Superman através dos tempos

Publicada em 19/07/2013 às 00:25

Comente

O Superman é uma criação dos artistas Jerry Seagal e Joe Shuster (na época ainda estudantes), ambos de Ohio, nos Estados Unidos. O personagem foi vendido para a DC Comics (até então Detective Comics) tendo sua primeira aparição ocorrida em junho de 1938, no primeiro número da Revista Action Comics.

O Homem de Aço trazia em si a “materialização” do eterno desejo da humanidade de ser invencível, extremamente forte e capaz de voar. Dois anos depois estreava The Adventures of Superman, no rádio, quando diferentes locutores narravam as aventuras do herói para milhares de ouvintes.
 
Em seguida, foi a vez do Homem de Aço ganhar notoriedade na TV e no cinema. Somando todos os trabalhos conhecidos, nove atores já deram vida ao herói. Isso sem contar os atores que interpretaram Clark Kent em sua infância e adolescência. Da mesma forma, várias atrizes já interpretaram Lois Lane, seu grande amor. Vamos olhar de perto todas as aparições deste super herói de mais de 70 anos de história.
 
Action Comics #1: Primeira aparição

AS PRIMEIRAS SÉRIES

Superman (1948) 


Dividida em 15 episódios curtos, é a primeira aparição do Homem de Aço na TV. Conta a história de sua chegada na Terra, seu emprego como repórter no Planeta Diário e o primeiro encontro com a jornalista Lois Lane (Noel Neill).

 
O herói era vivido por Kirk Alyn. Americano filho de pais húngaros, Alyn iniciou sua vida artística participando de musicais da Broadway e já tinha 37 anos quando foi convidado a viver o herói na série de TV: Os produtores o acharam muito parecido com o herói dos quadrinhos. 
 

Atom man x Superman (1950) 

O sucesso da primeira série fez surgir a segunda: “Atom man x Superman” estreou em 1950, mantendo o elenco original de “Superman” e incluindo Lyle Talbot como o vilão Lex Luthor. 
 
Noel Neill estava de volta como Lois Lane. A primeira atriz a interpretar a jornalista mais famosa do mundo dos quadrinhos nasceu em 1920, em Minnesota, onde mora até hoje. Em 2003 lançou um livro de memórias em parceria com o autor Larry Thomas Ward. Curiosamente o pai de Noel Neill também era jornalista.
 

CINEMA

Superman and the Mole Men (1951)

Direção: Lee Sholem
 
Com o sucesso da TV, era esperado que o herói ganhasse seu primeiro longa. O filme “Superman and the Mole Men”, de 58 minutos, foi filmado em uma quinzena e serviu como teste para a nova série de TV. Mais elaborada, “The Adventures of Superman” tinha episódios que variavam entre 22 a 25 minutos e popularizaram a famosa chamada: “Mais rápido que uma bala. Mais forte que uma locomotiva. Capaz de saltar sobre os prédios mais altos com um simples pulo. É um pássaro? É um avião? Não! É o Super-Homem!”.
 
O longa conta como Clark Kent e Lois Lane , ao serem mandados para uma pequena cidade petrolífera acabam descobrindo o mundo subterrâneo dos Mole Men.
 
Lois foi interpretada por Phyllis Coates. Seu nome de batismo, no entanto, era Gypsie Ann Evarts Stell, ganhando mais tarde o apelido de “Gipsy” (“Cigana”, em inglês). Gipsy não conquistou o destaque de sua antecessora, Noel Neill, que retornou ao papel na série da TV na segunda temporada.
 
George Reeves atuou tanto no filme quanto na série. Nascido em 1914, na Califórnia, Reeves gostava de música e boxe. Atuou em filmes de sucesso como “E o vento levou” e “Noites Argentinas”. Fez também uma aparição na famosa série “I Love Lucy”, como Superman, em 1957. Reeves chegou a dirigir três episódios completos de “The Adventures of Superman”, em 1958. A série chegou ao fim em 1959, após 104 episódios.
 
Reeves foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, em 16 de junho do mesmo ano. Surgiram rumores sobre um suposto assassinato, por causa de determinadas evidências encontradas em seu quarto. A suspeita ganhou força porque Reeves supostamente mantinha uma relação amorosa com Toni Mannix, casada com um dos executivos da Metro-Goldwyn-Mayer Studios (MGM). A hipótese, porém, jamais foi comprovada, e a polícia deu como “suicídio” a causa de sua morte.
 

