Aurebesh, o idioma de Star Wars, é a nova ferramenta de tradução do Google

Publicada em 27/11/2015 às 07:00

Comente


Mensagem em Arabesh surge em cena de 'Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma' (Foto: Reprodução)

Dando continuidade a uma série de novidades para promover o novo longa Star Wars: O Despertar da Força, o Google criou uma ferramenta capaz de traduzir textos em Aurebesh, o alfabeto utilizado em Star Wars.

O anúncio também foi feito no Twitter oficial da companhia. "Não é fluente em 6 milhões de formas de comunicação? Isto pode ajudar. #EscolhaSeuLado", foi tuitado. A frase é uma referência ao robô C-3PO, que se apresenta como 'um ciborgue de relações humanas e fluente em 6 milhões de línguas' no longa Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança (1977).

Nos primeiros filmes da franquia surgem alguns textos em Aurebesh, mas que não possuem significado. Foi somente com o lançamento do jogo Star Wars: The Roleplaying Game, no final da década de 80, é que a escrita passou a ganhar significado. Em uma das cenas de Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (2012), por exemplo, um texto em Aurebesh surge pedindo para que Anakin retorne com a nave para casa.

Para utilizar a ferramenta de tradução do idioma próprio de Star Wars, o usuário deverá acessar a ferramenta Google Tradutor e escolher o idioma 'Aurebesh' para o texto traduzido ou na caixa a ser traduzida.

 

Nesta última semana, o Google ainda disponibilizou outras duas ferramentas para os fãs da franquia. Em uma delas, o resultado da busca aparece no formato do letreiro clássico da introdução dos filmes, e o outro permite que o usuário escolha um dos lados da Força. Confira neste link e veja como é possível utilizá-los! Para se ter um exemplo, clique aqui e veja a tradução do texto tuitado pelo Google.

A produção de Star Wars vem investindo bastante na divulgação do novo longa que, somado aos 10 anos do último filme lançado, explica a arrecadação de U$ 50 milhões apenas nas pré-vendas de bilheterias. Só para se ter uma ideia, o longa foi tema de um divertidíssimo quadro onde Harrison Ford e Chewbacca fazem no programa Jimmy Kimmel Live!, que você poderá assistir clicando neste link!

Star Wars: O Despertar da Força iniciará uma nova trilogia na saga, e sua estreia está marcada para o próximo mês, dia 17 de dezembro.

Saiba mais sobre o filme Star Wars: O Despertar da Força ou confira a nossa lista de filmes de aventura.
 
Por Rosa Felix

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!