola, que no começo do século 20 matou cerca de 50 milhões de pessoas. Na África, o ebola é um vírus altamente infeccioso e que ainda não foi totalmente erradicado. Os problemas que os vírus causam são um prato cheio para filmes e séries e é tema desta matéria especial. Você confere a seguir 11 produções nas quais vírus amedrontam o mundo.

Contágio (2011)



Este filme é bem interessante para mostrar como um vírus desconhecido pode ser devastador tanto do ponto de vista clínico quanto social. Uma mulher de negócios (Gwyneth Paltrow) volta de uma viagem de Hong Kong com uma gripe e morre poucos dias depois, dando início à uma epidemia de uma doença altamente infecciosa sem protocolo de tratamento e vacina. O governo e o Organização de Saúde fazem mistério sobre o que realmente está acontecendo aterrorizando a população, que começa a estocar comida, vandalizar e se isolar em casa com medo de ser a próxima vítima do vírus, que vai se alastrando pelo mundo em poucos dias.

Saiba mais sobre Contágio e sobre outros filmes sobre vírus.

Affliction – O Ebola na África Ocidental (2015)



O filme estreou em São Paulo no dia 19 de março de 2016 na Matilha Cultural e fica em cartaz até 30 de abril. O diretor Peter Casaer passou dois meses documentando o sofrimento das vítimas do vírus ebola nos países Guiné, Libéria e Serra Leoa. Ele acompanhou a rotina da organização Médicos Sem Fronteiras no tratamento das pessoas.

Para se ter uma ideia da gravidade da doença, que pode ter uma taxa de mortalidade de 90%, entre março de 2014 e janeiro de 2016 foram registrados nos três países mais de 28 mil casos de ebola, sendo mais de 11 mil mortes.

Em 14 de janeiro de 2016, a Organização Mundial havia anunciado o fim da epidemia na África Ocidental, mas menos de 24 horas depois, foram diagnosticados dois casos em Serra Leoa, mostrando que a vigilância precisa ser permanente.

Saiba mais sobre Affliction – O Ebola na África Ocidental e sobre outros filmes sobre vírus.

Body Team 12 (2015)



Outro filme que trata do ebola é este, que foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário de Curta-Metragem e ele foi produzido pela atriz Olivia Wilde. O título se refere à equipe responsável por coletar os corpos das vítimas do ebola. Esses funcionários fazem um trabalho perigoso pelo risco de contaminação e também tenso e triste ao lidar com o desespero dos familiares dos mortos.

Saiba mais sobre Body Team 12 e sobre outros filmes sobre vírus.

Epidemia (1995)



Um macaco da África está contaminado com um vírus, é contrabandeado para os Estados Unidos e vendido num pet shop. Ele arranha o dono da loja e contamina o homem, que morre pouco tempo depois, disseminando a doença numa cidadezinha da Califórnia. É quando entra em ação um médico (Dustin Hoffman) e sua equipe para tentar deter a doença e encontrar o macaco, caso contrário, toda a população dos Estados Unidos pode ser contaminada num prazo de 48 horas, gerando caos na população e no governo numa trama que lembra muito o terror causado pelo ebola, já que esse vírus também afeta macacos, gorilas e chimpanzés.

Saiba mais sobre Epidemia e sobre outros filmes sobre vírus.

Extermínio (2002)



Numa lista de filmes de vírus precisa haver algum sobre zumbis, claro, e Extermínio faz as honras na homenagem do diretor Danny Boyle ao gênero clássico. Ele mostra como Londres fica abandonada 28 dias após um vírus zumbi se disseminar e é quando Jim (Cilian Murphy) acorda de um coma sem entender o que se passa, num mundo tomado cada vez mais por zumbis velozes.

Saiba mais sobre Extermínio e sobre outros filmes sobre vírus.

Fear the Walkind Dead

Por falar em zumbis, vale lembrar desta série sobre o mesmo universo. Spin-off do hit The Walking Dead, a atração mostra o começo da epidemia zumbi nos Estados Unidos, centrado em Los Angeles. Na 1ª temporada é até mencionado o surto de um estranho vírus e o alerta para se vacinar contra gripe. Mas o foco fica nos conflitos humanos, assim como em The Walking Dead, mas é interessante ver como essa era de medo com o vírus começa. A 2ª temporada da série estreia em 10 de abril de 2016, simultaneamente nos Estados Unidos e no Brasil.

Saiba mais sobre Fear the Walking Dead e sobre outros filmes sobre vírus.

The Strain    

A série é baseada na série de livros Trilogia da Escuridão do cineasta Guillermo del Toro e do escritor Chuck Hogan. Ephraim Goodweather (Corey Stoll) chefia o Centro de Controle de Doenças de Nova York e vai investigar um caso intrigante no aeroporto JFK. Em um dos voos todos os passageiros teriam morrido por causa de um vírus, que logo se alastra pela cidade, se revelando ser uma epidemia vampírica. A produção é exibida no Brasil pelo canal pago FX e a 3ª temporada estreia em 2016 em data ainda a ser confirmada.

Saiba mais sobre The Strain e sobre outros filmes sobre vírus.

Vírus (2007)



Um vírus mortal se espalhou e um grupo de amigos tenta fugir da contaminação para um lugar seguro e evitar ao máximo o contato com pessoas e locais infectados. Brian (Chris Pine) lidera o grupo e ele entra numa espiral de paranoia para seguir as regras de sobrevivência e sair dessa vivo, nem que para isso ele tenha de deixar algum amigo para trás.

Saiba mais sobre Vírus e sobre outros filmes sobre vírus.

Os 12 Macacos (1995)

Em 1996, um vírus matou nada menos que 5 bilhões de pessoas. Já em 2035, os sobreviventes são obrigados a morar no subsolo. James Cole (Bruce Willis) se voluntaria parta viajar no tempo e descobrir a origem da doença e quem sabe encontrar uma cura. Em sua investigação, ele descobre a ligação do vírus com o chamado Exército dos 12 Macacos e que a solução para o problema é muito complexa. A trama é um pouco confusa, em especial nas idas e vindas no tempo, mas vale pelo visual e o clima tenso.

Saiba mais sobre Os 12 Macacos e sobre outros filmes sobre vírus.

12 Monkeys



A série é uma adaptação do filme Os 12 Macacos, que por sua vez, foi inspirado no curta A Pista (1962). A premissa é a mesma com o vírus mortal obrigando os sobreviventes a viverem no subterrâneo. O passado é no ano de 2015 e o futuro em 2043. James Cole (Aaron Stanford) viaja no tempo e com a ajuda de uma médica ele tenta encontrar pistas que levem a erradicação do vírus. A série ganha pontos na frente do filme com uma trama mais clara. A 1ª temporada da atração está disponível no Brasil pela Netflix e a 2ª temporada estreia nos Estados Unidos em 18 de abril de 2016.

Saiba mais sobre 12 Monkeys e sobre outros filmes sobre vírus.

[REC] (2007)



Filme espanhol de terror acompanha uma repórter de televisão que vai fazer uma reportagem sobre um chamado que os bombeiros recebem para ajudar uma senhora presa em seu apartamento. Ao chegarem no lugar, ela ataca um dos bombeiros e funcionários da vigilância sanitária impedem a saída deles e são mantidos em quarentena por suspeitas de um vírus no prédio. O ponto do alto do filme são os sustos provocados pelas imagens captadas pelo cinegrafista da repórter. O longa teve uma refilmagem americana, Quarentena (2008), e ainda algumas continuações.

Saiba mais sobre [REC] e sobre outros filmes sobre vírus.



por Vanessa Wohnrath


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!