Curta-metragem do interior paulista ganha Menção Especial do Júri em Cannes

Publicada em 23/05/2016 às 08:58

Comente


Bastidores de A Moça que Dançou com o Diabo (Foto: Michael Willis)

O curta-metragem brasileiro A Moça que Dançou com o Diabo ganhou a Menção Especial do Júri no 69º Festival de Cannes, encerrado ontem, domingo, dia 22.  O curta vencedor da Palma de Ouro foi Timecode, da Espanha. A Menção Honrosa não é um prêmio fixo do festival: é dado apenas em alguns casos.

A indicação ao prêmio já foi uma vitória para a equipe do Grupo Kino-Olho, que realizou o filme com pouquíssimos recursos financeiros. De mais de 5 mil curtas inscritos foram selecionados apenas 10, incluindo a produção paulista. Essa é a segunda vez consecutiva que um curta do Grupo Kino-Olho foi escolhido para o festival em mostras competitivas: em 2015 o curta Command Action participou da Semana da Crítica.

Gravado em novembro de 2015 e dirigido pelo cineasta João Paulo Miranda, o filme é uma releitura contemporânea de um lenda do interior paulista, contada há mais de cem anos. A adaptação trata de uma menina que vive o conflito entre a religião e suas descobertas da adolescência. A equipe enfrentou dificuldades financeiras e tentou financiamento através de editais estaduais, sem sucesso. Mesmo assim, foram em frente e conseguiram finalizar o curta a tempo.
 

O brasileiro João Paulo Miranda (à direita) e o espanhol Juanjo Gimenez, ganhador da Palma de Ouro
 
Além de A Moça que Dançou com o Diabo, o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha), ganhou o prêmio da crítica Fipresci no sábado. O longa-metragem Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, era um dos favoritos, mas não levou prêmios. 
 
Veja o trailer de A Moça que Dançou com o Diabo:
 

Saiba mais sobre os filmes de curta-metragens
 
Por Fabíola Cunha
 

 

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!