Veja curiosidades de O Príncipe Do Deserto

Publicada em 11/04/2012 às 12:34

Comente

 
Com estreia prevista para 13 de abril, o longa-metragem O Príncipe do Deserto (Black Gold) narra a história de um Emir chamado Nesib (Antonio Banderas) e do Sultão Ammar (Mark Strong), que envolvem seus filhos em um acordo por uma disputa de terras. Nos bastidores da história e das filmagens, o filme reúne várias curiosidades, incluindo um pedido da princesa do Catar. Veja a seguir:
 
- O produtor de O Príncipe do Deserto, Tarak Ben Ammar, se inspirou na história do livro "South of the Heart", do escritor suíço Hans Ruesch, para criar o enredo do longa. Ben Ammar tem os direitos do livro há 30 anos e renovava sempre que o contrato expirava – a cada cinco anos –, porque sempre soube que um dia a história viraria filme.
 
- Tarak Ben Ammar foi quem convenceu George Lucas a filmar Star Wars e Steven Spielberg a rodar Os Caçadores da Arca Perdida na Túnisia – mesmo cenário de O Príncipe do Deserto.
 
 - Quando Tarak Ben Ammar encontrou o diretor ideal para o filme, Jean-Jacques Annaud, e começaria a pré-produção, a princesa do Catar – Mayassa Bint Hamad Al-Thani – solicitou uma reunião com eles porque estava interessada em criar uma indústria cinematográfica sustentável no Catar.
 
- A recém-inaugurada  Doha Film Institute, empresa criada pela princesa do Catar, já tem no currículo a produção 10 filmes, incluindo O Príncipe do Deserto, e a distribuição de outros três longas.
 
- Foi durante a viagem ao Catar, a convite de Mayassa Bint Hamad Al-Thani, que  Tarak Ben Ammar encontrou um dos cenários mais importantes de O Príncipe do Deserto: um tipo de duna de areia especial que leva diretamente ao mar.
 
 - Na mesma época das filmagens, o jovem Mohammed Bouazizi ateou fogo no próprio corpo, desencadeando o protesto que derrubou o então presidente Zine El-Abedin Ben Ali, que havia dirigido a Túnisia sem oposição por mais de 20 anos. Mesmo com grande parte da equipe de técnicos e artesãos sendo tunisianos, eles não faltaram nenhum dia às filmagens e a equipe toda do longa acompanhou, por meio de relato de familiares, as revoluções que mudariam o mundo árabe.
 
- Por imposição de um toque de recolher, durante as manifestações, as filmagens precisavam terminar horas mais cedo do que o normal. Mesmo assim a produção do longa não foi afetada ou sofreu atrasos.
 
- A península arábica, cenário de disputa do filme, tem o maior deserto de areia do mundo, com poucos habitantes e apenas 37 espécies conhecidas de animais. No início do século 20,  era habitada por tribos árabes, também conhecidas como Beduínos, que ocuparam a terra durante séculos e eram em sua maioria nômades, embora algumas comunidades, conhecidas como Hadar, tenham se estabelecido em cidades costeiras.
 
Saiba mais sobre o filme O Príncipe do Deserto.
 
As informações são da CDN - Relações com a Mídia.
 
Por Laísa Trojaike - @LaisaTrojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!