Greve de roteiristas: paralisação deve acontecer em 2 de maio

Publicada em 28/04/2017 às 21:48

Comente


Passeata durante a greve de 2007
 
O Writers Guild of America (WGA) deu sinal verde para uma nova greve de roteiristas nos Estados Unidos, marcada para o dia 2 de maio. Uma votação com membros da associação teve 96% de votos favoráveis à greve. O WGA é o órgão que defende os interesses da categoria.
 
A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) representa os estúdios, ou seja, os "patrões" dos roteiristas. As duas partes não entraram em acordo sobre aumento de salários e benefícios, principalmente com a chegada e fortalecimento dos serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime e Hulu - os roteiristas são pagos em valores muito mais baixos para essas plataformas na comparação com a TV convencional e querem equiparação.
 
A última grande greve de roteiristas foi em 2007 e se você acha que não reflete no seu dia a dia, pense de novo: séries são paralisadas, temporadas atrasam e histórias ficam sem conclusão. Para quem acompanha qualquer show, isso significa meses de espera por uma conclusão. 
 
O contrato que está sendo negociado entre patrões (produtores) e empregados (roteiristas) é de três anos para cinema e TV. As conversas terminam oficialmente dia 1º de maio. 
 
Em 2007, a greve durou 100 dias. Séries como Lost30 Rock, The Office e Gossip Girl foram afetadas. Os canais brasileiros de TV paga tiveram que recorrer a reprises, já que o número de episódios gravados com antecedência não foi suficiente para suprir mais de 3 meses sem produção. 
 
Atores como Steve Carell e Tina Fey aderiram à greve em solidariedade aos roteiristas. Embora sejam estrelas e não tenham problemas salariais, a adesão de nomes famosos fortalece o movimento para os "peões", que ganham menos e pela tabela do sindicato. 
 
Não deixe de conhecer nossa seção de melhores séries e o arquivo de filmes!
 
Por Fabíola Cunha

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!