Além da Imaginação: uma análise sobre a série

Publicada em 21/04/2015 às 17:41

Comente

“Esta porta se abre com a chave da imaginação.

Atrás dela existe outra dimensão.
Uma dimensão de sons.
Uma dimensão de imagens.
Uma dimensão mental.
Vocês estão entrando num mundo cheio de sombras e substâncias;
de coisas e ideias, pois vocês passaram para
Além da Imaginação
 
Criada pelo roteirista Rod Serling, dirigida por Stuart Rosenberg e lançada pela emissora CBS, Além da Imaginação explorou o universo do suspense, fantasia e ficção científica. A produção fascinou o público quando foi lançada no final da década de 50 e, ainda hoje, encanta cinéfilos de todo o mundo. As cinco primeiras temporadas da série, que são consideradas as clássicas, possuem um total de 156 episódios e foram originalmente transmitidas do dia 2 de outubro de 1959  ao 19 de junho de 1964.
 
Após o período de lançamento da série original, na década de oitenta, a CBS produziu The New Twilight Zone (em português: O Novo Além da Imaginação), uma refilmagem da produção original da década de cinquenta. Com pouca popularidade, o seriado parou de ser rodado logo na terceira temporada. Posteriormente, no início dos anos 2000, existiu uma terceira tentativa de recriar a produção 1959. Mesclando remakes com novos roteiros, dessa vez, os episódios foram transmitidos em formato de uma hora, com duas histórias de meia hora cada, porém, sem retorno por parte do público, a produção foi cancelada após apenas uma temporada ser exibida.
 
Embora poucas pessoas saibam,  a primeira produção de Além da Imaginação (final de década de 50 até o início da década seguinte) era muito mais do que apenas um seriado criativo com temas fantasiosos, e representava uma verdadeira metáfora para temas e problemas políticos e sociais da época. Assim, alguns episódios carregavam seus verdadeiros sentidos nas entrelinhas, e expostos em alegorias que se ocultavam por trás dos textos fictícios que compunham os roteiros. Portanto, a série pode ser analisada não apenas como entretenimento, mas também com um olhar crítico que busque captar as observações e contestações de uma época da nossa história.
 
Certamente, além de ser um dos seriados mais marcantes já produzidos, ainda hoje, atrai e satisfaz muitos espectadores que se propõe a assisti-lo. Essa produção possui seus intrigantes episódios realizados de maneira instigante e dotados de um clima sobrenatural que amedronta e, ao mesmo tempo seduz o espectador. Serviu e serve de inspiração para diversos cineastas contemporâneos, e faz parte da história do cinema, pois representou uma grande novidade e contribuição cinematográfica na época de seu lançamento.
 
Saiba mais sobre a série Além da Imaginação ou veja mais séries de suspense!
 
Por Ju Vannucchi
(Artigo enviado de forma colaborativa por um leitor do Cinema10)

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!