Publicada em 30/03/2017 às 16:00

Comente


Filmes hollywoodianos que se renderam ao universo dos mangás

 
A adaptação de história em quadrinhos explodiu nos últimos anos em Hollywood. E aos poucos os mangás, que sãos HQs japonesas, vão ganhando espaço também. 
 
As tramas nos mangás são geralmente ilustradas em preto e branco e sua grande característica é a expressividade exagerada dos personagens, além do formato de leitura ser de trás pra frente. A variedade de histórias é grande e as obras são voltadas para vários públicos, fazendo do mangá uma mania do Japão e em outros países como os Estados Unidos. Daí o interesse de Hollywood em transformar essas histórias em filmes.
 
Por se tratarem de produções americanas, os traços orientais dos personagens dão lugares aos rostos de nomes badalados como Scarlett Johansson e Tom Cruise. Isso, claro, serve de chamariz para o atrair um público maior. No entanto, muitos torcem o nariz e acusam os estúdios de whitewashing (embranquecimento), que é a escalação de atores brancos para interpretarem papeis de outras etnias.
 
A seguir você confere detalhes de filmes adaptados de mangás e ainda de produções que estão em desenvolvimento e prometem chegar aos cinemas nos próximos anos, revelando o quanto Hollywood está se rendendo ao universo dos mangás!

A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell

 
A ficção científica em cartaz no Brasil é baseada no mangá Ghost in the Shell, de Masamune Shirow, que por vez já havia sido transformado no anime Ghost in the Shell (1995). O filme mistura elementos do mangá e do anime para acompanhar Scarlett Johansson na pele de Major. 
 
O corpo dela é uma máquina e o fato de ser uma ciborgue a coloca em vantagem na hora de combater crimes cibernéticos. Mas não ter mais um corpo de carne e osso a faz questionar sua real existência.
 
 

No Limite do Amanhã

 
A produção é inspirada no mangá All You Need is Kill, de Hiroshi Sakurazaka. Tom Cruise é o major Bill Cage, relações públicas do Exército que é forçado a entrar no campo de batalha para enfrentar alienígenas. Ele sofre um looping, morrendo e voltando no tempo para reviver os acontecimentos e encontrar uma forma de vencer essa guerra.
 
Cruise e o diretor do longa, Doug Liman, vão retomar a parceria para a continuação de No Limite do Amanhã. Segundo o cineasta, o filme promete bastante originalidade, pois será uma continuação e ao mesmo tempo um prequel.
 
Saiba mais sobre No Limite do Amanhã.
 

Alita: Battle Angel

 
O filme é baseado no mangá Battle Angel Alita, de Yukito Kishiro. Dirigido por Robert Rodriguez, a produção traz Rosa Salazar, da franquia Maze Runner, como a ciborgue Alita, que é adotada por um cientista e transformada numa caçadora de recompensa. Originalmente, James Cameron é quem assinaria a direção. Mas ele desistiu para se dedicar à franquia Avatar. Alita: Battle Angel tem previsão de estreia para 2018.
 
Saiba mais sobre Alita: Battle Angel.

Speed Racer

 
Tatsuo Yoshida criou o mangá Mach Go Go Go em 1966 e um ano depois a obra ganhou uma versão em anime. Já em 2008, as irmãs Lana e Lilly Wachowski, da trilogia Matrix, resolveram filmar um longa baseado no trabalho de Yoshida e com o foco no público infanto-juvenil: Speed Racer. O filme foi todo rodado com fundo verde (chroma key) e mostra o jovem piloto de carro Speed (Emile Hirsch) que tem como grande rival nas pistas o misterioso Corredor X (Matthew Fox).
 
Saiba mais sobre Speed Racer.
 

Death Note

 
O mangá Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, foi transformado no anime homônimo. Agora ganha uma versão hollywoodiana produzida pela Netflix que estreia em 25 de agosto.
 
Nat Wolff, de Cidades de Papel (2015), interpreta o estudante Light Turner. Ele encontra um diário que provoca a morte de quem tiver o nome escrito nele. Em seu caminho aparece o detetive particular L, que quer revelar esse segredo de Light.
 
Saiba mais sobre Death Note.
 

Akira 

 
O mangá Akira, de Katsuhiro Otomo, foi lançado em 1982 e se tornou cult. Depois ele virou longa animado de mesmo nome. Há vários anos, o ator Leonardo DiCaprio tenta transformar a obra numa versão live-action com ele assinando a produção. A Warner Bros. não desistiu de ter também na produção o cineasta Christopher Nolan. Mas por enquanto, ainda não há elenco e cronograma de filmagens definidos.
 
A história do mangá acompanha a jornada dos irmãos Kaneda e Tetsuo, membros de uma gangue de motociclistas. Kaneda parte em busca de seu irmão, que foi sequestrado, e descobre que Tetsuo tem poderes sobrenaturais capazes de destruir tudo.
 
Saiba mais sobre Akira.
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!