O Retorno de Johnny English

Publicada em 31/10/2011 às 15:34

Comente

Crítica de O Retorno de Johnny English

Ele voltou! Mais 007 do que nunca, Johnny English reaparece mentalmente mais forte, mas nem por isso mais esperto e menos atrapalhado, afinal, não há anos nas montanhas do Tibet que curem o eterno Mr. Bean em sua versão de agente secreto da inteligência britânica.

De fato não é o melhor dos filmes de Rowan Atkinson e, claro, mantendo o humor peculiar dos ingleses, com aquele toque de piada interna que só eles sabem dar, o roteiro não se preocupa em aprofundar detalhes que soariam mais engraçados, até mesmo hilários, para os não ingleses. Para um filme que visa fazer sucesso mundial, isso certamente surge como ponto negativo num roteiro que seria no máximo razoável, não fosse a natural e cômica desenvoltura de Atkinson.

Inteligente, assim como o próprio Atkinson, o filme ignora toda e qualquer possibilidade de esmiuçar detalhes, delegando ao espectador o papel de unir os pontos, característica geralmente ausente em filmes desse gênero. Os roteiristas Hamish McColl (As Férias de Mr. Bean), Neal Purvis e Robert Wade (dupla de roteiristas responsáveis por colaborar com quatro filmes da franquia 007) e William Davies (Johnny English) introduzem no roteiro diversas referências a outros filmes com grande sutiliza, pecando, talvez, em situações que contribuíssem mais com a comicidade do protagonista.

Para complementar o elenco com atores icônicos, surgem Gillian Anderson, a Dana Scully de Arquivo X, como Pegasus, uma chefe preocupada com a possibilidade de Johnny envergonhar a agência; a ex-bond girl (007 - Um Novo Dia Para Morrer) