Uma breve análise sobre a série Gilmore Girls

Publicada em 25/07/2014 às 18:11

Comente

Existem seriados em que todos os detalhes da produção dão certo. Gilmore Girls é um deles. A série começou a ser transmitida em 2000, e terminou sua exibição em 2007. Durante esses sete anos, Gilmore Girls conquistou cada vez mais espectadores, e foi, aos poucos, cativando inúmeros críticos do mundo todo.

A série, em resumo, retrata o dia-a-dia de Lorelai Gilmore, sua filha Rory Gilmore, e tudo o que cerca e compõe a vida da mãe e da filha. Um enredo simples que conseguiu ser brilhante. E, como foi aqui dito anteriormente, nessa série, todos os detalhes da produção deram certo. Roteiro, elenco, cenário, trilha sonora, direção... Enfim, todos esses itens compuseram uma atmosfera harmônica e, levaram a série a conquistar imenso reconhecimento. Gilmore Girls é, certamente, o melhor seriado sobre as relações humanas feito nos últimos anos, e, uma das produções de maior qualidade e notoriedade da última década, tal como, um dos poucos seriados que consegue manter-se bom de início ao fim, sem ter grandes deslizes, ou perder suas qualificações ao longo do caminho.

ROTEIRO

 

O roteiro mescla o perfil que tange a série: comédia e drama. O texto, muito bem construído, se divide assim, entre diálogos engraçados, compostos por falas rápidas, jogos de palavras, e referências a ícones culturais (atores, atrizes, músicos...),  principalmente vindos da personagem Lorelai, e também, o texto do roteiro carrega, por vezes, algumas falas mais dramáticas, que expõe os problemas e desavenças  da vida dos personagens.

ELENCO

 

O elenco é simplesmente brilhante. O grande destaque é, sem sombra de dúvidas Lauren Graham. A atriz realizou em Gilmore Girls o trabalho de maior relevância até hoje em toda a sua carreira. Lauren tem uma atuação incrível durante todas as temporadas, e, às vezes, somente com caras e bocas, consegue fazer o espectador gargalhar. Já Alexis Bledel, a outra protagonista da série, também atuou muito bem, e conseguiu amadurecer e progredir como atriz com o passar das temporadas. Além das duas atrizes mencionadas, há outra parte do elenco que merece ser citada, como Melissa McCarthy, que faz a personagem Sookie, responsável por inúmeras cenas de humor, Edward Herrmann, o Richard Gilmore na série, que já atuou em diversos outros filmes, a excelente Kelly Bishop, que da vida à personagem Emily, ou o charmoso Scott Patterson, que interpreta Luke, e, entre outros vários atores e atrizes que fortalecem, e transpõe interação e sintonia para um elenco impecável e de excelentíssima qualidade. 

STARS HOLLOW

Grande parte da história se passa na cidade fictícia Stars Hollow, onde moram Lorelai, Rory, e também, grande parte dos personagens secundários. Stars Hollow é uma cidade pequena, de poucos habitantes, mas que possui encantos dentro de sua simplicidade. A cidade fictícia cativa o espectador com suas festas temáticas, e suas bizarrices constantes. Por parte da produção, o cenário da cidade foi mais um acerto, sendo muito bem planejado e bem montado, e tornando-se um marco para os fãs da série, que, com certeza já tiveram vontade de viver em Stars Hollow.

TRILHA SONORA

Em meio a toda essa quantidade de detalhes positivos do seriado, há um aspecto importante, que, quando bem empregado à uma produção cinematográfica, sempre a fortalece: a trilha sonora. E, eis este, mais um acerto da série Gilmore Girls. As músicas são inúmeras, e compostas por vários músicos diferentes, como, Sam Phillips, Komeda, Joey Ramone, entre outros. As canções foram muito bem selecionadas, muito bem aplicadas às cenas, e conseguiram cumprir aquilo que uma trilha sonora busca fazer em um filme: intensificar a cena.

PRODUÇÃO

A história foi criada por Amy Sherman Palladino, e a produção da série foi realizada por Amy Sherman-Palladino, Daniel Palladino e Gavin Polone. Diferentemente do que acontece com muitos outros seriados, Gilmore Girls consegue ter uma boa direção e um ótimo roteiro desde a primeira, até a última temporada. Mais para o final da série houve complicações entre Amy Palladino, e a emissora responsável pela produção do seriado. Porém, apesar de algumas conturbações internas, Gilmore Girls continuou  forte até a sétima temporada, e teve , final sutil, que, muitos criticaram, mas, muitos também elogiaram. Independentemente da forma como terminou, o seriado foi bom e poucos foram os críticos ou espectadores que se desapontaram com o trabalho geral.

CONCLUSÃO

Gilmore Girls é capaz de divertir qualquer um. A série facilmente se torna uma mania, ou um vicio para os espectadores, que, se apaixonam por todos os encantos que essa produção possui. O humor inteligente e cheio de referências culturais dá um ar peculiar à série, e é muito superior ao de algumas produções de comédia realizas atualmente. Com toda a certeza, esse seriado merece reconhecimento por parte dos críticos, e os elogios que a série recebeu ao longo dos seus sete anos de existência, foram justos. 
 
Por Ju Vannucchi
(Artigo enviado de forma colaborativa por um leitor do Cinema10)

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!