X-Men: Apocalipse: Curiosidades da saga mutante!

Publicada em 18/05/2016 às 20:18

Comente

Mais um capítulo da saga dos mutantes queridos dos quadrinhos e dos cinemas chega ao Brasil nesta quinta (19/5). Professor Xavier e seus estudantes mutantes têm pela frente um grande inimigo, o poderoso e milenar En Sabah Nur e seus Quatro Cavaleiros: Magneto, Tempestade, Psylocke e Anjo. Com direito a versões em 3D e IMAX, o vem por aí é a grandiosidade desse embate entre destruidores e defensores. Confira a seguir curiosidades sobre a saga de X-Men: Apocalipse!

 

O fim do mundo está próximo?

Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), os humanos descobriram a existência de mutantes no ano de 1973, quando Magneto (Michael Fassbender) e Mística (Jennifer Lawrence) revelaram suas identidades numa tentativa de assassinato do presidente americano. Agora, em X-Men: Apocalipse, se passaram dez anos e uma ameaça milenar chega com planos de destruir o mundo dos humanos.

Missão: Destruir


En Sabah Nur/Apocalipse
Este é o vilão da vez com sua ideia de purificar a humanidade e criar uma nova ordem. No ano 3.600, antes da Era Comum, En Sabah Nur (Oscar Isaac) era considerado um deus. Mas na verdade ele é o primeiro mutante do universo. Nascido da morte, sua habilidade é passar de um corpo para o outro e, assim, acumular os poderes de cada mutante, se fortalecendo cada vez mais. Ele desperta em 1983 decidido a tomar conta da Terra e para isso, a civilização precisa ser extinguida. Mas antes, ele tem de conseguir os poderes do mutante mais forte do mundo: Xavier.
 
Para criar uma nova ordem, Apocalipse recruta mutantes para formar os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, remetendo ao lado bíblico em que os Quatro Cavaleiros lançam um castigo divino sobre o mundo. Os mutantes escolhidos estão marginalizados e esperam por uma grande chance de mostrarem seus poderes. Confira quem são eles:
 

Erik Lehnsherr/Magneto
O velho amigo de Xavier, Erik Lehnsherr (Fassbender), está longe de encrencas e adotou uma nova identidade para ninguém descobrir que no passado foi Magneto. Ele vive na Polônia, formou uma família e trabalha numa fábrica de aço. Mas o passado volta a rondar quando ele sofre uma grande desilusão e movido pelo ódio, se vira contra os humanos e decide se unir a Apocalipse.
 

Ororo Munroe/Tempestade
A jovem Ororo (Alexandra Shipp) é uma ladra em Cairo e tem na parede de casa um pôster de Mística. Ela venera a mutante, mas ao conhecer Apocalipse, Ororo vê a chance de exercer seus poderes para o mal, controlando o tempo e se transformando em Tempestade.
 

Psylocke
Uma mulher misteriosa e de poucas palavras (Olivia Munn) vê na companhia de Apocalipse a chance de usar seus poderes em nome de algo grandioso. Na história em quadrinhos ela é uma telepata, mas isso não é explorado no filme. Ela é mostrada como uma assassina ninja, habilidosa com sua espada, e tem chances de reaparecer na franquia.
 

Anjo 
Anjo (Ben Hardy) vive para lutar numa jaula contra outros mutantes. Ele é invicto e adorado. No entanto, a sorte não fica mais do seu lado e se torna um jovem rebelde, recluso e alcoólatra. Anjo anda sofrendo muito desde a última luta e quando Apocalipse o encontra, tudo muda.
 

Missão: Defender


Professor Xavier
Para bater de frente com Apocalipse e seus Quatro Cavaleiros está na liderança o telepata Charles Xavier (James McAvoy). Agora ele é um homem equilibrado e aceitou de vez o seu poder. O mutante abriu a Escola Xavier para Jovens Superdotados, com o intuito de transformá-la numa universidade para mutantes e também humanos. E o filme ainda vai mostrar como Xavier acaba ficando careca, a duras penas...
 

Hank McCoy/Fera
O braço direito do Professor Xavier é Hank McCoy/Fera (Nicholas Hoult). Ele auxilia o amigo e mentor na Escola de Superdotados e sonha se tornar professor da instituição. Hank toma um medicamento para não deixar seu lado Fera aflorar, mas quando é preciso, ele não hesita em se transformar no ser peludo e azul.
 

Raven/Mística
Mística (Lawrence) ajudou a traçar o futuro dos mutantes no filme anterior da franquia e desde então vive na surdina com a identidade de Raven, para ninguém saber que na verdade é a Mística. Essa nova fase da personagem serve para explorar bastante o belo rostinho de Lawrence, que aparece bem pouco por baixo da maquiagem de Mística. Na trama, a mutante se tornou uma heroína de muitos jovens. Mas Raven/Mística não se considera uma. Mesmo assim, ela acaba se tornando a líder dos mutantes Ciclope, Jean Grey, Noturno e Mercúrio.
 

