Plágio em O Regresso? Iñarritú pode ter utilizado ideias de cineasta russo

Publicada em 06/02/2016 às 18:40

Comente


'O Regresso' guarda semelhanças com obra do cineasta Andrei Tarkovski (Foto: Reprodução/Vimeo/The Petrick)
 
Lançado na última quinta-feira (4) no cinema brasileiro, o filme O Regresso parece ser uma das maiores promessas do Oscar 2016.
 
Líder no número de indicações, concorrendo em 12 categorias do Oscar, o longa foi eleito como "melhor filme de drama" no Globo de Ouro 2016, além de vencer nas categorias "melhor diretor", para Alejandro González Iñárritu, e "melhor ator", para Leonardo DiCaprio. O Regresso ainda concorre nas mesmas categorias no BAFTA 2016, resultado que só saberemos no dia 14 de fevereiro.
 
Outro destaque do filme é para Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia responsável pela indicação de O Regresso na categoria "melhor fotografia". Ele já levou o prêmio desta categoria pelos filmes Birdman (em 2015) e Gravidade (em 2014), buscando seu terceiro prêmio consecutivo.
 
Mas um fato curioso pode manchar a imagem do filme estrelado por Leonardo DiCaprio. Um internauta apontou grandes semelhanças de O Regresso com a obra do cineasta russo Andrei Tarkovski, um dos grandes nomes do cinema mundial. No Instagrma, o usuário 'mishapetrick' comparou cenas dos dois filmes e publicou em suas redes sociais:
 
 

17 scenes of The Revenant in comparison with Andrei Tarkovsky. The whole video on my Vimeo #revenant #tarkovsky #therevenant

Um vídeo publicado por Misha Petrick (@mishapetrick) em

 
O usuário ainda publicou um vídeo completo, com mais de 2 minutos de duração. Filmes como A Infância de Ivan (1962), Andrey Rublev (1966), O Espelho (1974) e O Sacrifício (1986) são utilizados para comparar as antigas obras do cineasta russo e do recente filme de Iñárritu. Confira:
 

 
Realmente, as semelhanças das imagens são muito grandes, apesar da trama seguir um roteiro totalmente distinto. O Regresso volta para o século XIX, contando a história do explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) em uma ação no rio Missouri. Após ser atacado por um urso, o grupo que o acompanhava o abandona. Mas Hugh sobrevive, e agora ele irá buscar vingança.
 
Acharam que houve plágio? Ou as cenas amostradas no vídeo não se parecem nem um pouco? Sendo ou não, O Regresso está em exibição nos cinemas, e é melhor aproveitar logo o que pode ser uma verdadeira obra-prima.
 
Saiba mais sobre O Regresso e confira nossa lista de filmes de aventura.
 
Por Rosa Felix

Comentários (3)





Guilherme Augusto comentou: Tantas coisas existente hoje em dia e as pessoas simplesmente ignoram as coincidências, somente para tentar se mostrar o fod** e dizer que descobriu plágio. 12/02/2016 | Responder

SpectorY comentou: Merece OSCAR? 08/02/2016 | Responder

Leonardo Ribeiro Macari comentou: Eu acredito que não houve plágio, mas sim ter Baseamento de Cenas parecidas sem qualquer ordem, fazendo parecer semelhantes. Pode ser também que o diretor usará como referencia algumas cenas desses filmes de Tarkovsky para criar O Regresso. Mas acho que não... 06/02/2016 | Responder