Publicada em 07/04/2009 às 13:49

Comente


Por que não temos uma indústria cinematográfica no Brasil?

 


Por que será que não temos uma grande indústria cinematográfica no Brasil? O que falta? Será que cinema Brasileiro é lucrativo?

Vamos começar esta matéria voltando um pouco no tempo, sabemos que na década de 80 o governo cortou a verba que destinava ao cinema, desta forma o cinema quase foi instinto do Brasil e muita gente parou de “mamar” nas tetas do governo enquanto produzia porcaria. Mais para ajudar o cinema o governo lançou em 1993 a lei que permitia que qualquer empresa do Brasil deduza de seu imposto de renda o dinheiro investido em filmes nacionais. Mais será que só é possível produzir filmes no Brasil com o apoio de empresas como “Petrobrás”?

O Brasil hoje conta com um público de mais de 10.000.000 de espectadores, mais será que esse público também assiste filme brasileiro? A resposta é sim! Tiramos o exemplo pelo filme “Se eu fosse você 2” que já levou mais de 5.000.000 de espectadores ao cinema. O filme de Daniel Filho gastou menos de 7 milhões de reais para ser produzido e já está com lucro superior à 50 milhões de reais! Por que outras empresas não seguem o mesmo exemplo?

Além de “Se eu fosse Você” temos outros sucessos de crítica e público como: “Dois filhos de Francisco, Cidade de Deus, Carandiru, etc...”

O brasileiro é um público exigente, não adianta o cinema brasileiro produzir qualquer porcaria e achar que as salas do cinema ficarão lotadas por patriotas que estão dispostos há passar duas horas assistindo qualquer porcaria apenas para ajudar seu país. A solução não está em produzir qualquer coisa e sim em produzir filmes de qualidade, pois já mostramos que somos capazes disso.

No Brasil se escuta muito falar que temos a melhor televisão do mundo, isso significa que temos bons atores, bons diretores, bons câmeras, bons roteiristas. Acho que pra um país que já tem tanta experiência em televisão deveria ser bem mais fácil e rápido fazer uma migração de parte dos profissionais da TV para o cinema. Concordam comigo?

Cada dia o cinema mundial está mais “aberto”, o público internacional está assistindo e aceitando cada vez mais produções que são feitas fora de Hollywood, tanto que o filme mais premiado no Oscar de 2009 foi a produção indiana “Quem quer ser um milionário?”. Quem sabe o destaque do Oscar 2010 seja um filme brasileiro???

Por Marcos Magalhães


Mais matérias...

Comentários (1)

Deixar um comentário


larissa de souza comentou: é verdade!!! Nota 10 27/09/2011 | Responder