Publicada em 16/11/2009 às 14:32
Desde o lançamento de A Bruxa de Blair, os “falsos documentários” passaram de apenas um estilo barato e curioso de se fazer filmes para um gênero rentável apoiado pelos grandes estúdios. Tanto A Bruxa de Blair quanto o espanhol [REC] e Cloverfield partem da mesma premissa, um cinegrafista amador registra algum fato extraordinário que chega nas mãos dos produtores e estes resolvem realizar um filme sobre os tais acontecimentos. Outro detalhe importante: sempre quem filma não permanece vivo para contar o que aconteceu.
Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2009) não foge a regra, mas, mesmo sabendo que se trata de uma ficção não espere um filme “light”, pelo contrário a película é apavorante, contendo algumas das cenas mais macabras contida em filmes de terror dos últimos anos. Talvez seja o melhor thriller americano da década, já que o país estava se especializando em fazer refilmagens fracas de grandes sucessos asiáticos como os ótimos O Chamado e Espíritos – A Morte Está ao Seu Lado.
O roteiro conta a história de Katie e Micah, um casal comum que de uma hora para outra são importunados por estranhos fenômenos ocorridos durante a madrugada. Eles então decidem registrar estes acontecimentos com uma câmera digital (de bateria infinita). Portas se fecham, luzes se acendem e objetos se movem sem nenhuma explicação. Mesmo assim Micah, o marido, continua descrente, o que faz com que gradativamente os fantasmas intensifiquem as assombrações tornando a vida de ambos um verdadeiro inferno. O nome dos atores são os mesmos dos personagens como em A Bruxa de Blair, com a clara intenção de preservar a “veracidade” do filme, assim como o letreiro que aparece no exato momento em que o filme começa, agradecendo a família do casal e as autoridades que cederam a fita aos produtores.
O filme custou em torno de 11 mil dólares e na verdade se tratava de um protótipo que a Dreamworks pretendia posteriormente re-filmar com um orçamento maior, mas depois de uma exibição teste, vendo a reação assustadora da platéia e dos críticos, resolveu então lançá-lo comercialmente. Esta exibição inclusive está contida no trailer que circula pela internet. O filme então se tornou um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 20 milhões de dólares.
Todo este sucesso que o filme vem fazendo não veio por acaso, pois mesmo fazendo parte de um estilo em que um dos grandes atrativos é o seu poder de verossimilhança isso não o faz dependente apenas dos sustinhos vazios e de cenas grotescas. Isto porque o diretor estreante Oren Peli provavelmente bebeu da fonte de algumas excelentes produções de terror como O Exorcista e A Casa das Almas Perdidas para realizar Atividade Paranormal.
Aconselho não assistir ao filme sozinho à noite, pois realmente se trata de uma obra assustadora.
Saiba mais sobre o filme "Atividade Paranormal".
Por Bruno Marques ([email protected])