Publicada em 05/05/2014 às 14:29

Comente


No espaço: filmes que exploram outros planetas e usam o espaço como cenário

O desconhecido gera dúvidas e curiosidades. O espaço não é explorado apenas por cientistas, astronautas e pesquisadores. Os cineastas também se aventuram pelo vasto universo, além do planeta Terra.

Confira a lista do Cinema10.

Filme: Viagem à Lua (1902)

 
Um grupo de astrônomos parte em uma expedição rumo à lua. O pioneiro diretor George Méliès é responsável pelo filme, considerado o primeiro do gênero de ficção científica da história do cinema. A produção é baseada no livro Da Terra à Lua, de Júlio Verne.
 
Cineasta e também ilusionista, Méliès serve de inspiração para muitos diretores.  Inclusive, Martin Scorsese.  Em A Invenção de Hugo Cabret (2012), Scorsese presta homenagem aos grandes nomes do cinema e, claro, George Méliès está na lista.

Filme: Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995)

A equipe de três astronautas composta por Jim Lovell (Tom Hanks), Fred Haise (Bill Paxton) e Jack Swigert (Kevin Bacon) é enviada para uma importante missão. Mas problemas na aeronave coloca a vida deles em risco. Por isso, eles precisam elaborar uma estratégia para retornar com segurança.
 
Baseado no livro escrito por Jim Lovell e Jeffrey Kluger - Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, o filme dirigido por Ron Howard concorreu a nove categorias no Oscar® e ganhou duas, Melhor Edição e Melhor Som.

Filme: 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968)

 
Clássico do gênero, o épico dirigido por Stanley Kubrick marcou época. Na companhia do computador H.A.L. 9000, Dr. Dave Bownman (Keir Dullea) parte em busca do misterioso objeto enterrado na superfície lunar.
 
O filme concorreu a quatro estatuetas e ganhou uma, Melhores Efeitos Visuais.

Filme:  Gravidade (2013)

 
Já se imaginou à deriva no espaço? É exatamente o que acontece no filme dirigido por Alfonso Cuarón. Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) é uma engenheira talentosa e está em sua primeira missão. Após um grave acidente, ela se vê completamente sozinha para lidar com a situação. Agora, tudo só depende dela para salvar a própria vida.
 
Temas como solidão e medo são explorados na produção que concorreu a dez categorias no Oscar®, e levou sete.  Entre elas, a de Melhor Diretor.

Filme: Planeta dos Macacos (1968)

Após um acidente, uma equipe de astronautas acaba em um planeta em que os macacos formam a espécie dominante, e os humanos são oprimidos e escravizados.
 
Charlton Heston e Roddy McDowall estão no elenco da ficção científica. Planeta dos Macacos recebeu três indicações ao Oscar®, e ganhou uma estatueta honorária de Melhor Maquiagem.
 
O longa metragem teve quatro sequências: De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos (1973).  A produção também ganhou uma refilmagem, em 2011, dirigida por Tim Burton.

Filme:  Alien, o 8º Passageiro (1979)

 
A nave Nostromo recebe um pedido de socorro, vindo de um planeta desolado. Como não encontram sobreviventes, retornam para casa. Mas a tripulação não sabe que aquele lugar não estava tão vazio assim, e que acabam levando um passageiro indesejado com eles: um alienígena assustador que usa os humanos como hospedeiros para se reproduzir.
 
Foi a produção de Ridley Scott que deu fama à atriz Sigourney Weaver, na pele da corajosa Ellen Ripley. O filme concorreu a dois prêmios da Academia, e venceu na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
 
A história de Ellen Ripley contra seu maior medo ganhou sequências, mas a cadeira de direção foi ocupada por nomes diferentes. Em Aliens, O Resgate (1986), quem comandou o set de filmagem foi James Cameron. Já em 1992, foi a vez de David Fincher dirigir Alien 3. Por fim, em 1997, Jean-Pierre Jeunet dirigiu a última parte com Alien – A Ressurreição.