Super Homem: O Filme (1978)

Direção: Richard Donner
 
A mais famosa adaptação do Superman para as telas (e a preferida de muitos fãs até hoje) estreou em 1978. No longa, a história é recontada de maneira cronológica: seu início mostra Jor-El preparando o filho ainda bebê para mandá-lo à Terra e salvá-lo da destruição de seu planeta, Krypton. 
 
Adotado por Jonathan e Martha Kent, a criança recebe o nome de Clark. Após perder o pai adotivo, Clark decide ir em busca de sua origem. É no Ártico que ele se vê em uma espécie de fortaleza particular, onde pode conversar com seu pai biológico de maneira virtual, através de um holograma. Após anos de preparação ele está pronto para se assumir como Superman e voltar a Terra para ajudar a humanidade.
 

Superman / Christopher Reeve

Nascido em Nova Iorque, em 1952, Christopher Reeve é tido até hoje como o melhor Super Homem já adaptado para o cinema. Filho de uma jornalista e de um escritor, atuou em trabalhos pequenos em séries e novelas de TV até ser escolhido para o papel que mudaria sua vida. Ele deu vida ao herói em todas as sequências de Superman, de 1978 a 1987.
Tom Welling e Christopher Reeve em Smalville
 
Apesar de continuar trabalhando ativamente depois disso, Reeve voltou a ser destaque na mídia mundial em 1995, mas por um motivo infeliz: após um acidente enquanto andava de cavalo, o ator ficou tetraplégico. A ironia do acontecido chocou os fãs.
 
Ainda assim, o ator se manteve trabalhando e atuando em mais alguns trabalhos, chegando a participar de dois episódios de Smallville, no papel de Dr. Swann. Reeve faleceu em 2004, vítima de infarto. 
 

Lois Lane / Margot Kidder

A repórter do Planeta Diário trouxe fama internacional à atriz canadense Margot Kidder, mas as críticas não foram tão positivas quanto foram as feitas para seu colega de cena, Christopher Reeve.
 
Margot interpreta uma espevitada Lois Lane, um tanto quanto desastrada e por vezes emitindo gritinhos agudos e irritantes, diferente das independentes e decididas Lois Lane dos anos anteriores. Ainda assim a atriz participou ativamente dos dois primeiros filmes e fez aparições menores nos dois últimos da saga.
 
Margot teve problemas sérios durante a década de 90, quando teve de ser internada duas vezes por problemas psiquiátricos. Apesar disso, chegou a atuar em dois filmes de terror: O Palhaço Assassino e Halloween II, além de também participar de Smallville: As Aventuras do Superboy.
 

Os Kent / Glenn Ford e Phyllis Thaxter

O casal que decide adotar o menino Kal-El mesmo sem saber nada sobre sua origem é interpretado no longa por Gleen Ford e Phyllis Thaxter. Ambos já passavam dos 50 anos quando foram escolhidos para o papel e já tinham participado de diversas produções cada um.
 
Ford foi descoberto num programa de talentos de 1939 e a partir daí construiu uma carreira artística invejável, trabalhando em mais de 40 filmes, incluindo o famoso Gilda, de 1946.
 
Já Thaxter fez sua estréia no cinema em Trinta Segundos sobre Tóquio, em 1944 e participou de vários outros projetos até ser escolhida em 1978 para o papel de Martha Kent. Este foi também seu último grande trabalho, já que depois disso apareceu apenas em duas séries de TV. Ela morreu em agosto do ano passado, aos 93 anos.
 

 

Jor-El / Marlon Brando

Conhecido mundialmente por obras como O Poderoso Chefão, Último Tango em Paris e Don Juan de Marco, Marlon Brando é considerado um dos maiores atores de todos os tempos. Sua fala inicial no longa, enquanto se despede de seu filho, se tornou uma espécie de “mito”, decorado e repetido pelos fãs e utilizado novamente (graças à tecnologia) na adaptação de 2006: Superman Returns, mesmo após a morte do ator.
 
- Seu nome é Kal-El. Você é o único sobrevivente do planeta Krypton. Ainda que tenha sido criado como um humano, você não é um deles. 
 

