As crianças mais assustadoras do cinema

Publicada em 10/04/2014 às 15:47

Comente

Rostos angelicais escondem ações cruéis, e até mesmo, poderes sobrenaturais

As crianças representam pureza, doçura e bondade. Mas no cinema, por trás dos semblantes inocentes, existem crueldades dignas de gente grande. Os pequenos da lista abaixo marcaram pelo lado sinistro e aterrorizante, pela capacidade de mentir e cometer atrocidades.  

A lista contém personagens que, na infância, são atormentados por demônios e espíritos. Além dos que apresentam traços de crueldade que se desenvolvem naturalmente. Confira a seleção de crianças assustadoras.

Kevin Khatchadourian

 
A relação entre mãe e filho é difícil desde o nascimento do bebê. Ainda na infância, Kevin - interpretado por Rock Duer na primeira fase e por Jasper Newell na segunda -, diz coisas terríveis e tem atitudes igualmente perversas. Com o passar do tempo, o comportamento do garoto só piora. E, na adolescência, um ato extremo choca a todos.
 
O filme é estrelado por Tilda Swinton que interpreta a mãe de Kevin, Eva Khatchadourian. O papel do pai, Fraklin, é representado por John C. Reily. E o Kevin adolescente é feito por Ezra Miller. A produção dirigida por Lynne Ramsay recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA, principal prêmio do cinema inglês.

Esther

Filme: A Órfã (2009)

Depois de sofrer um aborto e passar por muito sofrimento, o casal Kate (Vera Farmiga) e John (Peter Sarsgaard) adota uma menina de nove anos, Esther (Isabelle Fuhrman). Mas por trás daquele rosto cativante, um segredo terrível se esconde. A primeira a notar o comportamento estranho da menina é Kate. Ela tenta avisar que Esther não é tão angelical quanto aparenta ser. O final da história dirigida por Jaume Collet-Serra surpreende os espectadores.

Henry Evans

Filme: O Anjo Malvado (1993)
 
Mark Evans (Elijah Wood) vai passar um tempo com os tios após a morte da mãe, pois o pai acha que será bom para o menino. Lá, Mark faz amizade com o seu primo Henry Evans (Macaulay Culkin). Mas o comportamento violento e dissimulado de Henry é descoberto por Mark, assim como os planos terríveis que o garoto trama contra a mãe e a irmã.

Danny Torrance

Filme: O Iluminado (1980)

O garoto com poderes psíquicos, Danny Torrance (Danny Lloyd) muda-se com os pais Wendy (Shelley Duval) e Jack (Jack Nicholson) para um hotel recluso onde o pai consegue um emprego de zelador durante o inverno. Mas ninguém consegue prever que aquele lugar é assombrado e fatos terríveis irão ocorrer, a não ser Danny: ele é capaz de antecipar não só acontecimentos futuros, mas também de enxergar o que aconteceu no passado.
 
Baseado na obra de Stephen King, O Iluminado é um título icônico entre os filmes de terror, e quem assina a direção é o aclamado Stanley Kubrick.

Irmãs Grady

Filme: O Iluminado (1980)

O Iluminado aparece mais uma vez, agora com as gêmeas Grady (Lisa Burns e Louise Burns). Os espíritos das meninas que foram assassinadas, e agora perambulam pelos corredores do hotel, são capazes de aterrorizar o público até hoje. “Come play with us” (Venha brincar com a gente, em tradução livre) é o pedido que elas fazem ao Danny.

Isaac Chroner

Filme: Colheita Maldita (1984)
 
Aqui, o escritor Stephen King também está presente. Não só a história é baseada em um conto de sua autoria, como ele assina o roteiro também - ao lado do roteirista George Goldsmith. A produção narra a história de uma seita religiosa formada por crianças e liderada por uma, Isaac (John Franklin). Esse grupo de crianças acredita que todas as pessoas com mais de 18 anos devam ser eliminadas. O filme ganhou uma releitura, em 2009, com o ator Preston Bailey no papel de Isaac. 

Regan MacNeil

Filme: O Exorcista (1973)

Linda Blair é Regan, a menina possuída que aterroriza sua mãe. Ela levita, gira o pescoço em 360º, desce a escada de costas. Sem falar na voz gutural que a garota de 12 anos emite quando está sob o comando de um espírito maligno. Para tentar reverter o quadro, a mãe chama dois padres para fazerem o exorcismo.

O filme com direção de William Friedkin é um dos mais lucrativos do gênero de terror de todos os tempos. O Exorcista foi indicado a dez estatuetas no Oscar® de 1974, incluindo Melhor Filme, e ganhou Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Alessa Gillespie

Filme: Terror em Silent Hill (2006) 

Alessa (Jodelle Ferland) é hostilizada por todos que a consideram a “encarnação do pecado”. Em um episódio, quando se esconde no banheiro de seus colegas de classe, é abusada pelo zelador do colégio. Sua mãe, uma fanática religiosa, acredita que a única forma de restaurar a pureza e a inocência da menina é queimá-la viva. Após o ritual, Alessa não morre e todas suas emoções negativas ganham força e transformam-se em uma grande fúria. Assim ela cria um mundo repleto de ódio, um lugar desolado e coberto pela escuridão. Uma cidade povoada por criaturas assustadoras e sombrias. 

Embora Alessa tenha nascido nos anos 1960, seu corpo permanece com a forma infantil. Anos mais tarde, na década de 1990, o que restou de bom em sua alma origina Sharon (Jodelle Ferland). O filme é inspirado nos dois primeiros jogos para videogame da saga Silent Hill.

