12 embates marcantes na saga Star Wars

Publicada em 16/12/2015 às 15:35

Comente

“Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...”. Os fãs de Star Wars esperaram 10 anos para voltar a ler essa frase emblemática da saga com o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força (2015). Então, que tal relembrar o que aconteceu na saga e ainda recordar 12 embates marcantes dos seis primeiros episódios da franquia cinematográfica?

Cuidado, pois há spoilers!

A lista abaixo segue a ordem cronológica com confrontos entre naves e, claro, as celebradas lutas de sabres entre membros do lado luz e do lado sombrio. Então escolha o seu favorito e que a Força esteja com você!

Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999)

A Federação do Comércio invade o planeta Naboo, terra natal da rainha Padmé Amidala (Natalie Portman). O mestre jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), a ajudam fugir e vão parar no planeta Tatooine. É lá que eles conhecem o menino Anakin Skywalker (Jake Lloyd), que ainda pequeno revela sua habilidade como piloto.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma


12. Duelo triplo de sabre de luz de Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi contra Darth Maul
 

A poderosa trilha sonora de John Williams dita o tom do embate de Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi contra o sith Darth Maul (Ray Park), cuja missão é matá-los. Os jedi partem para cima, mas se separam por causa do campo de força da sala de geradores do palácio de Amidala. Qui-Gon é ferido gravemente e Obi-Wan luta para acabar com Darth Maul. Seu golpe derradeiro parte o sith ao meio. Agonizando, Qui-Gon pede ao seu aprendiz para treinar o menino Skywalker, pois ele é aquele que trará equilíbrio à Força.

Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002)

Dez anos se passaram e Anakin Skywalker (Hayden Christensen) segue como aprendiz de Obi-Wan Kenobi. Os dois devem proteger a agora senadora Padmé Amidala, que tem sofrido várias tentativas de assassinato. Com a proximidade, Skywalker revela seu amor por ela, um sentimento proibido para um jedi.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones

11. Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker e Yoda enfrentam conde Dookan

Conde Dookan (Christopher Lee) lidera um movimento separatista contra a República e seus planos são ameaçados quando Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker partem em seu encalço num hangar secreto. Lá, os dois lutam contra Dookan, que mostra a sua destreza com o sabre, ferindo Kenobi no braço e na perna. Skywalker, então, usa o seu sabre e o de seu mestre no embate, mas acaba tendo o braço direito decepado.

O sábio mestre Yoda chega para ajudar os jedi e Dookan observa que esta disputa não pode ser decidida pelo conhecimento da Força e o desafia a uma luta de sabre. O conde acaba deixando a arma de lado e usa a mente para derrubar uma pilastra em cima de Kenobi e Skywalker. Yoda consegue impedir, mas Dookan acaba escapando.

Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005)

Anos atrás, Anakin Skywalker se deixou tomar pelos sentimentos, em especial pelo ódio, após a morte da mãe, que tinha sido sequestrada pelo Povo da Areia. O conde Dookan está acabando com a República e o chanceler supremo Palpatine (Ian McDiarmid), líder do senado galáctico, é sequestrado pelo general Grievous e, por isso, Obi-Wan Kenobi e Skywalker recebem a missão de resgatá-lo.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith

10. Confronto final de Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker e conde Dookan

Já dizia o mestre Yoda que o medo leva à raiva, que se transforma em ódio e sofrimento e isso não é nada bom para um jedi. Dito isso, Anakin Skywalker se deixa levar pelos sentimentos e pela influência do chanceler Palpatine, que o incentiva a matar Dookan. O jedi acata e decapita o conde, gerando um conflito de sentimentos no jovem.

9. Anakin Skywalker e Palpatine vs. jedi Mace Windu

Cada vez mais Anakin Skywalker é seduzido pelo lado sombrio da Força. Ele tem tido sonhos premonitórios com Padmé, grávida dele, e teme que seu grande amor morra. O jovem confidencia ao jedi Mace Windu (Samuel L. Jackson), que Palpatine deve ser um sith. É por isso que Windu, na companhia de mais três jedi, vão prender o chanceler. Palpatine, que na verdade é Darth Sidious, mata os três e parte para a luta com Windu.

