As melhores aberturas de séries

Publicada em 06/03/2016 às 13:14

Comente

Você sabe que uma abertura é boa quando você faz uma maratona de 5 temporadas ou mais, cada uma média de 13 episódios, e não se cansa de ver aquele vídeo de introdução de novo e de novo... e de novo. Você sabe toda a sequência de imagens decorada e, se tocar a música, o vídeo passa automaticamente na sua cabeça.

Algumas séries, porém, são como a franquia 007: cada temporada tem uma nova abertura e são todas incríveis, então, quando você está com saudade, precisa revisitar as temporadas anteriores para conferir um pouquinho mais daqueles segundos que dizem tanto sem entregar spoilers.

Arquivo X

Vamos começar pelos clássicos! Arquivo X, que acabou de retornar com uma nova temporada em 2016, arrasta legiões de fãs sobretudo pela trilha. A abertura de Arquivo X é um convite para o mistério, colocando os fãs a par de detalhes, chamando todos nós para desvendar os mistérios.

Mas se você se cansou das aberturas e resolveu pular elas depois de um tempo, achando que eram sempre iguais, talvez você não seja o mais fiel dos fãs. Ao longo das temporadas, algumas imagens foram trocadas ou adicionadas. As carteiras dos principais agentes tiveram as fotos atualizadas e, como nada é gratuito, tudo tem seu significado.

Ah, e não esqueça de dar uma conferida na abertura de Fringe, uma grande homenagem e um exemplo do legado de Arquivo X.

Saiba mais sobre a série Arquivo X.

Mulher-Maravilha e Batman

Poucas aberturas resistiram tão bem ao tempo quanto a abertura de Mulher-Maravilha dos anos 1970. A introdução se aproveitou dos quadrinhos, usou pop-art e mostrou a conexão obvia entre as artes sequenciais, mas é difícil reconhecer essa abertura sem dar os devidos créditos para o que veio antes.
 
Ainda mais antiga, dos anos 1960, mas muito mais icônica é a abertura de Batman. Mesmo depois de muitos filmes do Batman, a música dessa abertura continua sendo a mais conhecida!
 
Mesmo em jogos como Batman Lego, cujo público alvo é uma geração que não conheceu as séries, podemos encontrar as duas trilhas das duas séries que respeitaram muito a origem dos personagens na hora de fazer suas aberturas.
 
 

American Horror Story

Até agora falamos de aberturas que ficaram muito mais conhecidas pelas músicas do que pelas imagens em si, o que não acontece no caso de American Horror Story. As divulgações e todas as aberturas tiram qualquer dúvida sobre o nível da série: ela não está preocupada se você prefere medo ou susto, agonia ou bizarrice. Tem de tudo, para todos os gostos e na melhor qualidade.
 
Mas de quem é a mente insana por trás dessas aberturas? Kyle Cooper. Especializado em aberturas, ele também é o responsável pelos vídeos de créditos de The Walking Dead e de vários filmes (animados ou live-action) do universo Marvel.
Saiba mais sobre a série American Horror Story.

Os Simpsons

Uma das séries animadas para todas as idades mais famosas da história da TV. Ok, a mais famosa. Afinal, qual série conseguiu reunir tantos tipos de espectadores e ser, ao mesmo tempo, inocente e profundamente crítica?
 
Mas não estamos aqui para falar da série. A abertura de Os Simpsons sempre prende seus fãs, porque sempre pode conter alguma mudança, nem que seja somente a frase que Bart escreve no quadro ou o modo como a família se reúne no sofá em frente à TV. No ar deade 1989, Os Simpsons já tem 27 temporadas e mais uma prevista para 2017, então é possível encontrar muitas compilações de suas aberturas na internet.
 
Confira esta:
 
Saiba mais sobre a série Os Simpsons.

Dexter

A série começou bem, ganhou muitos fãs (alguns dos quais até queriam se tornar um psicopata do bem) e, depois tudo, desandou, mas o que restou em nossas memórias foi a abertura.
 
Alusões à morte e sangue por todos os lados. Como não gostar de uma abertura que apresenta tão bem seu personagem principal?
 
Saiba mais sobre a série Dexter.

Demolidor

Já que falamos em sangue, precisamos falar de duas aberturas que não são tão grandiosas quanto são bonitas. Ambas constroem o busto do personagem principal com uma matéria líquida vermelha e ambas fazem sentido.
 
Não fiquem tristes, fãs de Hannibal, mas a abertura de Demolidor não só é tecnicamente melhor, como é muito mais rica. Mas não vamos deixar de mostrar as duas. Decidam por si:
 
Saiba mais sobre a série Demolidor.

Jessica Jones

Uma coisa leva a outra. Já que entramos no Universo Marvel-Netflix, não podemos deixar de fora a enorme abertura de Jessica Jones. A média de tempo normal de aberturas é de 30 segundos ou 1 minuto. A de Jessica Jones tem... apenas 1 minuto e 9 segundos, mas é tão recheada de informações, que parece muito maior. Você não tem essa impressão?
 
Saiba mais sobre a série Jessica Jones.

Mad Men

A abertura de Mad Man é dessas da média de 30 segundos, mas, também, uma das mais significativas. Algumas aberturas são genéricas para se adequarem a qualquer rumo que a série possa tomar e outras optam por mudar justamente para se adequar à trama, mas Mad Man foi do início ao fim com uma abertura que voltava a fazer sentido a cada episódio, além de ser um prato cheio para os freudianos de plantão.
 
Saiba mais sobre a série Mad Man.

True Detective

Começa parecendo mais uma daquelas aberturas com imagens aleatórias e depois se torna uma sequência incrível de sobreposições elegantes e (o mais importante) muito significantes. É linda como muitas aberturas de filmes gostariam de ser e nunca foram.
 
A abertura de True Detective funciona tão bem que não seria necessária uma divulgação para o filme: só assistir à abertura já dá vontade de conferir à temporada estrelada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson.
 
Mas e a segunda temporada? Com Colin Farrell, Rachel McAdamsTaylor Kitsch e Vince Vaughn? Bom... É do mesmo nível!
 
Saiba mais sobre a série True Detective.

True Blood

Outra abertura que começa super inocente, com imagens supostamente aleatórias e uma montagem preguiçosa é a de True Blood. Mas logo começa a ficar tenso e as imagens de criancinhas inocentes comendo frutinhas vermelhas logo viram uma profusão insana de cenas profanas e sagradas. O vídeo é tão forte que dá vontade de ver a série só para ver se encontra mais imagens como essas, mas, assim como American Horror Story, a abertura é muito mais bizarra do que a série em si.

Saiba mais sobre a série True Blood.

Game of Thrones

Achou que iríamos esquecer de uma das aberturas mais queridas dos últimos tempos? Não, claro que não!

A abertura de Game of Thrones se tornou tão icônica que ganhou várias paródias e sua trilha ganhou as mais diversas versões que você pode imaginar. Mas por que ela é tão incrível? Porque não somente representa muito bem a série e a ideia de um jogo, mas remete à toda uma cultura nerd de jogos de RPG e mapeamento de mundos fantásticos. A abertura de Game of Thrones deve muito à todos os seus ancestrais de fantasia, mas é visualmente mais incrível do que qualquer mapa da Terra Média.

Saiba mais sobre a série Game of Thrones.

por Laísa Trojaike

 


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!