Lex Luthor / Gene Hackman

Gene Hackman é detentor de dois prêmios Oscar da Academia. Nascido em 1930, foi sucesso de crítica ao interpretar o vilão Lex Luthor nos dois primeiros filmes da quadrilogia. A ironia dada ao personagem, assim como sua inteligência aguçada fizeram do vilão um verdadeiro sucesso e uma cópia fiel das HQs idealizadas no fim dos anos 30. Gene Hackman atuou também em sucessos como Inimigo do Estado e os Excêntricos Tenembauns.
 
Curiosidades:
 

- Mario Puzo, autor de O Poderoso Chefão, sucesso com Marlon Brando, também escreveu o roteiro do longa.

- Conta-se que Caetano Veloso, após assistir ao filme pela primeira vez, ficou encantado com a possibilidade de um homem poder mudar o curso da Terra apenas para salvar a mulher amada, assim como a questão filosófica que envolve o homem, o mundo masculino e o machismo, levando-o a compor a música “Super Homem: a canção” em parceria com Gilberto Gil.

- O filme ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais.

- Mais de 200 atores estiveram interessados no papel de Superman, incluindo Arnold Schwarznegger e Nick NolteChristopher Reeve foi um dos últimos a realizar os testes. 

- O teaser do filme foi feito às pressas. Com o filme ainda inacabado e já próximo de sua estreia e sem que nenhum trailer para divulgação tivesse sido finalizado, os produtores tiveram uma ideia simples e brilhante: colocaram uma câmera num avião para fazer imagens aéreas do voo. A reação da plateia não poderia ser mais receptiva: ficaram encantados e garantiram índices elevadíssimos de bilheteria quando o filme estreou.

Super Homem II: A aventura continua (1980)

Direção: Richard Lester
 
A tão aguardada continuação do filme de 1978 chegou dois anos depois, mantendo o elenco original, mas integrando novos vilões.
 
Aqui temos Lois Lane disposta a descobrir se Clark Kent é ou não Superman, chegando a arriscar a própria vida nas Cataratas do Niágara, para que ele a salve. Mas é o próprio herói que decide revelar a ela a sua verdade. E mais: ele desiste de seus poderes para poder viver com Lois como um homem real, mortal. O problema surge quando ele se vê diante de três vilões vindos do espaço.
 

General Zod, Ursa e Non

Os três criminosos que deixaram Krypton e que vêm à Terra, encontrando-se com Superman foram interpretados por Terence Stamp, Sarah Douglas e Jack O’Halloran. Terence Stamp tem uma carreira sólida e papeis de destaque no cinema há anos. Entre seus trabalhos mais recentes podemos citar Sim, Senhor e O Procurado.
 
Em O Homem de Aço (2013), o vilão Zod é interpretado pelo ator Michael Shannon.
 

 
Curiosidades
 
- O diretor Richard Donner, que já estava trabalhando no segundo filme quando desentendimentos o tiraram da trama, lançou sua própria versão do filme, duas décadas depois.

Superman III (1983)

Direção: Richard Lester
 
A ideia do terceiro filme é lançar uma dúvida no íntimo do herói, que se vê dividido entre o bom e ingênuo Clark Kent e o terrível Homem de Aço. O vilão do terceiro filme é um poderoso computador que pode dominar a Terra.
 
Apesar de o trailer vender o filme como o “melhor de todos” um filme beira uma comédia pastelão, principalmente com a presença de Richard Pryor no elenco.
 

Gus Gorman / Richard Pryor

A intenção do personagem era dar leveza à história, mas acabou ganhando fama de obsoleto. Apesar de alcançar o objetivo de ser engraçado, o personagem é tido como desnecessário, do tipo que poderia ser interpretado por qualquer um, além de não acrescentar nem marcar a trajetória do Homem de Aço nos cinemas.
 
O ator é conhecido por filmes como O Expresso de Chicago, Cegos, Surdos e Loucos e Os Donos da Noite, além de uma participação no primeiro filme dos Muppets, em 1979. O ator faleceu em 2005, aos 65 anos.

Lana Lang / Annette O’Toole

O terceiro filme também marca a aparição de Lana Lang, a garota pela qual Clark Kent era apaixonado na adolescência. A atriz Annette O’Toole fez diversas participações em series de TV que incluem: Lei & Ordem, Lie to Me e Grey’s Anatomy, além de também marcar presença em Smallville: As Aventuras do Superboy.

