Tropa de Elite 2 é o escolhido brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar 2012

Publicada em 20/09/2011 às 13:01

Comente

Foi revelado na manhã desta terça-feira (20) qual dos filmes pré-selecionados foi o escolhido para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2012.

E o detentor da honra foi Tropa de Elite 2, selecionado entre outros quinze longas pela Comissão Especial de Seleção, que se reuniu às 11h, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro.

Essa será a 84ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, cuja cerimônia de premiação acontecerá dia 26 de fevereiro, com apresentação comandada pelo ator Eddie Murphy (Imagine Só!). A lista dos indicados será divulgada em janeiro de 2012.

Em 2010, Lula, o Filho do Brasil foi selecionado para representar o país (péssima decisão, diga-se de passagem), mas não chegou a concorrer ao Oscar 2011 (claro!). Os indicados de 2011 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira foram Em um Mundo Melhor (o vencedor da categoria), BiutifulFora-da-Lei, Dente Canino e Incêndios. Já a coprodução brasileira Lixo Extraordinário concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2011, mas perdeu para Trabalho interno (Inside Job), de Charles Ferguson.

Quatro filmes nacionais já concorreram, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, à tão cobiçada estatueta dourada: O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que é isso, Companheiro? e Central do Brasil. Cidade de Deus (hoje considerado por muitos como um dos melhores filmes da história do cinema) foi indicado em quatro categorias: Diretor (Fernando Meirelles), Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. Uma História de Futebol, de Paulo Machline, foi indicado como melhor curta-metragem.

Confira a lista de filmes que estão disputando para representar o Brasil no Oscar

 

Saiba mais sobre o filme Tropa de Elite 2.

Por Laísa Trojaike - @LaisaTrojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!