As melhores atuações de todos os tempos

Publicada em 27/10/2015 às 15:15

Comente

Talvez esta seja a lista mais ousada que já tentei fazer. Mas aí está, com seus argumentos e explicações.

1º JAMES DEAN: VIDAS AMARGAS (1955)

James Dean é um dos nomes mais conceituados do cinema. Seu trabalho é imortal e sua atuação foi brilhante. Embora Dean tenha se popularizado principalmente por seu trabalho no filme Juventude Transviada (1955), em que personificou através de seu personagem, a figura de milhares de jovens rebeldes de sua geração que se sentiam deslocados e angustiados, foi no filme Vidas Amargas (1955) que a atuação do jovem ator realmente chamou a atenção.
 
Infelizmente, para a tristeza de todos os apreciadores do cinema, Dean faleceu em 1955 num acidente de carro. Ainda assim, recebeu indicação ao Oscar de melhor ator por seu trabalho no filme Vidas Amargas e, posteriormente, também recebeu outra indicação póstuma em 1957 por seu papel no filme Assim Caminha a Humanidade (1956). Acredito que o auge da atuação de Dean foi, de fato, no filme Vidas Amargas, embora todos os seus trabalhos sejam fascinantes e seu legado seja indiscutivelmente relevante, a ponto de tê-lo tornado ícone cultural e um dos melhores atores que o cinema já viu.

PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES MAIS IMPORTANTES:

INDICAÇÕES:

- Oscar:
Melhor ator por East Of Eden. 1955
Melhor ator por Giant. 1956

2º JACK NICHOLSON: UM ESTRANHO NO NINHO (1975)

Jack Nicholson é um ator que desde o início da carreira chamou a atenção e arrancou elogios por sua atuação. Ele, pelo menos desde a década de setenta, tem sido considerado como um dos melhores atores do cinema. Em Um Estranho No Ninho, Nicholson interpreta o personagem Randle Patrick McMurphy, um homem que depois de ser preso, finge ser louco para ir viver em um hospital psiquiátrico ao invés de realizar trabalhos forçados na prisão.
 
Esse papel rendeu a Nicholson o Oscar de melhor ator do ano de 1976, além de indicações ao Globo de Ouro, e ao BAFTA. Embora muitos se lembrem mais de Jack Nicholson em sua marcante atuação no filme O Iluminado, em Um Estranho No Ninho, o ator chegou ao auge e mostrou grande sensibilidade e entrega no papel que fez. Uma atuação diga de ser memorável.

PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES MAIS IMPORTANTES:

PREMIAÇÕES:

- Oscar:
Melhor ator por Um Estranho no Ninho. 1975 
Melhor ator por Melhor é Impossível. 1997
Melhor ator por coadjuvante por Laços de Ternura. 1983
- Globo de Ouro:
Melhor ator em filme dramático por Chinatown. 1983
Melhor ator em filme dramático por Um Estranho no Ninho. 1975
Melhor ator em filme dramático por As Confissões de Schmid. 2002

3º WHOOPI GOLDBERG: A COR PÚRPURA (1986)

A Cor Púrpura é um drama norte-americano do ano de 1985. O filme é denso e bastante emocionante. Parte desse resultado deu-se pela brilhante atuação de todo o elenco. Porém, apesar do destaque de vários atores e atrizes dentro dessa produção, acredito que um nome, em especial, tornou-se memorável: Whoopi Goldberg, responsável por representar a personagem Celie.
 
O currículo de Goldberg é cheio de indicações e prêmios, mas em A Cor Púrpura, foi onde ela mostrou ao público toda a sua capacidade de atuação. Sua interpretação é forte e admirável. Whoopi Goldberg abraçou o papel e, com esse filme, recebeu grande reconhecimento por parte da mídia e de críticos. À partir dessa atuação, Goldberg tornou-se um nome respeitado na sétima arte.

PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES MAIS IMPORTANTES:

INDICADO:

- Oscar:
Melhor atriz (coadjuvante/secundária) por Ghost. 1991
 

PREMIADA: 

-  BAFTA:
Melhor atriz (coadjuvante) por Ghost. 1991
- Globo de Ouro:
Melhor atriz em filme dramático por A Cor Púpura. 1986

4º BRUNO GANZ: A QUEDA (2005)

No filme A Queda, Bruno Ganz deu vida a ninguém mais, ninguém menos do que um dos nomes mais marcantes da história da humanidade: Hitler. Nesse filme, Ganz esbanjou talento, e se destacou pelo empenho que teve para poder dar vida ao personagem. "Metaforicamente falando, pus meu passaporte entre Hitler e meu coração. Gosto da Alemanha e vivo aqui há 20 anos, mas com certeza me ajudou o fato de poder me retirar para uma ilha neutra dentro de mim mesmo e dizer que sou suíço".

PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES MAIS IMPORTANTES:

INDICADO: 

- European Film Awards:
Melhor ator: Pão e Tulipas. 2000
Melhor ator: A Queda — As Últimas Horas de Hitler. 2004
 

PREMIADO:

- German Film Awards:
Melhor ator: A Marquesa d'O. 1976

5º KLAUS KINSKI: AGUIRRE: A CÓLERA DOS DEUSES (1972)

Klaus Kinski foi um ator suíço que conseguiu reconhecimento internacional após realizar uma sequência de filmes com um dos grandes nomes do cinema alemão contemporâneo, Werner Herzog. Em todos as produções do diretor em Kinski trabalhou, o ator conseguiu ter uma atuação genial.
 
Mas seu maior destaque foi justamente no primeiro filme dessa parceria com Herzog, Aguirre: A Cólera dos Deuses, no qual Kinski deu vida a um comandante de uma expedição de conquistadores espanhóis em busca da lendária cidade de El Dorado. A atuação de Kinski nesse filme foi marcante, pois o ator dava suas caras e mostrava sua forma expressiva e vigorosa de atuar. Esse filme, e outros realizados ao lado de Herzog, contribuíram para que Kinski se tornasse uma lenda do cinema.

PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES MAIS IMPORTANTES:

PREMIADO:

- Deutscher Filmpreis:
Melhor ator: 1979
- Festival Internacional de Cinema de Cartagena:
Melhor ator: 1980
- Premios Sant Jordi de Cine:
Melhor ator: 1980
 
Por Ju Vannucchi
(Artigo enviado de forma colaborativa por um leitor do Cinema10)

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!