Ross Webster / Robert Vaughn

O multimilionário interpretado por Robert Vaughn foi muito comparado à Lex Luthor, mas não alcançou igual simpatia da crítica. O ator já integrou o elenco de diversos filmes, incluindo a comédia Joe e as Baratas. Assim como Annette O’Toole, Vaughn trabalha até hoje, fazendo participações em série de TV.

Superman IV: Em busca da paz (1987)

Direção: Sidney J. Furie
 
No quarto filme da franquia, temos Lex Luthor agindo novamente. A partir da estrutura molecular do herói, ele constrói uma espécie de cópia para confrontá-lo (interpretado por Mark Pillow). O confronto entre o herói e a criação de Luthor se torna uma ameaça mundial. Muitos consideram este o pior roteiro dos quatro.

DUAS DÉCADAS DE TV

Depois do lançamento (e do baixo rendimento) do quarto filme com Christopher Reeve, o cinema passou dezenove anos sem lançar outro longa com o herói. A TV, porém, exibiu três séries de sucesso, preenchendo - em parte - essa lacuna.
 

Superboy – 1988 - Série

Com 100 episódios e quatro temporadas, a série contou com a atuação de John Newton (de Desperate Housewives e O Mentalista) na primeira temporada e Gerard Christopher da segunda à quarta temporadas. Ele também escrevia e produzia os episódios.
 

Lois e Clark: As novas aventuras do Superman

Grande parte do público feminino fã do Homem de Aço aprovou a série Lois e Clark. Divertida e romântica, a série focava mais na relação entre os dois protagonistas do que todas as obras anteriores.
 
O super herói foi interpretado por Dean Cain. O ator tem um currículo extenso no cinema. Nascido em Michigan, é filho de uma atriz e um diretor de cinema e começou sua carreira ainda criança. Entre seus filmes mais conhecidos, podemos citar Amor por Acaso, de 2010, de direção do brasileiro Márcio Garcia, em que contracena com a atriz Juliana Paes. Atualmente, Dean Cain possui mais de 8 filmes em fase de pós-produção.
 
Teri Hatcher (Lois Lane), por sua vez, se desvencilhou da personagem dos anos 90 ao integrar o elenco de Desperate Housewives. A atriz também participou da animação de Neil Gaiman, Coraline e o mundo secreto.
 

Smallville – 2001 – Série 

A mais longa adaptação para a TV alcançou 10 temporadas e angariou fãs mais jovens ao fã-clube do Homem de Aço. A abordagem se concentrava em mostrar um Clark Kent jovem, com dúvidas naturais à sua idade, além do confronto gerado pelos poderes que já sabia possuir.
Smallville foi também a série que contou com a participação de Christopher Reeve, Annette O’Toole, Dean Cain e Margot Kidder, de forma a homenagea-los e trazer a atenção dos fãs de outras épocas para a série.
 
Aqui, o herói foi vivido pelo ator Tom Welling. Sua atuação foi elogiada pela crítica e ele chegou a concorrer o Emmi pelo trabalho. No cinema, é possível conferir a atuação de Tom em Doze é Demais 1 e 2, e também em A Névoa.
 
A série foi finalizada em 2011. Durou 10 anos e rendeu 217 episódios.

O RETORNO

Superman Returns (2006)

Direção: Bryan Singer
 
Contrariando a expectativa de muitos fãs que esperavam que o longa desse uma espécie de continuidade à série Smallville, o ator escolhido para interpretar o Homem de Aço foi Brandon Routh.
 
A história retoma em parte o segundo filme da franquia com Christopher Reeve. Assim, temos o retorno do super herói a terra, depois de anos de afastamento.
 

Bryan Singer

O diretor americano Bryan Singer tem em seu currículo grandes trabalhos de sucesso, incluindo Os Suspeitos (1995), X-Men (2000) e Operação Valquíria (2008), além de colaborar na produção de X-Men Primeira Classe. Para o teaser de Superman Returns a voz de Marlon Brando foi utilizada como narração para chamar a atenção dos fãs. A expectativa ao redor do filme cresceu ainda mais.
 

Superman / Brandon Routh

A atuação de Brandon lembra - e muito - a de Christopher Reeve. Fisicamente, as semelhanças também são enormes. A intenção nostálgica, porém, não poupou o filme de duras críticas por parte da imprensa e dos fãs do herói.
 
