Os melhores filmes de Quentin Tarantino

Publicada em 16/07/2011 às 09:00

Comente

Nascido em 1963, Quentin Tarantino iniciou sua carreira fazendo pontas em diversos filmes e também fazendo o Curso de Direção do Sundance Institute. O polêmico diretor é criticado por plagiar ideias, cenas e até diálogos de outros filmes. Mas é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90. Em sua curta carreira como cineasta, é um dos melhores da atualidade.

Confira a lista dos melhores filmes de Quentin Tarantino:

Cães de Aluguel (Reservoir Dogs - 1992)

casa de aluguel

Uma gangue de ladrões, fugindo de um assalto bem-sucedido, encontra-se em um armazém. O problema é que a polícia está atrás deles, e cada um começa então a desconfiar que possa haver um traidor no grupo. O filme tem uma montagem que mostra as cenas no armazém intercalando-se com flashbacks da preparação para o crime, até um final surpreendente. Roteiro inteligente, na ótima estreia de Quentin Tarantino na direção.

Indicado ao Independent Spirit Awards como melhor diretor.
 
Saiba mais sobre o filme Cães de Aluguel.

Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction - 1994)

Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction - 1994)

Três histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma, conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma violenta sequência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Por último, conhecemos Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos. Vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após.

Ganhou o Oscar de melhor roteiro original, Globo de ouro de melhor roteiro, Bafta de melhor roteiro original, Independent Spirit Awards como melhor diretor, e melhor roteiro e Palma de ouro no Festival de Cannes.

Saiba mais sobre o filme Pulp Fiction - Tempo de Violência.

Kill Bill - Volume 1 (Kill Bill: Vol. 1 - 2003)

Kill Bill - Volume 1 (Kill Bill: Vol. 1 - 2003)

Um dos melhores e mais divertidos filmes de ação dos últimos e muitos anos, Kill Bill conta a historia de Beatrix Kiddo, vulgo “a noiva” vivida por Uma Thurman. Traída e quase morta no dia de seu casamento, a assassina de elite acorda após ficar quatro anos em coma. Uma faz parte de uma organização de assassinos no filme, e leva um tiro em sua cabeça quando Bill descobre que ela vai se casar com outro e pretende abandonar tudo, alem de ser baleada em pleno treinamento do casamento Beatrix ainda estava grávida de Bill.

O filme é uma homenagem ao cinema oriental, com cenas de pura pancadaria. O ponto forte do primeiro filme são as cenas de ação e a trilha sonora, além de serem usados em algumas cenas, cortes e closes rápidos de câmeras lembrando series japonesas dos anos 80. Kill Bill gerou muita discussão. A reação dos críticos ao filme foi altamente positiva.

Saiba mais sobre o filme Kill Bill - Volume 1.

Kill Bill - Volume 2 (Kill Bill: Vol. 2 - 2004)

Depois de ajustar contas com as suas ex-colegas do esquadrão assassino,O-Ren Ishi (Lucy Liu) e Vernita Green (Vivica A.Fox), liquidando-as com todo o sangue frio em Kill Bill - Volume 1, a Noiva, continua a sua busca por justiça. Agora, com duas baixas na sua lista negra, ela tem mais três nomes a matar – primeiro Budd (Michael Madsen) depois Elle Driver (Daryl Hannah) e finalmente terá de se deslocar ao México para o golpe final: eliminar, “o osso mais duro de roer”, Bill (David Carradine). Neste Kill Bill Vol. 2 além de acompanharmos a Noiva na sua sangrenta jornada, Tarantino apresenta-nos o cruel mestre de artes marciais que ensinou Bill e dá-nos a conhecer igualmente o homem que o criou, um chulo manhoso do Terceiro Mundo chamado Esteban.

Saiba mais sobre o filme Kill Bill - Volume 2.

Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds - 2009)

Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds - 2009)

Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde muda de nome e assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente conhecido pelos alemães como os "Os Bastardos", o grupo de Raine se junta à atriz alemã e agente secreta Bridget Von Hammersmark em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio.

Indicado ao Oscar como melhor roteiro original, ao Globo de Ouro como melhor diretor e melhor roteiro.
 
Saiba mais sobre o filme Bastardos Inglórios.

Django Livre (Django Unchained - 2013)

Django Livre (Django Unchained - 2013)

Ambientado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, Django Livre é estrelado por Jamie Foxx como Django, um escravo cujo histórico brutal com seus ex-senhores o coloca cara a cara com o caçador de recompensas alemão, dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está no encalço dos sanguinários irmãos Brittle, e Django é o único que pode levá-lo à sua recompensa. O heterodoxo Schultz compra Django com a promessa de alforriá-lo assim que capturar os Brittle – mortos ou vivos. Aperfeiçoando suas habilidades vitais de caça, Django permanece focado em um único objetivo: encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), a esposa que ele havia perdido para o tráfico de escravos há muito tempo.

Saiba mais sobre o filme Django Livre.


Por July Moreira


Mais matérias...

Comentários (7)





Felipe Mello comentou: Tarantino vai ser lembrado como um dos gênios do cinema, seus filmes são memoráveis e salva, um pouco, o atual cinema americano.

Top Tarantino

Kill Bill - Volume 1
Kill Bill - Volume 2
Cães de Aluguel
Django Livre
Jackie Brown
À Prova de Morte
Pulp Fiction
Bastardos Inglórios
17/08/2014 | Responder

edmilson comentou: Falto os ja citados ai acima só isso,e mesmo os que ele só escreveu o roteiro tem que estar na lista sim. Nota
21/04/2012 | Responder

Amanda Oliveira comentou: Excelente Diretor, ótima matéria, aliás. Bom tirando Kill Bill que particularmente não gostei muito, Cães de Aluguel e Bastardos Inglórios, são os melhores sem comentários pra esses dois, e sem comentários pra Quentin Tarantino muito bom. Nota
10/10/2011 | Responder

Lu!G! comentou: Faltou A Prova da Morte, e Rebecca, estes filmes que você falou, o Tarantino só foi roteirista! Nota
26/08/2011 | Responder

Eduardo comentou: O filme que eu mais gostei de Tarantino foi Bastardos Inglórios mesmo. Ótimo diretor, ótimo post. Nota
01/08/2011 | Responder

Rebecca comentou: Amo o Quentin Tarantino! Sem dúvida, o melhor diretor dos últimos tempos. Mas você poderia ter expandido essa matéria um pouco mais, não? Onde estão os outros filmes dele, como Um Drink no Inferno e Amor à Queima Roupa? E até os mais recentes da sequência Grind House, que são uma homenagem perfeita aos clássicos de terror e ação! Nota
18/07/2011 | Responder
Felipe Mello respondeu: Drink no Inferno e Amor à Queima Roupa não são filmes do Tarantino(em direção). O primeiro é do Robert Rodriguez e o segundo é do Tony Scott. 17/08/2014


Victor comentou: Quentin Tarantino é um ótimo diretor, matéria muito criativa, muito boa. Valeu! Nota
16/07/2011 | Responder