A Estrada

Publicada em 26/04/2010 às 14:26

Comente



Esse pode parecer outro filme sobre um mundo pós-apocalíptico, só que a diferença de A Estrada (The Road, 2009) para os demais é o retrato do amor de um pai pelo seu filho, ambos na tentativa desesperada pela sobrevivência em meio a humanos totalmente desfigurados. A produção é baseada no romance homônimo do escritor americano Cormac McCarthy e premiado com o Pulitzer Prize for Fiction.

Na história, homem (Viggo Mortensen) e garoto (Kodi Smit-McPhee) – como no livro, eles não têm nome – caminham incansáveis em meio às ruínas do que sobrou do planeta. Enquanto o progenitor é um cara atordoado, teimoso e que desconfia até da sua própria sombra, a criança é doce e inocente. Não é revelado o que causou a tragédia e só aos poucos, em ligeiros flashbacks, sabemos que a mulher do protagonista (Charlize Theron) pirou, renunciou os seus sentimentos e simplesmente resolveu abandoná-los por não aguentar aquela situação.

No meio dessa paisagem sem sol, a população que sobreviveu se tornou totalmente selvagem. Os mais fracos são escravos dos mais fortes, e por vezes chegam até servirem de alimento – o que deixa uma questão se isso aconteceria ante a escassez de alimentos causada depois de um fatal cataclisma. O que vale é a essência do vínculo e a coragem entre pai e filho – e a atuação de ambos é o grande triunfo dessa história. O diretor John Hillcoat (“A Proposta”) utilizou como narrativa a visão desses personagens para mostrar o retrato do comportamento humano machucado e sem esperança nesse conto silencioso permeado pelos valores morais.

Saiba mais sobre o filme A Estrada.

Jean Garnier.

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!