Publicada em 23/03/2016 às 23:35

Comente


Tudo o que você precisa saber sobre Batman vs Superman: A Origem da Justiça



Quem vai vencer? Essa é a grande pergunta em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que finalmente chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (24 de março). É uma batalha épica entre dois grandes super-heróis vindos das histórias em quadrinhos da editora DC Comics, que planeja como a concorrente Marvel, fincar de vez seus pés no terreno cinematográfico. É por isso que o Cinema10 preparou uma matéria especial com diversas curiosidades com tudo o que você precisa saber sobre Batman vs Superman: A Origem da Justiça!

O motivo da rixa entre Batman e Superman



Superman / Clark Kent (Henry Cavill), vindo do planeta Krypton, tem sido o messias de Metrópolis e acabou deixando de questionar se a humanidade realmente precisa de sua ajuda. Ele terá pela frente o vigilante Batman / Bruce Wayne (Ben Affleck), de Gotham City, que não tem visto com bons olhos as ações do Homem de Aço, principalmente depois de testemunhar como Metrópolis ficou quando Superman enfrentou o general Zod (Michael Shannon). Outro que não gosta das atitudes do alienígena é o bilionário Lex Luthor (Jesse Eisenberg), um sociopata que compartilha muitos ideais empresariais com Wayne.

Para Batman, o poder corrompe muitos e Superman pode ser um deles e por isso precisa ser detido. Enquanto isso, Kent investiga para o jornal onde trabalha, a contragosto do chefe, uma história sobre as atividades de Batman em Gotham, sem imaginar que o Homem-Morcego na verdade está na sua cola. O embate entre os heróis é de forças, claro, mas também é de personalidades e pontos de vista bem discrepantes, em especial no que diz respeito sobre o que é melhor para o mundo.

Um novo Batman



Quando um próximo filme com Batman foi anunciado foram cogitados vários nomes para o papel, como Josh Brolin, Ryan Gosling e Joe Manganiello. Para dar vida ao Homem-Morcego foi escolhido o ator Ben Affleck em meio a uma enxurrada de críticas antes mesmo dele colocar o uniforme de Homem-Morcego. Antes ele já havia encarnado o super-herói Demolidor em Demolidor - O Homem sem Medo (2003) e curiosamente um ator que dá vida a Superman no drama Hollywoodland - Bastidores da Fama (2006).

Em janeiro de 2014, houve até a famosa notícia que a jornalista brasileira Ana Maria Bahiana divulgou em seu blog, dizendo que a Warner Bros. estava preocupada com a reação negativa dos fãs e que um dos motivos do adiamento da estreia do filme nos Estados Unidos de 2015 para 2016 estaria ligada com a saída de Affleck. Segundo a fonte de Bahiana haveria uma “divergência criativa” entre o diretor Zack Snyder e o ator ou então Affleck teria um “conflito de agenda” por causa do novo cronograma de filmagens. O tempo revelou que tudo não passava de mentira e os críticos aprovaram a performance do ator e que ele tem fôlego para seguir nos filmes da Liga da Justiça e num filme solo do Batman ainda sem data de lançamento.

Batfleck



Batman vs Superman faz uma contextualização da história do Batman, que aparece mais velho e destroçado pelo que sofreu ao longo dos anos. “Queria criar um Batman que estivesse no fim de suas esperanças, tanto fisicamente quanto psicologicamente”, declarou Ben Affleck à revista Entertainment Weekly. “Ele tem pouco senso de humor, está com os cabelos grisalhos e questionando se valeu a pena a jornada que teve como Batman, pois ele não é um super-herói e agora está enfrentando um super-ser, que nenhum outro Batman enfrentou no cinema.”

SuperCavill



Henry Cavill descreve Superman como um “cara novo no trabalho”. “Ele sabe que errou tentando salvar o mundo da última vez”, afirmou o ator à revista Entertainment Weekly. “São muitos arrependimentos que pesam na cabeça desse super-herói e agora ele invocou a ira de um homem bizarro dentro de um uniforme de morcego.”

Que conselho Christian Bale deu a Ben Affleck?



Os atores Christian Bale e Ben Affleck se encontraram por acaso numa loja quando compravam fantasias para seus filhos comemorarem o Halloween. “O conselho que Christian me deu foi: ‘Tenha certeza de que seu uniforme tenha um zíper!’”, revelou ele em tom de brincadeira numa entrevista à revista Us Weekly na première de BvS em Nova York.