Filme: Prometheus (2012)

 
Ridley Scott aparece mais uma vez com a ficção-científica Prometheus. Uma tripulação viaja a um planeta distante e, pensa-se, desabitado a fim de descobrir mistérios sobre a origem da humanidade. Lá, a equipe de exploradores se depara com uma forma estranha de vida, capaz de infectar e matar seres humanos, e usá-los como hospedeiros para se reproduzir.
 
A história soa familiar, não? Apesar de muitos acharem que o filme narra os fatos que antecedem à história de Alien, o 8º Passageiro, o próprio diretor desmentiu. 
Noomi Rapace interpreta Elizabeth Shaw, líder da exploração. O elenco também traz Michael Fassbender no papel do androide David; Idris Elba como Jake, o capitão da nave, e Charlize Theron, supervisora da expedição. 

Filme: Planeta Vermelho (2000)

 
Marte sempre despertou curiosidade. Na produção dirigida por Antony Hoffman, astronautas buscam soluções no planeta vermelho para salvar a Terra, que está com seus dias contados.
 
Carrie Anne Moss e Val Kimer fazem parte do elenco da aventura sobre a primeira missão tripulada rumo ao planeta Marte. Eles contam também com AMEE, um robô com capacidade de realizar várias tarefas. Mas a tecnologia que deveria ser usada a favor, mostra-se perigosa.

Filme: Missão: Marte (2000)

 
No mesmo ano, o filme dirigido por Brian De Palma narra o acidente envolvendo a primeira missão tripulada cujo objetivo era explorar Marte. Depois do episódio, uma equipe de resgate é enviada para procurar sobreviventes e possíveis respostas para o que aconteceu. 

Filme: Solaris (2002)

 
O psicólogo Chris Kelvin (George Clooney) é enviado para investigar o comportamento estranho de uma equipe em uma estação de pesquisa que orbita um planeta misterioso, Solaris. Ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que levou os cientistas a agirem daquela forma, ele se depara com a dolorosa lembrança da perda de seu grande amor.
 
O filme, dirigido por Steven Soderbergh, é a versão americana de Solaris. Antes, em 1972, o russo Andrei Tarkovsky levou a história aos cinemas.  

Filme: Armageddon (1998)

 
Quem não se lembra de “I don´t wanna miss a thing”, a música da banda Aerosmith que transporta a memória para cena em que Liv Tyler (Grace Stamper) assiste ao desfecho da história. Os personagens principais são seu pai, Harry (Bruce Willis) e o seu namorado A. J. (Ben Affleck).
 
A equipe liderada por Harry é convocada para salvar a humanidade do asteroide que irá atingir a Terra.
 
A superprodução é dirigida por Michael Bay, e foi indicada a quatro prêmios da Academia.

Filme: Star Wars (1977)

 
George Lucas é nome obrigatório na lista. A saga Star Wars ultrapassa gerações e se mantém forte até hoje. Personagens marcantes como Darth Vader, Obi – Wan Kenobi, Yoda, Han Solo, princesa Leia, Luke Skywalker, Chewbacca e os droides R2-D2 e C – 3PO fazem parta da cultura pop.
 
A história que se passa em uma galáxia muito, muito distante parece longe de acabar. Star Wars - Episódio 7 está a caminho, mas agora quem assume o comando é J.J. Abrams. O capítulo marca o início de uma nova trilogia.

Filme: Jornada nas Estrelas (1982)

 
U.S.S. Enterprise é a única nave que pode enfrentar a força alienígena que se aproxima da Terra. No comando, capitão Kirk (William Shatner). Mas um imprevisto pode destruir a Enterprise e toda tripulação.
 
O projeto começou como uma série de TV, foi para tela grande e soma 13 títulos, contando os que estão em produção, as sequências que seguiram o filme da década de 1980 e também os da nova geração.
 
O Cinema10 listou apenas alguns filmes. E você, leitores? Qual é o seu favorito?
 
Por Jhennifer Moises

Mais matérias...

Comentários (1)

Deixar um comentário


Fox Slater comentou: os filmes que exploram o espaço são ruins aquele gravidade é muito chato! 07/05/2014 | Responder
Daniel respondeu: não fala besteira! 07/05/2014