Apesar de este ter sido seu papel de maior destaque no cinema até agora, é possível conferir o trabalho de Routh também em Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), como um dos ex-namorados da personagem Ramona Flower e em Pagando Bem, que Mal Tem? (2008), como companheiro do personagem de Justin Long. Brandon é casado com a também atriz Courteney Ford.
 

Lois Lane / Kate Bosworth

A atriz californiana trabalhou em várias produções adolescentes antes de ser escolhida para o papel de Lois Lane, entre elas A Onda dos Sonhos (2002) e Um Encontro com seu ídolo (2004). Já em trabalhos mais sérios, podemos citar sua participação em Regras da Atração (2002) e Duelo de Titãs (2000). Seu primeiro trabalho de destaque foi em O Encantador de Cavalos, quando teve a oportunidade de trabalhar com Robert Redford. A bela namorou Orlando Bloom e Alexander Skarsgard, da série True Blood e foi duramente criticada por sua magreza excessiva.
 

Martha Kent / Eva Marie Saint

Quando o herói retorna à Terra, ele vai ao encontro de sua mãe adotiva, Martha Kent. Dessa vez interpretada por Eva Marie Saint. Desta vez, não há um ator escolhido para viver Jonathan Kent. Em uma das cenas entre mãe e filho, porém, é possível ver uma fotografia emoldurada sobre um piano, com a imagem de Glenn Ford (ator que interpretou o pai adotivo do herói na versão de 1978). Assim como foi feito com Marlon Brando, a intenção era homenagear a obra da década de 70. 
 

 
Eva atua desde a década de 40, mas a maioria de seus trabalhos são filmes feitos exclusivamente para a TV.

Lex Luthor / Kevin Spacey
O ganhador do Oscar de melhor ator por Beleza Americana (1999) interpretou Lex Luthor. Agradou, principalmente por saber medir exatamente a ironia, o humor negro e a maldade do personagem. Em sua carreira de sucesso, há vários filmes de destaque, incluindo Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) e A Corrente do Bem (2000), e mais recentemente a comédia Quero Matar Meu Chefe (2012).
 
Curiosidades:
 
- Tanto diretor quanto ator principal desejavam fazer uma sequência, mas a Warner Bros desistiu do projeto.
 
- Há uma piada no filme Ted (2012), de Seth MacFarlane, criticando o longa e protestando por o filme criar expectativas e quando finalmente estreou não agradou aos fãs ansiosos.
 
- Brandon Routh aparece como figurante no clipe “What a girl wants”, de Christina Aguilera.
 
- A atriz Kate Bosworth tem um olho azul e o outro castanho. A anomalia genética é conhecida como Heterocromia.

Homem de Aço (2013)

O Homem de AçoDireção: Zack Snyder

O último filme lançado sobre nosso herói chegou aos cinemas brasileiros em 2013. Recontando novamente a história desde o princípio, essa nova adaptação dá ao protagonista um uniforme novo, repaginado e moderno; além de um destaque importante a seus pais adotivos (aqui interpretados por Kevin Costner e Diane Lane), e um foco maior em sua infância e juventude. O longa tem na direção Zack Snyder e a colaboração de Christopher Nolan (da trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas), além de Hans Zimmer na composição musical. 
 

Zack Snyder

O diretor nunca negou que era fã do Superman, assim como de Smallville, que, segundo ele, é a melhor adaptação já feita para a TV da história do herói. Por isso fez questão de incluir em seu longa várias referências à série televisiva. Snyder é conhecido por adaptações importantes na última década, incluindo 300 (2006) e Watchmen (2009).
 

Superman / Henry Cavill

O ator britânico escolhido dessa vez tem diversas adaptações literárias entre seus trabalhos mais conhecidos: O Conde de Monte Cristo (2002), Tristão e Isolda (2006) e Stardust: O Mistério da Estrela (2007). As críticas foram mais gentis com o escolhido da vez. Diferentemente de seu predecessor, boa parte dos críticos americanos o elogiaram. Ainda assim, a maioria dos críticos não defende a ideia que esta seja a melhor adaptação já feita.
 

Lois Lane / Amy Adams

 
Amy já é um rosto conhecido em Hollywood. A atriz já ganhou as graças da Academia, recebendo duas indicações ao Oscar e já atuou em filmes muito variados, em que pode mostrar sua versatilidade, como é o caso de Dúvida (2008), O Vencedor (2010) e O Mestre (2012). Apesar de não parecer fisicamente com a personagem das HQs, a beleza de Adams é uma atração à parte. E Lois Lane já conquistou o direito de ter vários rostos (e cabelos) diferentes a cada adaptação.
 
