Os maiores reis e rainhas do cinema

Publicada em 22/04/2014 às 08:00

Comente

A monarquia é fonte de inspiração para os cineastas. As trajetórias de reis e rainhas que marcaram a história viraram roteiros cinematográficos e foram parar nas telas dos cinemas.

Os monarcas listados abaixo se destacam por suas atitudes de bravura, crueldade, inteligência, perseverança. Ou simplesmente pelo carisma ou mistério que os cerca.
 
Confira a seleção feita pelo Cinema10:

Rei Luís XIV

 
Leonardo DiCaprio dá vida a dois personagens. Um deles se torna o rei da França, o cruel Luís XIV, que não liga para situação em que o país se encontra, mas não deixa suas estravagâncias de lado. O outro é um homem misterioso fadado a uma máscara que o aprisiona. A produção ainda conta com os atores John Malkovich, Gérard Depardieu e Grabriel Byrne como os três mosqueteiros. O filme é dirigido por Randall Wallace, o mesmo diretor de Coração Valente.

Rainha Branca e Rainha de Copas

Filme: Alice no País das Maravilhas (2010)
 
A produção em 3D dirigida por Tim Burton traz Anne Hathaway no papel da Rainha Branca. A atriz interpreta a excêntrica personagem que ajuda Alice (Mia Wasikowska) na luta contra o Jaguadarte e a Rainha Má. 
 
Estridente, mandona e histérica.  A versão da Rainha de Copas interpretada por Helena Bonham Carter comanda um reino marcado pelo medo. Para quem desobedecer suas ordens, o destino é um só: perder a cabeça, literalmente.
 
O filme também é estrelado por Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco. A produção da Walt Disney Picturers já tem uma continuação prevista para chegar às telas dos cinemas americanos em 2015, Alice no País das Maravilhas 2.

Rainha Má

 
Charlize Theron foi a atriz escalada para viver a temível Rainha Má. Obcecada pela beleza e pela juventude, a maldosa rainha não suporta a ideia de que outra mulher seja mais bela. Ao saber que Branca de Neve (Kristen Stewart) é mais bonita do que ela, ordena que a jovem seja aniquilada. Mas o caçador escolhido para tal tarefa (Chris Hemsworth) acaba virando seu protetor.
 
Branca de Neve e o Caçador foi indicado a dois Oscar®, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Visuais.
 
O filme terá uma continuação que está prevista para 2015. No entanto, o diretor Rupert Sanders não retornará como diretor após o envolvimento amoroso dele com Kristen Stewart. Na época, ele era casado. E ela era namorada do ator Robert Pattinson. 

Rei Leónidas I

Filme: 300 (2006)
O rei Leónidas (Gerard Butler) é destemido, guerreiro e leal. Para proteger Esparta e seu povo, ele enfrenta o exército poderoso dos invasores persas comandados por Xerxes (Rodrigo Santoro) com um grupo de 300 homens. O filme é uma adaptação do graphic novel de Frank Miller, e a direção é de Zack Snayder.
 
300 ganhou uma continuação, 300: A Ascensão do Império. Mas, dessa vez, sem Gerard Butler e nem Zack Snyder. O longa traz Rodrigo Santoro novamente como Xerxes. E a direção é do israelense Noam Murro.

Rainha Elizabeth I

Filme: Shakespeare Apaixonado  (1998)
A atriz britânica Judi Dench só aparece por, aproximadamente, oito minutos no filme. Mas o pouco tempo na tela não atrapalhou em nada. O desempenho como Rainha Elizabeth I, que na trama permite a presença de mulheres em peças de teatro, foi o suficiente para levar a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar® de 1999. O filme recebeu 13 indicações no total e ganhou sete, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow (Lady Viola).

Rei George VI

Filme: O Discurso do Rei (2010)
Após a morte do pai George V (Michael Gambon) e da abdicação do Reio George VII (Guy Pierce), Bertie (Colin Firth) é coroado George VI da Inglaterra. Tudo acontece de forma repentina, o que só aumenta a insegurança de Bertie – causada, principalmente, pela gagueira que o aflige. Por isso, ele precisa do apoio de sua mulher Elizabeth (Helena Bonham Carter) e do fonoaudiólogo Lionel Logue (Geoffrey Rush). O filme dirigido por Tom Hooper competiu por onze estatuetas, e venceu em quatro categorias no Oscar®: Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator (Colin Firth).
 
Baseado uma história real, o filme narra a trajetória do rei ao superar sua insegurança para tornar-se a voz de uma noção. 

Aragorn

Filme:  O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
 
O filme que encerra a trilogia de Senhor dos Anéis também marca a consagração do heroico personagem Aragorn (Viggo Mortensen), líder do exército cuja função é garantir que o anel chegue ao seu destino. Para isso, ele e seus homens lutam contra Sauron (Sala Baker).

Rei Ludwig

Filme: Ludwig – O Último Rei da Bavária (1972)
 
A queda do império da Bavária condiz com a decadência da imagem do rei Ludwig II (Helmut Berger). À medida que o país sucumbe a seus problemas sociais e desgaste político, Ludwig afunda em sua própria loucura.
 
Quem assina a direção é o aclamado Luchino Visconti, diretor italiano responsável por clássicos como Morte em Veneza (1971). 
 
Ludwig – O último rei da Bavária foi indicado ao Oscar® de Melhor Figurino.

Príamo, Menelau, Agamenon e Helena

Filme: Tróia (2004)

Ele comanda Tróia. O rei Príamo (Peter O’Toole) é pai do príncipe Heitor (Eric Bana), com quem conta para defender a cidade cercada de muralhas, e de Páris (Orlando Bloom) cuja paixão por Helena (Diane Kruger), rainha de Esparta, será responsável por destruir uma civilização.
 
