Publicada em 27/01/2017 às 15:30

Comente


8 produções com grandes fugas de prisão

Ultimamente, os jornais têm noticiado rebeliões, massacres e fugas de prisões no Brasil. No cinema e na televisão, o tema é um prato cheio para diversos filmes e séries, mostrando várias vertentes, desde a rotina num presídio feminino como a série da Netflix Orange Is the New Black até a audaciosas fugas, como é o tema dessa matéria especial. Por isso, confira a seguir 8 produções com grandes fugas de prisão!

Prison Break

 
Esta série retorna em 2017 após ter sido encerrada em 2009. Vale a pena mencionar a 1ª temporada, que gira em torno da fuga que dá título à série. Michael Scofield (Wentworth Miller) assalta um banco e vai preso. Era justamente isso que ele queria, pois seu plano é ajudar o irmão, Lincoln Burrows (Dominic Purcell), condenado à morte, fugir do presídio. 
 
Scofield é engenheiro e trabalhou na obra da unidade. Ele então tatua em seu corpo a planta da prisão e lá dentro arquiteta a melhor forma de escapar com Lincoln. A cada episódio é mostrada a evolução do plano de Scofield, culminando no tenso último episódio da 1ª temporada.
 
Saiba mais sobre Prison Break e outras produções sobre prisões.
 

Rota de Fuga

 
Dois grandes heróis do cinema de ação, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, se juntam para esse ótimo filme do gênero. O primeiro interpreta Ray Breslin, que trabalha para uma empresa independente de segurança, responsável por testar a integridade das penitenciárias de segurança máxima dos Estados Unidos.
 
Para Ray, toda fuga consiste em três coisas: conhecer a planta, entender a rotina dentro da prisão e contar com uma ajuda interna ou externa para a fuga. Mas esses três itens serão testados ao extremo quando Ray entra num presídio, que na verdade é um protótipo para enjaular pessoas que o governo não quer ter em seus registros, entre elas o misterioso Rottmayer (Schwarzenegger).
 
Saiba mais sobre Rota de Fuga e outras produções sobre prisões.
 

Fugindo do Inferno

 
Durante a Segunda Guerra Mundial, os prisioneiros militares como fama de fugitivos são transferidos pelos nazistas para um campo de segurança máxima. Cada um dos presos tem uma habilidade e eles se unem para planejar a fuga perfeita. O longa traz a famosa cena em que o personagem de Steve McQueen usa sua moto para tentar escapar do território inimigo.
 
Saiba mais sobre Fugindo do Inferno e outras produções sobre prisões.
 

Papillon

 
Steve McQueen volta a interpretar um prisioneiro nesse drama baseado em fatos reais. Papillon (McQueen) é enviado para a famosa penitenciária Ilha do Diabo, na Guiana Francesa. Ele é um verdadeiro rebelde, que tenta fugir de todas as maneiras, com a ajuda de um novo amigo, Louis Dega (Dustin Hoffman). 
 
Papillon é insistente e sua situação piora dentro da prisão, quando vai parar na temida solitária. Lá se exige silêncio absoluto e a intenção é deixar Papillon e os outros detentos esgotados física e espiritualmente. Mesmo assim, o desejo de viver em liberdade é mais forte e ele não desiste de fugir.
 
Saiba mais sobre Papillon e outras produções sobre prisões.
 

O Expresso da Meia-Noite

 
Essse é mais um filme inspirado numa história real. Em 1970, o americano Billy Hayes está em Istambul, Turquia. Ele pretende voltar a sua terra natal, contrabandeando pacotes de haxixe, presos ao corpo. 
 
Billy é pego no aeroporto e no primeiro julgamento é condenado a pena de 4 anos e 2 meses. A vida na prisão é extenuante e Billy é torturado pelo simples fato de ter pego um cobertor num dia de frio. A situação fica desesperadora quando num novo julgamento, sua pena é aumentada para 30 anos. Não resta a Billy a esperança de um dia conseguir fugir.
 
 

Alcatraz - Fuga Impossível

 
Outro longa baseado em fatos reais é esse, filmado na própria Alcatraz, em São Francisco. Clint Eastwood vive o assaltante de banco Frank Morris, que após fugir de várias prisões é enviado para Alcatraz, de onde ninguém conseguiu escapar. 
 
Alcatraz é uma penitenciária de segurança máxima em que o intuito não é formar bons cidadãos e sim, bons presidiários. Mas Frank não pretende ser um exemplo de prisioneiro e cria um plano para escapar de lá, tendo a ajuda de mais dois detentos. O trio faz história e os prisioneiros se tornam os primeiros a fugirem de Alcatraz.
 
 

Plano de Fuga

 
O assaltante de banco Driver (Mel Gibson) tenta atravessar a fronteira do México para voltar aos Estados Unidos e acaba se dando mal. Ele é capturado e vai parar numa prisão controlada por criminosos e policiais corruptos. Contando com a ajuda de um garoto, Driver encontra uma forma de sair de lá.
 
Saiba mais sobre Plano de Fuga e outras produções sobre prisões.
 

Um Sonho de Liberdade

 
Nos anos 40, Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado a duas prisões perpétuas por ter matado a esposa e o amante dela. Ele vai para um presídio onde faz amizade com Red (Morgan Freeman), também condenado a perpétua por assassinato.
 
Na trama, todos cometeram crimes e mesmo assim é difícil não sentir empatia pelos personagens. Isso sem contar na torcida para que o anti-herói Andy consiga a liberdade, pois ele não quer desistir de viver, por mais que tenha errado.
 
 
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!