Jonathan e Martha Kent / Kevin Costner e Diane Lane
 
Com destaque e influência maiores na narrativa desta vez, os pais adotivos do herói são vividos por Kevin Costner e Diane Lane. Ambos grandes conhecidos pelo público, que atuam desde o início da década de 80.
 
Costner é ganhador de dois Oscars: em 1991 ele levou as estatuetas de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme” por Dança com Lobos. Além disso coleciona projetos famosos como Robin Hood: O príncipe dos ladrões (1991), O guarda-costas (1992) e  O Mistério da Libélula (2002).
 
Já Diane Lane foi indicada a seu primeiro Oscar em 2002, por seu papel em Infidelidade, quando contracenou com Richard Gere – mas a vencedora foi Nicole Kidman por As Horas. A parceria com Gere se repetiu em 2008 quando ambos foram escalados para Noites de Tormenta, adaptação do livro de Nicholas Sparks. Outros trabalhos de destaque são Sob o sol de Toscana (2003) e Secretariat - Uma História Impossível (2010).
 

Jor-El / Russel Crowe

Com este novo filme, voltamos a ver o pai biológico do herói, dessa vez interpretado por Russel Crowe. Diferentemente do antecessor que preferiu utilizar a tecnologia e trazer Marlon Brando de volta às telas. O ganhador do Oscar de melhor ator em 2001 por Uma Mente Brilhante tem vários trabalhos de sucesso no currículo: Gladiador (2000), Rede de Mentiras (2008) e mais recentemente interpretou o vilão Javert na nova adaptação do clássico francês Os Miseráveis.

General Zod / Michael Shannon

O filme marca também a volta do vilão Zod, que vem à Terra em busca de Kal-El, o Superman. Dessa vez com Michael Shannon no papel. Você vai se lembrar dele por The Runaways: Garotas do Rock (2010) e Foi Apenas um Sonho (2008). O ator também participou de Vanilla Sky (2001) e mais recentemente de O Abrigo (2011).
 
Curiosidades:
 
- Henry Cavill contou em entrevista que estava jogando videogame quando recebeu a ligação confirmando sua escolha. O ator disse que pensou em não atender ao telefone para não interromper o jogo.
 
- Amy Adams foi mais uma que já apareceu em episódios de Smallville. A atriz deu vida a personagem Joddi Melville.
 
A sequência de Homem de Aço pode sair em 2014, com os mesmos atores. Ao que tudo indica, a história do herói, já tantas vezes recontada, parece não se esgotar nunca: o mundo parece ainda precisar (e querer acreditar) no Super Homem.
 
Por Eliana Figueiredo

Mais matérias...

Comentários (8)





Laura Justino de Sene comentou: Inesquecível o Christhpher Reeve!!!!! Ficará na história do cinema. Amo demais!!!! Por mais que tentem fazer outros filmes, não conseguirão superá-lo. 07/01/2015 | Responder

Mister 10 comentou: Os filmes do Superman Todos são bons filmes álem de bom,é maravilhosos!! 04/08/2013 | Responder

Mister 10 comentou: Máteria muito boa mesmo,fala quase tudo do superman 04/08/2013 | Responder

Wilken Vieira comentou: Clássico é clássico apesar de o 2013 ser bem legal prefiro o 1978. 22/07/2013 | Responder
Renato B. Dw respondeu: é mesmo 04/08/2013


Angélica De Oliveira Leite comentou: Christopher Reeve deixa saudades !!! 22/07/2013 | Responder
Renato B. Dw respondeu: infelismente 04/08/2013


Lucas Zamim comentou: Bons filmes, mas para mim Superman: Homem de Aço (2013) foi o melhor. 22/07/2013 | Responder
Renato B. Dw respondeu: é 04/08/2013


Vivian comentou: Adorei a matéria!Alem de falar sobre os filmes,também demostra curiosidades!Sem duvida os filmes do Superman são ótimos,sem excessão! 21/07/2013 | Responder
Renato B. Dw respondeu: é,tem muita razão 04/08/2013


FilipTheCritic comentou: Muito boa a matéria, sem dúvida tivemos bons filmes do Superman, contando com o de agora...:D 21/07/2013 | Responder
Renato B. Dw respondeu: isso mesmo 04/08/2013