A amizade entre humanos e animais nos cinemas

Publicada em 04/06/2016 às 16:25

Comente

Filmes sobre cachorros fofinhos, crianças fofinhas e todo tipo de combinação fofinha - isso tem de monte. Mas quais filmes realmente mostram a dedicação e respeito entre seres humanos e animais, provocando até alguma reflexão sobre o assunto? Nesta pequena lista contam filmes que trazem uma abordagem para além do piegas sobre o assunto, mas sem deixar de encantar o público com cães, gatos e até gansos!

Voando Para Casa

Esse já passou algumas vezes na Sessão da Tarde, mas nunca perde o encanto. Anna Paquin (de True Blood) era uma adolescente desajeitada quando interpretou a órfã que encontra um bando de gansinhos perdidos na fazenda do pai, no Canadá, e resolve cuidar deles. Mas quando chega a hora de levantar voo e migrar para o sul, como explicar para o gansos o que fazer? A solução é pilotar um ultraleve que vai conduzir os bichos para o caminho certo. Voando Para Casa acerta ao mostrar toda essa história já comovente sem exagerar no açúcar. 

Belle e Sebástian

Um garotinho rejeitado e um cachorro selvagem e solitário se encontram e se entendem. Nesse filme francês, as belíssimas paisagens dos Alpes franceses encantam, mas servem de cenário para uma história triste, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. O cachorro é temido pois acreditam que ele mata ovelhas, já o menino é excluído por não ter mãe e não frequentar a escola. Belle e Sebástian é inspirado em um dos maiores clássicos da literatura europeia, o livro de Cécile Aubry, que já foi adaptado para a TV na década de 60 e também virou animação japonesa em 1981. Os escoceses da banda Belle & Sebastian pegaram o nome da história também. 

Bombón - El Perro

Um desempregado cinquentão recebe um presente estranho, depois de ajudar uma mulher na estrada: um cão da raça mastife argentino, de grande porte. Como a filha não quer o cachorro na casa, ele parte com o animal pelas estradas ao mesmo tempo belas e tristes da Patagônia, participande de competições com o cachorro. De cara já percebemos que um só tem o outro como verdadeira companhia. O filme de Carlos Sorín aposta nos atores quase amadores e nos silêncios cheios de significados e sentimentos. 

Harry, o Amigo de Tonto

Talvez dentro da ideia preconceituosa de que gatos não são boas companhias, são interesseiros e desconfiados, o cinema não produziu muitos filmes com esses animais. Mas Harry, o Amigo de Tonto faz justiça aos felinos. Harry é um idoso de 72 anos que é expulso de casa e passa um tempo com sua família, composta basicamente de pessoas horríveis. Indesejado ali também, ele parte em uma viagem pelos Estados Unidos acompanhado de seu único amigo verdadeiro, o gatinho laranja Tonto. Art Carney venceu o Oscar de Melhor Ator pelo filme. 

Frankenweenie

Faz muitos anos que o diretor Tim Burton não acerta a mão em seus filmes, cada vez mais caros e mais vazios. Em 2012, um pouco de frescor e doçura genuína voltaram à carreira de Burton com essa animação que equilibra perfeitamente seu gosto pelo macabro e seu carinho pelas paixões da infância. Em Frankenweenie Victor é um garotinho que não se conforma com a morte do cachorrinho Sparky e decide usar seus conhecimentos científicos para ressuscitá-lo. É claro que a situação foge ao controle, criando pânico e problemas ainda maiores para os melhores amigos. 

Um Gato em Paris

Mais um filme para os adoradores de gatos! A aventura parte de uma situação trágica: Zoé teve o pai assassinado e, traumatizada, só fica bem ao lado do gato Dino. A mãe de Zoé, obcecada em encontrar o assassino do marido, mal vê a filha. Dino tem vida dupla: de dia faz companhia à garota e à noite presta serviços a um ladrão, ajudando a entrar em casas de Paris para roubar joias. É claro que, em algum momento, as situações vão se misturar, o que dá a Um Gato em Paris medidas iguais de aventura e humor.

E então, gostou da seleção? Viu algum filme que mostra de forma bem bacana a amizade entre pessoas e animais? Deixe suas sugestões para a gente! 

Por Fabíola Cunha


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!