Scott Summers/Ciclope
O jovem Scott (Tye Sheridan) sofre bullying no colégio e deixa o medo de lado quando ingressa na Escola do Professor Xavier, para desenvolver seu poder de raios ópticos. Hank cria um óculos Ray-Ban de quartzo de rubi para Scott, que leva uma vida normal, se divertindo no shopping e começando sua história de amor com Jean.
 

Jean Grey
A telepata Jean Grey (Sophie Turner) ainda não consegue controlar seu poder e é vista como uma aberração na Escola de Superdotados. Aos poucos, ela se aproxima de Scott e juntos aprendem a lidar com seus problemas.

Peter Maximoff/Mercúrio
 
Bem antes da estreia de X-Men: Apocalipse, o ator Evan Peters já havia adiantado que seu personagem, o mutante veloz Mercúrio, teria uma cena mais grandiosa que a vista em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Pois ele não estava brincando. A sequência é realmente ainda mais impressionante, cheia de humor e ao som de “Sweet Dreams (Are Made of This)”, do duo oitentista Eurythmics.
 
A cena, que é um dos pontos altos do filme, levou 30 dias para ser filmada e mais várias semanas para ser concluída na pós-produção. Foram usadas diversas câmeras com velocidade de 3200 quadros por segundo. Essas cenas ágeis ainda foram integradas com imagens sem movimento para mostrar os detalhes. Quem é fã do mutante pode ficar feliz, pois ele tem uma participação mais importante na trama e tem um segredo para revelar sobre seu pai.

Kurt Wagner/Noturno
 
Kurt Wagner (Kodi Smit-McPhee) é um adolescente inseguro e que tenta sobreviver em Berlim. Ele vai parar na mesma jaula em que Anjo está e acaba sendo salvo por Raven, que dedica seu tempo a ajudar mutantes pelo mundo.
 

Wolverine
Afinal, Wolverine aparece em X-Men: Apocalipse? Sim, os fãs podem ficar tranquilos! A aparição de Logan/Wolverine (Hugh Jackman) é breve, mas significativa no desenrolar da trama. O público poderá saber um pouco mais sobre seu passado como Arma X, desde que foi capturado pelo militar William Stryker (Josh Helman) em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Outra curiosidade é ver a conexão de Wolverine com a jovem Jean, que mais tarde se transforma no amor de sua vida.
 

Maquiagem do Apocalipse

Isaac aparece irreconhecível e praticamente escondido na pele do vilão Apocalipse, graças à maquiagem e ao figurino. A maquiagem conta com próteses para a testa, nariz, mandíbula e pescoço. O visual é arrematado com dreads metálicos.
 
Quanto ao figurino, no começo, Isaac levava três horas para ficar caracterizado como o mutante. Com a prática, o ator ficava pronto em uma hora e meia. O figurino é composto de 20 peças e levou cerca de quatro meses para ser confeccionado. Apesar do pesado figurino, Isaac conseguia se manter refrescado. Ele usou uma camiseta chamada cool shirt, a mesma que pilotos de corrida utilizam.

Cena pós-créditos

Ao final do X-Men: Apocalipse não levante da cadeira e espere pacientemente os créditos, pois há uma cena final. Não será revelado detalhes aqui para não estragar a surpresa, apesar das muitas especulações que já surgiram na internet. O que pode ser dito é que a cena tem relação com o Essex Corp, elemento que pode ser explorado nos próximos filmes do universo dos X-Men.

O que o futuro reserva para os fãs de X-Men?

O próximo filme do universo dos mutantes será passado nos anos 90, como adiantou o roteirista Simon Kinberg ao site Coming Soon. No entanto, ainda não foi revelado se a produção se trata de X-Men: The New Mutants, que vai mostrar um grupo de adolescentes dotados de superpoderes com a chance de ser treinado pelos X-Men. 
 
Outra possibilidade pode ser o longa Gambit, que estrearia em 2016 e foi adiado indefinidamente. Channing Tatum será o personagem-título, um mutante com habilidade de manipular energia cinética. Wolverine 3 não será com certeza, pois a trama será passada no futuro, como explicou Kinberg ao site Collider. E o longa terá classificação indicativa 18 anos. Por isso, prepare-se para um Wolverine bem violento.
 
Bryan Singer, diretor de X-Men: Apocalipse e de outros longas da franquia, planeja mais um spin-off: X-Force. Ele ainda quer apresentar a personagem X-23, mutante com as mesmas garras retráteis de Wolverine. Mas o cineasta não quis revelar em qual filme ela dará as caras. É esperar pra ver!
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!