Publicada em 24/11/2016 às 10:00

Comente


8 heróis de filmes de ação que são os reis da pancadaria!

Homem de Ferro, Superman, Doutor Estranho... Parece que ultimamente o mundo só tem olhos para esses e tantos outros super-heróis. Mas existe uma outra gama de heróis, aqueles que não precisam de uniformes e superpoderes para colocar a bandidagem pra correr. Basta algumas armas e os bons e velhos punhos para se fazer justiça. 
 
Nos anos 60 e 70, Steve McQueen, Charles Bronson, Chuck Norris e Clint Eastwood reinavam nas telas. Seus tipos esquentados resolviam tudo à suas maneiras, deixando a moral e, muitas vezes, as leis de lado. 
 
 
Já nas décadas de 80 e 90, o belga Jean-Claude Van Damme, o austríaco Arnold Schwarzenegger e os americanos Steven Seagal e Sylvester Stallone despontaram com seus personagens durões. Hoje, ainda seguem no gênero que o consagraram. 
 
Atualmente, nomes como Vin Diesel, Dwayne Johnson e Tom Cruise chamam atenção pelo ótimo preparo físico e atuação em cenas de ação insanas e dignas de super-heróis. Para quem curte uma boa produção do gênero e personagens que são verdadeiras máquinas de matar, confira detalhes de 8 heróis de filmes de ação que são os reis da pancadaria!

Tom Cruise

 
O astro Tom Cruise está em cartaz no Brasil com a continuação Jack Reacher: Sem Retorno. O personagem-título já foi do Exército e busca o anonimato, evitando o uso de celular, internet e cartão de crédito. Reacher é um investigador brilhante. Ele não se considera um herói e não liga para as leis, apenas para o que acha certo. 
 
Cruise fez sucesso com Top Gun - Ases Indomáveis e só voltou ao gênero de ação em 1996, quando estreou a franquia Missão Impossível. Nela, o ator é lembrado graças às proezas que faz no prédio mais alto do mundo em Dubai e ainda quando fica do lado de fora de um avião. Isso sem contar os embates mano a mano em cada um dos cinco filmes da cinessérie. 
 
A ação fisgou Cruise, tanto que ele a tem misturado com outros gêneros como a comédia em Encontro Explosivo (2010) e a ficção científica em Oblivion (2013) e No Limite do Amanhã (2014). Aos 54 anos, o astro disse em diversas entrevistas que planeja seguir fazendo filmes de ação até ficar velhinho para depois retornar aos outros gêneros. Seus próximos projetos são A Múmia, American Made e Missão Impossível 6.
 
Saiba mais sobre a carreira de Tom Cruise e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Vin Diesel

 
Sua presença na tela intimida qualquer inimigo. Musculoso e com cara de mal e voz grossa, Vin Diesel também empolga o público com seus filmes. O Diesel do nome artístico vem do apelido que ganhou quando era segurança de boate nos anos 80, pelo fato de ter muita energia. 
 
Na tela, o ator de 49 anos não é diferente e alcançou o status de astro de filmes de ação graças à franquia Velozes e Furiosos, na pele do amante de carros tunados Dominic Toretto, cuja oitava empreitada chega aos cinemas em abril de 2017.
 
Mas antes, ele retorna à outra franquia: Triplo X, reprisando o papel do radical Xander Cage, recrutado para ser um agente secreto. Seu personagem é uma versão moderna de James Bond, trocando o smoking, o martini e o Aston Martin prateado de 007, pelas roupas esportivas, o coquetel de amora e um GTO azul.
 
Saiba mais sobre a carreira de Vin Diesel e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Dwayne Johnson

 
Esse herói de ação saiu dos ringues de luta livre, onde era conhecido como The Rock, para arrebentar nas telas do cinema. A estreia de Dwayne Johnson foi na pele de Escorpião Rei em O Retorno da Múmia (2001) e foi visto em vários filmes de ação como Com as Próprias Mãos (2004) e Rápida Vingança (2010).
 
Johnson passou a integrar o elenco da franquia Velozes e Furiosos, como o policial truculento Hobbs. Ele bateu de frente com Toretto (Vin Diesel) e depois eles acabam unindo forças. Em sua filmografia, o ator também gosta de misturar ação e comédia, como no recente Um Espião e Meio (2016).
 
Neste ano, Johnson, 44 anos, foi eleito pela revista Forbes o ator mais bem pago do mundo e ainda foi escolhido o homem mais sexy do mundo pela People. Como se não bastasse suas investidas na pele de personagens durões, Johnson ainda vai se render ao mundo dos super-heróis nas adaptações dos quadrinhos Shazam! e Doc Savage.
 
Saiba mais sobre a carreira de Dwayne Johnson e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Bruce Willis

 
Em 1988, Bruce Willis despontou como astro de filme de ação com Duro de Matar. Na produção, ele encarna o policial John McClane, que tenta salvar a mulher e outros reféns das mãos de terroristas alemães, em pleno Natal. A produção rendeu mais quatro sequências. Willis ainda reprisará o papel icônico no vindouro Duro de Matar 6, que vai mostrar o passado e presente do personagem.
 
