Publicada em 05/11/2016 às 16:40

Comente


Rainha Elizabeth II: um reinado no cinema e TV 


Rainha Elizabeth II na juventude e agora, aos 90 anos
 
A Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, tornou-se a rainha com mais tempo no poder - atualmente são 64 anos de reinado. Ela assumiu jovenzinha, com 26 anos e desde então tem sido retratada no cinema, em séries e peças de teatro seja de forma respeitosa ou muito debochada. 

The Crown

Claire Foy The Crown
Claire Foy em The Crown 
 
A série The Crown, da Netflix, chegou neste fim de semana, o primiero de novembro, com a ambição de contar de forma romanceada toda a história de seu reinado.  A expectativa é que sejam feitas seis temporadas, cada um dedicada a uma década, até chegar aos dias atuais.
 
A princípio, é a atriz Claire Foy que assume o papel, mostrando a rainha em seus 20 e poucos anos, quando assumiu o trono após a morte de seu pai.      
 

A Rainha

Helen Mirren A Rainha
 
No cinema e TV, a Rainha já está presente há muito tempo, notoriamente interpretada por Helen Mirren em A Rainha (com roteiro de Peter Morgan, também responsável por The Crown). Mirren venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo papel. No filme a monarca é mostrada à época da morte de Diana, ex-esposa de seu filho Charles. 
 
Mirren também interpretou a mesma personagem em uma peça teatral chamada The Audience. Além de Elizabeth II, ela intepretou Elizabeth I - a rainha mãe - e a Rainha Charlotte em As Loucuras do Rei George. 

 

 

Corra que a Polícia Vem Aí e Austin Powers

Jeanette Charles Austin Powers
 
Mas voltando à Rainha Elizabeth II, quem não se lembra da confusão causada pelo policial Frank Drebin em Corra que a Polícia Vem Aí, quando ele acidentalmente derruba a pobre monarca sobre uma mesa em um evento?
 
A personagem foi interpretada pela sósia Jeanette Charles, que acabou fazendo carreira como Elizabeth II nos cinemas em comédias. Ela também aparece em Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro

O Discurso do Rei

Freya Wilson O discurso do rei
Freya Wilson, à direita
 
Já em O Discurso do Rei, de 2010, Elizabeth II foi interpretada pela pequena Freya Wilson. O filme conta a história de George VI, papel que garantiu o Oscar de Melhor Ator a Colin Firth, e se passa nos anos 40, quando ela ainda era uma criança.
 
Seu pai, coroado quando o irmão abdicou do reino para se casar com uma americana divorciada (algo proibido na família real), teve que superar a timidez e a gagueira para conseguir reinar. A Rainha Mãe (que nunca foi realmente rainha) foi interpretada por Helena Bonham Carter, indicada ao Oscar pelo papel. 
 

Saturday Night Live

 
Fred Armisen
Fred Armisen, Elton John e Bill Hader
 
Até mesmo a animação Family Guy teve sua vez de retratar a atual rainha. E quem dublou foi ninguém menos que Cate Blanchett. Curiosamente, a atriz já interpretou uma outra famosa Elizabeth, a Rainha Virgem, que reinou na segunda metade do século 16.
 
Até mesmo o Saturday Night Live já trouxe a monarca de forma nada lisonjeira. O comediante Fred Armisen a interpretou em várias ocasiões, incluindo ao lado de Elton John.
 
Gosta de filmes e séries que retratam a família real britânica? Saiba mais em nossa seção de filmes sobre rainhas e filmes de biografia
 
Por Fabíola Cunha

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!