Muitos fãs tinham até esperança de ver Christian Bale reprisando o personagem, visto na trilogia comandada por Christopher Nolan. “Tenho que admitir que inicialmente quando achava que era a hora certa de parar eu pensei: ‘Ah, vai lá, faça mais um filme’”, disse Bale em entrevista à revista Empire. “Então quando soube que um outro ator ficaria com o papel parei por um momento e fiquei olhando para o nada por um bom tempo. O fato é que fiquei com ciúmes por outra pessoa estar interpretando o Batman... Acho que já deveria ter superado isso.”

Embate entre Batman e Superman

O primeiro encontro entre Batman e Superman foi em 1952 numa história em quadrinhos do Homem de Aço na qual eles se conhecem num cruzeiro e tentam esconder a identidade um do outro. Mas ao longo dos anos, os encontros foram se tornando cada vez mais violentos e o Batman já até matou o Superman em 1991 usando kriptonita.

E agora no cinema esse confronto ganha contornos épicos. “Eles são os lados opostos da mesma moeda”, disse Zack Snyder ao site Daily Beast. “É interessante porque de certa forma Batman é um homem e Superman, um deus. O que Batman tem de fazer para desvendar Superman e vice-versa? O conflito deles é baseado no entendimento de suas fraquezas.”

Coringa e Charada por pouco não integram o time de vilões

Em entrevista ao site Collider, Zack Snyder comentou que os grandes vilões dos quadrinhos Coringa e Charada, que inclusive já deram as caras no universo cinematográfico em filmes como Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman Eternamente (1995), por pouco não fizeram companhia a Lex Luthor e Apocalipse em BvS. "Coringa e Charada quase apareceram no filme. Eu e o roteirista Chris Terrio conversamos sobre a possibilidade de inclui-los e sentimos que a presença deles dentro da mitologia é sentida no longa. Isso é legal, mas eu precisava, francamente, me concentrar mais em Batman e Superman para entender melhor o conflito entre eles.”

Aparições de Flash, Aquaman e Cyborg

Os super-heróis Flash (Ezra Miller), Aquaman (Jason Momoa) e Cyborg (Ray Fisher) são introduzidos em Batman vs Superman, mas em breves aparições. Os fãs terão de esperar para vê-los com mais destaque no filme Liga da Justiça – Parte Um e em seus filmes solos: The Flash (2018), Aquaman (2018) e Cyborg (2020).

Mulher-Maravilha



Os críticos concordam em uma coisa: que um dos grandes atrativos de Batman vs Superman é a Mulher-Maravilha (Gal Gadot). Criada em 1941 pelo psicólogo William Moulton Marston, a super-heroína ganhou fama nos quadrinhos e na série Mulher Maravilha (1975) e agora ganha destaque no meio da testosterona de Batman e Superman, mostrando magnetismo, força e deixando os fãs ansiosos para seu filme solo, Mulher-Maravilha (2017).

Preparação física de Henry Cavill, Ben Affleck e Gal Gadot



O preparador físico Mark Twight trabalhou com Henry Cavill em O Homem de Aço (2013), O Agente da U.N.C.L.E. (2015) e também em BvS. Cavill surge mais forte do que em O Homem de Aço, ganhando 9 quilos de músculos. Ben Affleck, passou mais de um ano treinando para ficar em ótima forma e o mais flexível possível para as cenas de ação em especial quando usava o uniforme de Batman. Já Gadot se preparou por nove meses, treinando artes marciais, com foco especial em espada e escudo.

Os uniformes de Batman, Superman e Mulher-Maravilha

Batman

O uniforme do herói levou de seis a oito meses para ficar pronto e foi inspirado nas ilustrações da graphic novel Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. O lado tecnológico, visto na trilogia de Christopher Nolan foi deixado de lado. O aspecto é mais bruto, uma espécie de protótipo. O corpo de Ben Affleck foi escaneado para ser feito um manequim do corpo dele e foram aplicadas camadas de tecidos. Já o capuz foi esculpido em argila e foram fabricados 17 modelos, que depois foram colocados num computador, onde eram aplicados camadas de couro. Quanto aos ternos usados por Bruce Wayne, eles são da grife Gucci.

Superman

A vestimenta do Homem de Aço tem uma leve diferença ao que foi visto em O Homem de Aço. Nos punhos do uniforme há um texto em kryptoniano que é uma citação do especialista em mitologia Joseph Campbell que é muito significativa para Zack Snyder. Para a capa vermelha, o figurinista Michael Wilkinson encontrou um tecido novo com aspecto metálico que dá um contraste com o azul do uniforme.

