Publicada em 31/10/2016 às 10:00

Comente


Doutor Estranho: Descubra todos os detalhes da nova aposta da Marvel Studios!

 
O mago supremo da história em quadrinhos, Doutor Estranho, agora tem um filme para chamar de seu! O personagem foi criado em julho de 1963 por Stan Lee e Steve Ditko na HQ Strange Tales, edição 110. Ele é personificado na tela pelo inglês do momento em Hollywood, Benedict Cumberbatch, indicado ao Oscar por O Jogo da Imitação (2014) e popular como o detetive Sherlock Holmes da série Sherlock
 

A produção encerra a participação da Marvel nos cinemas nesse ano de 2016, após faturar mundialmente mais de US$ 2 bilhões com seus outros três longas: Deadpool, Capitão América 3: Guerra Civil e X-Men: Apocalipse. Agora é chegada a hora do Doutor Estranho ser apresentado ao grande público no filme homônimo que estreia dia 3 de novembro.
 
Por isso, o Cinema10 preparou uma matéria especial trazendo todos os detalhes dessa nova aposta da Marvel Studios. Confira!
 

O motivo de Stephen Strange virar Doutor Estranho

O neurocirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é um médico brilhante, mas também um homem arrogante, teimoso e egocêntrico. Bem parecido com outro super-herói da Marvel, não é? Ele sofre um acidente de carro, ferindo gravemente as mãos.
 
Stephen fica impossibilitado de seguir carreira, o que é a ruína para ele. Viver sem trabalhar não é uma possibilidade para o médico. Resta usar toda sua fortuna para fazer cirurgias, nada menos que sete, e buscar tratamentos inovadores para voltar a salvar vidas.
 
Ele descobre que no Nepal pode estar a solução para sua desgraça, mais especificamente num lugar chamado Kamar-Taj. Mas lá, o médico se depara com um tipo de cura totalmente diferente, longe dos estudos científicos que ele tanto conhece e voltado para o lado espiritual. No entanto, para um homem cético e pragmático como ele, depositar a solução na fé e no poder da mente é algo fora de cogitação.
 
Se Stephen quer voltar a fazer a diferença no mundo, ele terá de silenciar o ego e esquecer tudo o que acha que sabe. Só assim ele será Doutor Estranho.
 

Vingador místico

 
No universo do filme, os Vingadores são citados como aqueles que enfrentam ameaças físicas. Já os magos da trama de Doutor Estranho batem de frente com seres de outras dimensões numa guerra mística.
 
Em Kamar-Taj, Stephen se torna aprendiz de Anciã (Tilda Swinton) e de seu discípulo, Mordo (Chiwetel Ejiofor). Ambos têm a difícil tarefa de fazer o médico entender que o universo é regido por uma ordem mística. 
 
 
Stephen busca a cura, mas se depara com algo bem mais profundo no qual forças ocultas do mal estão determinadas a acabar com a Terra, entre elas o vilão Kaecilius (Mads Mikkelsen) e algo ainda mais poderoso. Muito inteligente, Stephen mergulha de cabeça nos ensinamentos de Anciã para se tornar um mago.
 

Os poderes de Doutor Estranho

 
Stephen Strange vira Doutor Estranho e usa suas mãos agora como armas para enfrentar forças místicas. Ele faz gestos ritualísticos para criar selos energéticos e mandalas de luz, conhecidas como sigilos. É a partir desses sigilos que o mago cria seus poderes. 
 
Pendurado no pescoço do super-herói está o Olho de Agamotto, capaz de controlar o tempo. Essa é umas das Joias do Infinito, que no universo da Marvel, o vilão intergaláctico Thanos planeja usar para destruir o universo. Isso será visto mais pra frente em Vingadores: Guerra Infinita, previsto para 2018.
 
Voltando ao mundo do Doutor Estranho, com o Olho de Agamotto, o personagem-título consegue reverter uma destruição massiva em Hong Kong e para essa sequência impressionante foram usadas 350 toneladas de entulho.
 
 
Um acessório muito importante que confere poder ao Doutor Estranho é o manto da Levitação, também responsável por alguns dos momentos cômicos do filme. A peça, como o nome já diz, permite o super-herói levitar e também voar.
 
Além disso, a capa é praticamente indestrutível e tem vontade própria. O manto da Levitação foi confeccionado por uma equipe de 20 pessoas e durante as filmagens foram usadas 18 capas.
 

Cenários cheios de detalhes

A equipe de design de produção se preocupou muito com padrões geométricos para a composição dos cenários e de muitas sequências. Uma equipe de 49 profissionais criou 3000 desenhos conceituais. Além disso, 40 maquetes e 21 sets foram construídos. O maior cenário é o que tem o jardim e as ruas de Kamar-Taj, que mede 48 x 25 m. Só o desenho do hall de entrada do Sanctum Sanctorum, mansão onde o super-herói vive na rua Bleecker, 177A, em Nova York, levou 10 meses para ser feito.
 

Efeitos visuais de tirarem o fôlego!

 
Com toda certeza, os grandes atrativos de Doutor Estranho são os efeitos visuais. Não à toa, a equipe desse departamento supera 500 profissionais! Foi muita gente ralando para criar efeitos embasbacantes. 
 
A inspiração fica clara para os cinéfilos. Foi saída dos filmes da franquia Matrix e de A Origem (2010). A princípio há um déjà vu, mas logo essa sensação passa com as inovações na forma como prédios e ruas se curvam e desmembram, a luta para os personagens se equilibrarem ao ficar de ponta-cabeça e a transição deles em vários níveis de realidade. 
 
Matrix e A Origem venceram o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. A aposta do Cinema10 para a edição 2017 é uma estatueta na mesma categoria para Doutor Estranho!
 

Boa vertigem!

 
Os efeitos visuais de Doutor Estranho são fantásticos. Junte-se a isso uma ótima montagem com ação frenética e movimentos rápidos de câmera. Por isso, se você tiver chance, assista ao filme na versão 3D e numa sala IMAX. As tecnologias potencializam os efeitos, a profundidade de campo, as mudanças de dimensões e o lado psicodélico da trama, tornando a experiência vertiginosa.
 

Cena pós-créditos

 
A cena pós-créditos já se tornou tradição nos filmes da Marvel e em Doutor Estranho não há uma, mas duas cenas! Portanto, não ouse se levantar da poltrona quando o filme terminar.
 
A primeira cena pós-créditos é bem engraçada, mostrando uma conversa do mago com... Bem não vamos estragar a surpresa. Já a segunda prepara os fãs para a continuação de Doutor Estranho revelando a próxima ameaça do poderoso da Marvel!
 
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!