O rei Menelau (Brendan Gleeson) não contém sua indignação ao ter sua preciosa esposa Helena roubada por Páris. O nome da família é manchado e, assim, uma guerra é iniciada.
 
Agamenon (Brian Cox), para defender a honra do irmão Menelau, une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta. Mas sua ganância pelo poder de controlar um grande império torna-se maior.
 
A beleza de Helena hipnotiza Páris, e o sentimento que um nutre pelo outro cresce a cada instante. Os dois fogem para Tróia, dando início a Guerra de Tróia. O desfecho da história revela-se trágico.

Elizabeth II

 Filme: A Rainha (2006)
 
O filme retrata como a rainha Elizabeth II (Helen Mirren) lidou com os eventos após a morte da princesa Diana em um trágico acidente de carro em Paris. Com direção de Stephen Frears, o filme faz um retrato intimista de uma das figuras mais austeras da realeza britânica.
 
A atuação de Helen Mirren agradou a Academia, e garantiu a atriz inglesa o Oscar® de Melhor Atriz. No total, A Rainha recebeu seis indicações. 

Maria Antonieta

Filme: Maria Antonieta (2006)
O retrato da jovem monarca é levado aos cinemas pelas mãos da diretora Sophia Coppola. O filme narra a história de Maria Antonieta (Kirsten Dunst) desde seu casamento com o Rei Luís XVI (Jason Schwartzman), aos 15 anos, até o fim de seu reinado.
 
Maria Antonieta descortina as tristezas de uma adolescente melancólica, isolada, compulsiva e imatura devido a pouca idade, o que leva a um comportamento extravagante e acaba selando o fim de sua história. O filme ganhou o Oscar® de Melhor Figurino.

Cleópatra

Filme: Cleópatra (1963)
 
Os olhos cor de violeta da atriz Elizabeth Taylor deram vida a Rainha do Nilo. O poder de sedução implacável e a beleza de Cleópatra atraem Marco Antônio (Richard Burton) e Júlio César (Rex Herrison), dois grandes soldados do exército de Roma.  Um enredo de intrigas, poder e traição capaz de mudar o destino de todos.
 
Épico, grandioso e clássico são os adjetivos que definem essa produção de 1963 que narra os triunfos e o declínio da poderosa Cleópatra. Além disso, é considerado um dos filmes mais caros da história. Na época, orçamento de US$ 44 milhões (equivalente, segundo cálculos atualizados em 2013, a US$ 325 milhões) preocupou a Fox.
 
Cleópatra foi indicado em nove categorias no Oscar® de 1964.

Elizabeth

Filme: Elizabeth (1998)
Os primeiros anos do reinado de Elizabeth I (Cate Blanchett) são o foco do filme dirigido por Shekhar Kapur. A produção narra as dificuldades que a rainha enfrenta para aprender a lidar com a monarquia. O filme concorreu a sete categorias no Oscar® de 1999 e ganhou uma, Melhor Maquiagem.

Elizabeth I

Filme: A Era de Ouro (2007)
 
Mais uma vez, a atriz australiana Cate Blanchett representa a rainha Elizabeth I. Aqui, a história mostra uma monarca mais madura e capaz de lidar com as crises no fim de seu reinado: intrigas da corte, decepções amorosas, tentativas de assassinato e a Armada Espanhola.

Rainha Vitória

Filme: A Jovem Rainha Vitória (2009)
 
Com apenas 17 anos, rainha Vitória (Emily Blunt) precisa lutar pelo trono e contra as turbulências dos primeiros anos de reinado. Em meio ao fogo cruzado, pois todos a sua volta querem tirar vantagem – especialmente o seu conselheiro Conroy (Mark Strong) e sua mãe, a duquesa de Kent (Miranda Richardosn). Além disso, a jovem rainha apaixona-se pelo príncipe Alberto (Rupert Friend).  A direção é de Julian Fellowes.
 
O filme ganhou um Oscar®: Melhor Figurino.

Rainha Olímpia, Rei Filipe II e Alexandre

Filme: Alexandre (2005)
 
Filho de Olímpia (Angelina Jolie) e Filipe (Val Kilmer), reis da Macedônia, Alexandre (Colin Farrell) é um grande conquistador de territórios e obtém o império mais vasto do mundo.  O filme aborda diversos aspectos da vida de Alexandre: suas conquistas amorosas, a relação com os pais e as habilidades militares que o elevaram a condição de grande imperador. Quem assina a direção é Oliver Stone, e o elenco traz nomes como Anthony Hopkins e Jared Leto. 

Henrique VIII

Filme: A Outra (2008)
 
As irmãs Anne Bolena (Natalie Portman) e Mary Bolena (Scarlett Johansson) disputam o amor do rei da Inglaterra, Henrique Tudor (Eric Bana). Elas pertencem a uma família ambiciosa que deseja uma posição na corte a qualquer custo. O que, inicialmente, tratava-se de um plano de ascensão social torna-se um jogo perigoso de sedução e de traição. A relação de Anne e Mary deteriora-se, e a competição pela afeição do rei fica cada vez mais acirrada.

Maria Antonieta

Filme: Adeus, Minha Rainha (2011)
Maria Antonieta (Diane Kruger) aparece novamente, mas sob um olhar diferente.  Sidonie (Léa Seydoux) é admiradora da jovem rainha e está sempre ao seu lado, nem mesmo a notícia da queda da Bastilha, que esvazia o palácio, afasta Sidonie de Maria Antonieta. 
 
O que vocês acham? Faltou algum rei ou rainha na lista? Enviem suas sugestões.
 
Por Jhennifer Moises

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!