O Discurso do Rei

Publicada em 15/02/2011 às 13:42

Comente



O que os súditos esperam de um governante? Algo próximo a respeito, ousadia, comprometimento e principalmente estar preparado para assumir a responsabilidade de liderar uma das mais respeitosas nações da história humana. E quando a chance de fazer tudo isso cai no colo, e o despreparo mesclado a uma deficiência pode arruinar o destino do reinado? Esse é o tema do drama baseado em fatos O Discurso do Rei (The King´s Speech – 2010).

Com a morte do rei George V (Michael Gambon), o príncipe de Gales, Edward(Guy Pearce) assume o trono no lugar de seu pai. Só que Edward quer se casar com Wallis Simpson (Eve Best), uma socialite americana divorciada duas vezes, o que não é compatível perante a igreja e o momento que o mundo passa não é para encrencas com o clero. Edward resolve abdicar para viver o seu amor, deixa a responsabilidade com o seu irmão, o príncipe Albert.

Albert é homem centrado e casado com a Duquesa de York, Elizabeth Bowes-Lyon (Helena Bonham Carter) e não teria problema algum em conduzir a nação durante uma guerra mundial se não fosse um marcante problema de gagueira. Em um determinado momento, Edward demonstra ao cochichar em seu ouvido, que a deficiência de Albert vem de um trauma de infância.

O temor de entrar para a história como “o gago”, faz o agora Rei George VI, ouvir os conselhos de sua mulher e aceitar a ajuda do fonoaudiólogo Lionel Logue (Geoffrey Rush). Em rápidas conversas com Winston Churchill (Timothy Spall) o monarca sabe que em pouco tempo, parte de seu povo estará percorrendo o inferno em campos de batalhas e ele terá que fazer discursos inspiradores, demorados e importantes através das ondas do rádio.

O problema é que a realeza é envolta por uma áurea dominadora – a sua família por séculos governa a região – e ouvir ordens e aceitar o treinamento a que é submetido, vindos de um plebeu, não está em suas raízes. A direção de Tom Hooper (Maldito Futebol Clube) mostrou como a superação de um líder guiou a determinação de um reino perante a uma guerra mundial.

Saiba mais sobre o filme O Discurso do Rei.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!