Skywalker tenta impedir o pior, mas o lado sombrio lhe toma, decepando a mão direita de Windu para, depois, Sidious lhe atacar com um relâmpago da Força. O jedi é arremessado para longe e Skywalker cai em desgraça pelo o que fez. O sith lhe acalma, dizendo que para salvar Padmé é preciso escolher o lado sombrio. É nessa ocasião que ele nomeia o jovem jedi como Darth Vader e se elege imperador.

8. Duelo entre mestre Yoda e imperador Darth Sidious

Como Anakin Skywalker se tornou Darth Vader, Sidious coloca em execução a Ordem 66, no qual todos os jedi são considerados traidores e por isso precisam ser eliminados. Yoda vai confrontar Sidious em seu gabinete. O chanceler revela ao pequeno amiguinho verde ter esperado ansiosamente por este momento. O sith logo dá uma descarga do relâmpago da Força no mestre, que o controla com as mãos. Mas no fim acabam recorrendo aos sabres e ao truque mental. Yoda escapa e parte para o exílio.

7. Luta entre Obi-Wan Kenobi e Darth Vader

Darth Vader vai até o Sistema de Mustafar para matar o vice-rei Nute Gunray e os líderes separatistas. Só assim, os sith voltarão a liderar o governo. Lá, ele ainda se encontra com Amidala e revela que juntos poderiam comandar a galáxia, causando revolta e decepção nela. Mais tarde, a senadora dá à luz os gêmeos Luke e Leia e depois morre.

Obi-Wan Kenobi descobriu que seu aprendiz matou vários jedi e parte atrás dele para acertar as contas. Este é um dos grandes embates da saga e segue impressionando a cada vez que é assistido. O duelo desemboca perto de um rio de lava, Kenobi decepa as pernas e o braço esquerdo de Vader. Ele vai escorregando até a beira do rio e a lava queima seu corpo, um sofrimento que lhe acompanhará para o resto da vida.

Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança (1977)

O jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) encontra uma mensagem de socorro de uma tal princesa Leia (Carrie Fisher) destinada a Ben Kenobi (Alec Guinness), nome que Obi-Wan usa desde o exílio. Os dois se unem para salvá-la mas para isso precisam de um transporte e embarcam na nave Millennium Falcon, comandada pelo contrabandista Han Solo (Harrison Ford) e seu amigo, o wookiee Chewbacca.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança

6. Han Solo, Luke Skywalker, Chewbacca e princesa Leia contra Stormtroopers e um compactador de lixo
 

Han Solo, Luke Skywalker e Chewbacca descobrem que Alderaan foi destruída e é no caminho que Millennium Falcon fica presa pelo raio de tração e é puxada para a Estrela da Morte, estação espacial do Império, onde Leia está. Usando uniformes de soldados Stormtroopers, Solo e Skywalker tentam encontrar Leia. Após o resgate, eles são encurralados. A princesa toma as rédeas e faz todos descerem pelo duto de lixo. No entanto, sofrem para sair de lá quando Solo tem um mau pressentimento e as paredes do compactador começam a se fechar, até que o droide R2-D2 consegue desligá-lo.

5. Acerto de contas entre Obi-Wan Kenobi e Darth Vader

Darth Vader sente a presença de seu antigo mestre na Estrela da Morte. Enquanto Leia é resgatada, Obi-Wan Kenobi encontra o sith para o embate final. “Quando o deixei, eu era um aprendiz. Agora, eu sou o mestre”, diz Vader. Os dois lutam com seus sabres de luz. Kenobi tenta distrair seu antigo aprendiz e também os Stormtroopers para Skywalker e o restante do grupo conseguirem fugir da Estrela da Morte. Durante a luta de sabres o jedi veterano dá um sorriso e seu corpo desaparece. A partir de então seu espírito passa a guiar o jovem Skywalker.

4. Millennium Falcon contra caças TIE

Han Solo e companhia conseguem escapar da Estrela da Morte, mas são perseguidos por caças TIE. O comandante da Millennium Falcon e Skywalker vão para a torre de arma. Os dois até se divertem na perseguição e conseguem abater todos os caças. A tripulação se safa dessa e consegue saltar para o hiperespaço.