Dadinho

Filme: Cidade de Deus (2002) 
 

O filme Cidade de Deus ganhou destaque nacional e internacional pela forma realista como trata a comunidade carioca. Em grande parte, o sucesso deve-se aos personagens. E não tem como não falar em Dadinho (Douglas Silva), menino que cresceu no conjunto habitacional e, desde pequeno, apresenta um caráter duvidoso e gosto pela crueldade. Durante um assalto a um motel no Rio de Janeiro, o lado negativo da personalidade dele aflora. Dadinho cresce e torna-se Zé Pequeno (Leandro Firmino), traficante cruel e, por isso, temido. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme recebeu quatro indicações ao Oscar®: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Cinematografia.

Cid

 

Um menino aparentemente normal, mas com poderes incontroláveis. E poucos sabem do que se trata. Cid (Pierce Gagnon) vive com a mãe, Sara (Emily Blunt), e o comportamento dele muda sempre que fica nervoso. Ele é superprotegido, pois Sara teme que o segredo sobre seu filho seja descoberto e que Cid corra perigo.

Gage Creed

Filme: Cemitério Maldito (1989)
 
O pequeno Gage (Miko Huges) é atropelado por um caminhão e não resiste. Tomado pelo luto, o pai do menino recorre ao cemitério indígena que tem o poder de ressuscitar as pessoas. Um espírito maligno, então, se apodera do corpo de Gage.
 
Stephen King é mestre em escrever histórias de terror. Cemitério Maldito é adaptado de sua obra, e o roteiro também é assinado pelo escritor.

Bebê do mal

Filme: O Bebê de Rosemary (1968)
 
O casal Rosemary Woodhouse e Guy Woodhouse (Mia Farrow e John Cassavetes) muda-se para o novo apartamento e nota que o prédio é habitado por pessoas estranhas. Os vizinhos estão envolvidos em uma seita, e querem que Rosemary dê a luz ao filho do demônio.
 
A produção foi indicada em duas categorias no Oscar® e venceu uma: Roman Polanski foi indicado como Melhor Diretor, e a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante foi para atriz Ruth Gordon.
 
Já está em andamento a adaptação televisiva do filme, e traz Zoe Saldana no papel que foi de Mia Farrow.

Damien Thorn

Filme: A Profecia (1976)
 
Mortes misteriosas acontecem e os eventos têm algo em comum: o pequeno Damien Thorn (Harvey Stephens). Quando o filho do embaixador americano Robert Thorn (Gregory Peck) nasce morto, Robert o troca na maternidade para poupar sua mulher Katherine Thorn (Lee Remick) do sofrimento. Mal ele sabia que a criança que levou para casa seria a origem de muitas desgraças. Damien é, na verdade, o Anticristo. O filme ganhou o Oscar® de Melhor Música Original.
 
O longa tem mais duas continuações, Damien: A Profecia II (1978)  e A Profecia 3 - O Conflito Final (1981).

Eli

Filme: Deixe Ela Entrar (2008)
 
Eli (Lina Leandersson) é uma menina muito misteriosa que se revela uma vampira. Apesar da aparência juvenil, ela se tornou vampira aos 12 anos de idade. Ela tem mais de 200 anos – fato que ela não aceita. A produção sueca ganhou o Oscar® de Melhor Música Original.
 
O filme ganhou uma versão americana em 2011. A atriz Chloe Moretz estrela o remake.

Victoria e Lilly

Filme: Mama (2013)
 
Após a morte dos pais, as irmãs Victoria (Megan Charpenter) e Lilly (Isabelle Nélisse) desaparecem, de forma misteriosa, em meio à floresta e são criadas por uma entidade a quem chamam de Mama. Cinco anos mais tarde, elas são encontradas pelo tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e sua namorada Annabel (Jessica Chastain). Ao acolherem Lilly e Victoria, as duas agem de maneira estranha devido ao período de reclusão. O casal pensa que as meninas estavam sozinhas e desamparadas. Será?  

Crianças alienígenas

 
Nesse caso, todo o elenco infantil do filme merece destaque. Em um pequeno vilarejo inglês, as pessoas desmaiam e ficam desacordadas por algumas horas. Curiosamente, as mulheres que podem ter filhos ficam grávidas. Dessas gestações misteriosas, nascem meninos e meninas com inteligência fora do comum e características ausentes nos seres humanos.

Briony Tallis

Filme: Desejo e Reparação (2007) 
 
 
Briony Tallis (Saoirse Ronan) é uma menina de 13 anos que aparenta ter ciúmes da relação de sua irmã Cecilia Tallis (Keira Knightley) e Tobbie Turner (James McAvoy). Manipuladora e dissimulada, Briony é capaz de mentir para destruir o romance dos dois.
 
As ações desencadeadas por Briony mudam o curso de sua própria história, e também a do jovem casal. 
 
O filme é baseado no livro homônimo, e obteve sete indicações ao Oscar®. E venceu uma categoria, Melhor Trilha Sonora Original.
 
Na opinião de vocês, quem é a criança mais assustadora? Enviem suas sugestões.
 
Por Jhennifer Moises

Mais matérias...

Comentários (4)





ana comentou: Macaulay Culkin no anjo malvado é o melhor 11/12/2014 | Responder

Laiana Michelle comentou: A órfã lacra em todos esses filmes ^^ 02/10/2014 | Responder

Daniel comentou: Hit Girl acaba com todos e nem faz olhar assustador! 01/10/2014 | Responder

Fox Slater comentou: cidade de Deus !fala sério cara vc tem que estragar tudo! 12/04/2014 | Responder