Mulher-Maravilha



O estilo da Mulher-Maravilha lembra o de uma gladiadora. Zack Snyder queria que o uniforme fosse feito de metal, mas em função das cenas de luta, usar esse material seria bem complicado por causa da rigidez. Então foi usado um material flexível e depois pintado para parecer metal. Foram usadas juntas expansivas para permitir que Gal Gadot pudesse respirar e se locomover nas cenas de ação. No entanto, esses ajustes só foram feitos depois da primeira prova de roupa de Gadot, que foi realizada dois dias depois que ela foi anunciada como Mulher-Maravilha.  “Eu estava tão feliz por estar lá e por fazer esse papel e não podia dizer nada pois estava literalmente sem ar”, revelou ela no talk show Jimmy Kimmel Live!. “Estava tão apertado que não conseguia respirar. Mas eles perceberam e fizeram os ajustes necessários.”

Batmóvel



Com 6,09 metros de comprimento e 3,65 metros de largura, quase 4 mil quilos e atingindo velocidade de 330 km/h, o Batmóvel levou mais de um ano para ser fabricado. O veículo conta com armamentos secretos como metralhadoras, e ainda tem blindagem e sistema de camuflagem. O valor do carro não foi divulgado, mas foi alto e para não danificá-lo nas cenas de ação foram feitos outros dois modelos falsos, nos quais foram usadas placas de metal para aproximar os carros do tamanho do Batmóvel e depois na fase de pós-produção os efeitos visuais entraram em ação para fazê-los ficarem iguaizinhos.

Filmagens



Na fase de pré-produção Zack Snyder pensava em filmar só com película 35 mm. Mas durante o processo foram usadas ainda o formato digital e ainda as películas 16mm e 65mm e também câmeras GoPro (conhecida como câmera de ação usada para registrar esportes radicais, por exemplo) e IMAX, que são pesadas e grandes, mas que rendem cenas grandiosas.

Bilheteria



A crítica brasileira se dividiu e a grande parte da americana massacrou o embate orquestrado por Zack Snyder, tanto que no site Rotten Tomatoes, teve apenas 29% da aprovação da imprensa especializada. Já o público compareceu em massa nas salas de cinema. A meta era um faturamento de US$ 350 milhões mundialmente, mas a bilheteria superou as expectativas, arrecadando US$ 424,1 milhões ao redor do mundo. No Brasil não foi diferente e o longa teve a maior abertura do país com renda de R$ 41,2 milhões.

Blu-ray terá versão para maiores e com 3 horas de duração



Batman vs Superman chega aos cinemas com classificação indicativa 12 anos e com 2h30 de duração. Já o Blu-ray e DVD terão uma versão com classificação 18 anos e 3 horas de duração. “O motivo de ter meia hora a mais é pelo fato do material adicional ter sido tirado do filme original por causa da censura”, disse Zack Snyder à revista The Hollywood Reporter. “Agora posso colocar tudo na versão do diretor. Quando o órgão de classificação etária viu esse material observou que teria de ser censura alta. Não tem nudez. Só há um pouco mais de violência.”

Universo DC Comics

Batman vs Superman vem com a promessa de alicerçar o terreno para a editora de história em quadrinhos DC Comics se estabilizar no universo cinematográfico e fazer frente a sua concorrente, a Marvel e seu time de super-heróis.

Depois de BvS vem Esquadrão Suicida com estreia marcada para 4 de agosto de 2016 no Brasil. O longa traz como protagonistas um grupo de vilões recrutados pelo governo para acabar com uma entidade misteriosa e aparentemente impossível de se derrotar. Por sinal, Ben Affleck faz uma participação como Batman em Esquadrão Suicida e ainda vai estrelar um reboot do Homem-Morcego.



A Mulher-Maravilha faz sua estreia solo no filme homônimo, contando sua origem. Ela ainda vai reaparecer ao lado de Batman e Superman, em Liga da Justiça - Parte Um e Parte Dois, que ainda vai contar com a presença de Flash, Aquaman e Cyborg, que também terão seus próprios longas. Isso sem falar em Shazam! com Dwayne Johnson na pele do anti-herói Adão Negro e na nova tentativa de levar a história de Lanterna Verde para o cinema depois de Ryan Reynolds não ter se saído muito bem na tarefa no filme lançado em 2011.



por Vanessa Wohnrath


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!