Alvin e os Esquilos 3 (2)

Publicada em 01/02/2012 às 17:14

Comente



Os seis esquilos fofos e de voz estridente ganharam um terceiro filme (para a alegria de alguns e a tristeza de outros).

Certamente Alvin e os Esquilos 3 surge como opção de entretenimento infantil nesse fim de férias, mas nada além disso. Com um boa premissa o filme tenta fazer dos pequenos esquilos uma lição para as crianças, que estão com seus ideais morais ainda em formação.

O “pai” dos esquilos Dave (Jason Lee) e o vilão dos dois primeiros filmes Ian (David Cross) pouco contribuem nessa terceira parte da franquia. Lee não faz nada mais do que ligar o automático e esperar pela oportunidade de gritar “ALVIN!!!”, enquanto Cross parece ainda mais insatisfeito e repleto de tédio dentro de uma fantasia patética de pelicano.

O filme segue o ritmo normal dos longas anteriores, com direito a vários tropeços, falhas e evidentes referências deslocadas. A trama gira em torno das consequências dos atos do imaturo Alvin que, assim como uma criança mimada e inadequadamente educada, insiste em desobedecer às regras (enquanto o pobre Simon tenta desesperadamente consertar os erros do irmão). Com isso, Alvin e os Esquilos 3 parece almejar ser uma espécie de “Pinóquio” da criança contemporânea , fazendo com que Alvin, assim como o boneco mentiroso, tenha de arcar com as consequências de seus atos. E é aí que, enfim, ele amadurece e se torna responsável. Esperemos que com essa lição de vida a série tenha um fim.

Caso o filme tivesse sido desenvolvido sob a premissa de alertar o público infantil para o próprio comportamento e tivesse mantido a linha até o fim, a produção seria até mesmo um pouco louvável. Porém diversos detalhes começam a fazer desandar o projeto: as canções, embora ainda façam referência à trama, não constituem, por si só, o mecanismo de desenvolvimento da história; a transformação de personalidade de Simon pela picada de uma aranha, seguida da cura milagrosa por uma pancada constitui um processo inverso ao da educação, contribuindo para a formação de falsos conhecimentos; e, por fim, a inserção de uma personagem como Zoe (Jenny Slate) firma a ideia errônea de que crianças riem com atuações artificiais e insossas, além de, claro, testar a paciência dos adultos.

O que poderia ser outro ponto positivo em Alvin e os Esquilos 3 logo se converte em uma tentativa falha de induzir a ampliação do horizonte cultural das crianças. A introdução a outros filmes através da utilização de paródias e referências é uma experiência feliz, porém facilmente frustrável. A faixa etária média das crianças que vão às sessões do filme em questão não está familiarizada com O Capitão Corelli ou Náufrago (Zoe tem algumas amigas imaginárias, que na verdade são bolas com rostos pintados. Uma alusão ao Wilson do filme com Tom Hanks), anulando qualquer expectativa de reconhecimento.

Alvin e os Esquilos 3 tem seus prós e contras, tonando-se, assim, um filme mediano, ainda que irritante e um tanto cansativo. Mesmo após três filmes ninguém foi capaz de sequer imaginar que um roteiro mais inteligente seria infinitamente mais eficiente, além de ser mais fiel ao desenho original. Pelo menos as crianças terão uma hora e vinte minutos de (meia) diversão.

Saiba mais sobre o filme Alvin e os Esquilos 3.

Por Laísa Trojaike

Comentários (8)





brendo comentou: foi ruin 02/02/2014 | Responder

cristano cravo barros comentou: Eu amei o filme foi muito maravilhoso o meu adora esses filme 15/07/2012 | Responder

nathy comentou: é esses esquilos como sempre entram em confusão e quem leva a culpa é sempre o davi Nota
07/05/2012 | Responder

fatma de souza comentou: eu adorei o filme e amei Nota
25/04/2012 | Responder

joao comentou: Espero que a continuação saia logo,Alvin e os esquilos é uma série de filmes muito boa recomendo a todos assistir Nota
04/03/2012 | Responder

larissa comentou: nossa é muito fera eu amei Nota
11/02/2012 | Responder

emilly comentou: adoorei esses esquilos fofos Nota
11/02/2012 | Responder

Fatima comentou: Eu amei o filme, sempre acho maravilhoso, este tipo de filme, melhor do que os filmes de violencia que querem que as crianças assistam, quem não gostou, não tem o lado inocente de uma criança . amei,, foi 10 nota MIL...... Nota
07/02/2012 | Responder