Filme Doméstica tem previsão de estreia para o Dia do Trabalho

Publicada em 11/04/2013 às 12:08

Comente

 

Abrindo a nova temporada do projeto Sessão Vitrine, o documentário Doméstica revela a complexidade da relação entre trabalho e afeto no cotidiano do emprego doméstico. O filme tem previsão de entrar em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no emblemático 1º de Maio, Dia do Trabalhador, em comemoração aos direitos conquistados pelas empregadas domésticas através do ‘PEC das Domésticas’.
 
Doméstica já teve uma carreira de sucesso em festivais no país e no exterior, sendo o único latino na competição principal do IDFA (Festival de Documentários de Amsterdã), considerado pelo especialista em documentários Amir Labaki como o ‘Cannes do documentário’.
 
 "Nenhum filme fez tanto como Doméstica para retratar o que já está enraizado no inconsciente dos brasileiros"
 O Estado de S.Paulo – Luiz Carlos Merten
 
"Doméstica tem humor e delicadeza, mas, também, um profundo efeito de denúncia….possivelmente o cineasta mais provocativo da nova geração pernambucana... Mascaro vai na carne da questão e a encara em toda sua complexidade."
Folha de S. Paulo - Pedro Bucher
 
''Gabriel Mascaro chega a questões amplas que, de tão arraigadas na experiência cotidiana, sequer conseguimos notar. A política do filme está justamente em ressaltar a carga histórica que vem em cada gesto descompromissado, em cada padrão que repetimos na distração de nossa coreografia cotidiana."
Revista Cinética - Fabio Andrade
 
 
SINOPSE
 
Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.
 
CONTEXTO
 
A empregada doméstica trabalha diariamente nos lares brasileiros e faz parte do cotidiano afetivo das famílias. Em 2011, dados do Ministério do Trabalho indicam que quase 15% das trabalhadoras domésticas do mundo estão no Brasil. A contratação deste tipo de profissional, quase obrigatória entre as classes média e alta do país, embaralha as noções de afeto e trabalho, de público e privado, de sobrevivência e convivência. São relações de emprego com origens históricas, reprocessadas em um contexto de costumes favorecidos pelos altos índices de pobreza e miséria. No Brasil, ocupando esta condição de empregada doméstica estão cerca de 7 milhões de mulheres, em sua maioria negras (56%, IBGE, 2009), que enfrentam no cotidiano as consequências da desigualdade de gênero, raça e classe social.
 
O documentário 'Doméstica' também provoca a reflexão sobre os resquícios da cultura escravocrata na contemporaneidade. Quase 80 anos depois da primeira publicação do livro Casa Grande & Senzala (1933), de Gilberto Freyre, ainda hoje é perceptível o resquício histórico e as fortes conexões que o trabalho doméstico mantém com a escravidão. Muitos dos trabalhadores domésticos possuem jornadas de trabalho exaustivas; fazem de seus ambientes de trabalho, também domicílio, onde é reservado um pequeno espaço ou o quarto dos fundos da casa.  Porém, embora presente na maioria das residências e praticamente institucionalizado no Brasil, o valor social do trabalho doméstico não é reconhecido e a categoria não têm direitos trabalhistas básicos. Até a conquista do PEC das Domésticas, dos 34 direitos previstos na Constituição Federal para todos os profissionais, as empregadas domésticas possuiam apenas 7. O filme atenta para o quão complexa é a relação trabalhista que tem resquícios do período escravocrata e como isso ecoa no Brasil contemporâneo.
 
SOBRE A SESSÃO VITRINE
 
Visando um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca, a SESSÃO VITRINE é um projeto de distribuição coletiva que conta com a parceria do Canal Brasil.  O projeto é uma forma alternativa de levar filmes nacionais ao encontro de um maior número de pessoas, destacando um cinema que recebe grande atenção nos principais festivais do Brasil e do mundo e criando uma relação entre o espectador e o evento de ir ao cinema, fortalecendo o circuito alternativo e investindo na formação de novas plateias.
 
Já foram lançados pela SESSÃO VITRINE: Estrada para Ythaca, Um Lugar ao Sol, Morro do Céu, Pacific, Recife Frio, Os Residentes, Os Monstros, A Fuga da Mulher Gorila, entre outros.
 
As informações são da acessoria de imprensa do filme.
 
por Laísa Trojaike - @LaisaTrojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!