E o cinema marca a terceira consulta...

Publicada em 08/11/2010 às 16:07

Comente

Esta terceira consulta trará a última face da amnésia que será abordada aqui. Reitero, novamente, que não há o objetivo de classificar tais filmes em uma ordem meritória, portanto, toda a série está sendo relatada em ordem cronológica. Acrescento, novamente, que esta ordem temporal fora aplicada somente após a escolha de subtemas. Contudo, confesso que apenas encontrei a amnésia dissociativa em um único filme. Sem mais, então, vamos à terceira (e curta) consulta.

Amnésia dissociativa

É a incapacidade de se lembrar de informações pessoais importantes, em geral de natureza traumática ou estressante, demasiadamente extensas para serem explicadas pelo esquecimento normal.

A Identidade Bourne (The Bourne Identity - 2002)


Após ser baleado e ficar à beira da morte, um desconhecido (Matt Damon) acorda sem memória em uma costa do Mar Mediterrâneo. Ele consegue se recuperar com a ajuda de um médico aposentado, mas tem como única pista de sua identidade um chip que estava implantado em seu quadril, no qual estava gravado o número da conta de um banco de Zurique, na Suíça. No cofre deste banco, ele descobre que se chama Jason Bourne e que mora em Paris. Também encontra alguns passaportes falsos (com sua fotografia, mas cada um com um nome diferente), uma arma e uma grande quantia em dinheiro. No entanto, sem entender por qual razão, logo é perseguido, o que o faz perceber diversas habilidades em autodefesa e luta que possui, além de ser fluente em vários idiomas.

Saiba mais sobre A Identidade Bourne.

Quase posso ter certeza absoluta de que mais filmes podem encontrar, nessa consulta, algum tipo de alterego. Perdoem (sim, mais uma vez) a minha falta de memória que, coincidentemente (ou não), continua se encaixando bem ao tema.

A depressão clínica e os transtornos depressivos estarão em questão em breve. Até lá!

Bons e ruins filmes para nós!


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!