3. Destruição da Estrela da Morte

A Aliança Rebelde ataca a Estrela da Morte usando naves pequenas para só 1 piloto. Dessa forma é possível atravessar as defesas externas. As naves devem manobrar até uma trincheira que dá acesso a uma pequena escotilha de exaustão, que leva direto para o sistema do reator. Basta um tiro para dar início a uma reação em cadeia e explodir a estação blindada. Skywalker, então, parte no caça T-65 X-wing.

Outros pilotos vão sendo alvejados e a certa altura Vader parte para o combate, restando destruir Skywalker, que mostra a mesma destreza que seu pai tem desde pequeno. Guiado pela voz de Kenobi, o jovem encontra forças e com uma ajudinha de Solo, consegue destruir a Estrela da Morte.

Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (1980)

Decidido a acabar com aquele que destruiu a Estrela da Morte, Darth Vader captura Han Solo, princesa Leia e Chewbacca. O grupo cai numa armadilha quando vai à Cidade das Nuvens, administrada por Lando Calrissian (Billy Dee Williams), que perdeu a Millennium Falcon para Solo numa partida do jogo sabacc. O plano de Vader é forçar Skywalker ir até lá para salvar os amigos e a estratégia dá certo.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca

2. Duelo épico entre Darth Vader e Luke Skywalker
 

Darth Vader e Luke Skywalker ficam frente a frente e o sith usa a mesma conversa que o imperador Palpatine teve com ele ao ser convertido para o lado sombrio. Vader usa o truque mental para arremessar objetos em Skywalker e na disputa de sabres, o jovem tem sua mão direita decepada. O embate entre eles é histórico e traz um dos diálogos mais famosos do cinema:
_ Obi-Wan nunca contou o que houve com seu pai?
_ Ele me contou o suficiente! Ele disse que você o matou.
_ Não! Eu sou o seu pai.
_ Não... não é verdade. É impossível!

A verdade é dolorosa para Skywalker, que se nega a seguir os passos do pai e se joga num fosso, sendo tragado por um duto para fora da Cidade das Nuvens. O jovem consegue se comunicar mentalmente com Leia e ela o salva.

Star Wars: Episódio 6 - O Retorno de Jedi (1983)

O Império e a Aliança Rebelde travam uma batalha decisiva. Luke Skywalker já treinado pelo mestre Yoda, se torna um jedi. Na verdade, o jovem só será um quando confrontar Darth Vader (David Prowse) mais uma vez, pois não pode fugir de seu destino. Em conversa com o espírito de Obi-Wan Kenobi, Skywalker revela que não pode matar o próprio pai e nessa ocasião descobre que Leia é sua irmã. Os dois foram separados ainda bebês para Vader não descobrir que tinha descendentes, pois isso seria uma ameaça para ele.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: Episódio 6 - O Retorno de Jedi

1. Confronto final entre Darth Vader e seu filho, Luke Skywalker
 

O jovem Luke Skywalker decide se entregar ao Império na Estrela da Morte II, ainda em construção. É dessa forma que ele tem esperança de trazer seu pai para o lado bom. Os dois voltam a se enfrentar numa luta de sabres e Luke revela que sente o bem no pai. Mas Vader nega e ameaça atrair Leia para o lado sombrio, enfurecendo o jovem jedi, que decepa a mão do sith.

Entra em cena o Imperador Palpatine, que diz para Skywalker cumprir seu destino: tomar o lugar do pai para ficar ao seu lado. Mas o jedi se recusa a ir para o lado sombrio e em represália o imperador decide matá-lo com vários relâmpagos da Força. Vader não suporta ver seu filho sofrendo e joga Palpatine num fosso, salvando Skywalker. O ciclo se fecha, pois no fim é realmente Vader que traz o equilíbrio à Força.

Luke conseguiu trazer o pai de volta à luz. Vader, ou melhor, Anakin Skywalker, pede para o filho tirar sua máscara para poder vê-lo com seus próprios olhos e confessa que o jovem estava certo. Anakin morre, a Estrela da Morte é destruída e Luke, Leia e os amigos celebram a vitória e a formação de uma Nova República.

Depois vieram mais incríveis embates em Star Wars: O Despertar da ForçaRogue One - Uma História Star Wars e Star Wars: Os Últimos Jedi. Qual o seu favorito?

 Por Vanessa Wohnrath


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!