Willis, de 61 anos, tem uma extensa filmografia no gênero de ação, que conta com filmes como O Chacal (1997), Código para o Inferno (1998), Nova York Sitiada (1998) e também as franquias Sin City e Red. Em breve, o ator será visto na refilmagem de Desejo de Matar, clássico estrelado pelo herói de ação Charles Bronson.
 
Saiba mais sobre a carreira de Bruce Willis e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Jason Statham

 
Esse inglês de 49 anos, que deixou a carreira de atleta de saltos ornamentais e modelo, gosta de encarnar os tipos mal-humorados e de pouco papo. Jason Statham ganhou fama como o sistemático motorista Frank Martin da franquia Carga Explosiva
 
O ator participou de diversos filmes de ação de baixo orçamento como Adrenalina (2006) e O Código (2012) e ainda participou das franquias Os Mercenários, ao lado de Sylvester StalloneAssassino a Preço Fixo, refilmagem do longa homônimo com Charles Bronson; e Velozes e Furiosos.
 
Statham ainda mostrou seu lado cômico em A Espiã que Sabia de Menos (2015) e vai enfrentar um tubarão no misto de terror e ação Meg (2018).
 
Saiba mais sobre a carreira de Jason Statham e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Sylvester Stallone

 
Esse veterano do cinema de ação segue firme no gênero nos altos de seus 70 anos. Sylvester Stallone ficou eternizado como o lutador Rocky e o veterano de guerra e justiceiro Rambo. Stallone também foi visto em muitas outras produções, como O Demolidor (1993), O Especialista (1994), O Implacável (2000) e Alvo Duplo (2012).
 
Com a franquia Os Mercenários, o ator revitalizou a carreira com a ótima ideia de reunir os maiores astros do gênero. Seu parça Jason Statham é um deles e o elenco ainda conta com Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Harrison Ford, Antonio Banderas, Wesley Snipes, Chuck Norris, Dolph Lundgren, entre outros. E na lista de vilões surgiram ninguém menos que Jean-Claude Van Damme e Mel Gibson!
 
Stallone será visto a seguir no aguardado Guardiões da Galáxia Vol. 2, em papel ainda não revelado.
 
Saiba mais sobre a carreira de Sylvester Stallone e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Arnold Schwarzenegger

 
“I'll Be Back”. Essa frase se tornou célebre quando Arnold Schwarzenegger a disse em O Exterminador do Futuro (1984). Ele fez fama como fisiculturista e usou os músculos inacreditáveis para dar vida ao herói Conan, antes de explodir na pele do ciborgue Terminator.
 
Schwarzenegger estrelou clássicos do gênero como Comando para Matar (1985), O Vingador do Futuro (1990), O Predador (1987) e True Lies (1994). Ele trabalhou com Sylvester Stallone na franquia Os Mercenários e também no ótimo Rota de Fuga (2013).
 
O austríaco está com 69 anos e recentemente foi visto em O Último Desafio (2013), Sabotage (2014) e O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015). Na sua agenda está planejada a volta como Conan em The Legend of Conan.
 
Saiba mais sobre a carreira de Arnold Schwarzenegger e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Liam Neeson

 
O irlandês Liam Neeson sempre foi conhecido pelos papéis dramáticos em produções como A Lista de Schindler (1993), que inclusive lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Perto de completar 60 anos, ele surpreendeu quando resolveu se enveredar pelo gênero de ação.
 
Sua estreia como herói de ação foi na pele do destemido ex-agente da CIA Bryan Mills em Busca Implacável (2008). Na trama, ele procura pela filha, que foi sequestrada por uma organização que negocia escravas sexuais.
 
Foi o que bastou para Neeson embarcar numa série de filmes do gênero, incluindo mais dois longas da franquia Busca Implacável e ainda produções como Esquadrão Classe A (2010), Battleship: A Batalha dos Mares (2012), Sem Escalas (2014), Caçada Mortal (2014) e Noite Sem Fim (2015). Com 64 anos, o astro não diminui o ritmo e no terreno da ação será visto em The Commuter (2017), em que é um homem comum envolvido numa conspiração.
 
Saiba mais sobre a carreira de Liam Neeson e confira nossa lista de filmes de ação.
 

Bônus: Wagner Moura

 
O ator Wagner Moura, 40 anos, tem a carreira calcada no drama e na comédia. Mas seu personagem Nascimento da franquia Tropa de Elite merece um espaço nessa lista. Afinal, ele se tornou herói do cinema nacional. 
 
Tropa de Elite (2007) acompanha a jornada de treinamento de Nascimento no BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Como capitão, ele recebe a missão de chefiar operações em favelas para perseguir traficantes, utilizando métodos violentos para conseguir informações, como o saco na cabeça para sufocar os criminosos.
 
O mais incrível nessa franquia é que em Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro (2010), o diretor José Padilha conseguiu tratar de política dentro de um filme de ação. A história traz o agora coronel Nascimento na caça de criminosos ainda mais perigosos: políticos, policiais corruptos e milícias. 
 
A parceria entre Moura e Padilha seguiu na série Narcos, mas com o ator no lado oposto da lei, como o narcotraficante Pablo Escobar. Mas Moura é tão bom que o público acaba sentindo empatia por esse vilão.
 
Saiba mais sobre a carreira de Wagner Moura e confira nossa lista de filmes de ação.
 
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!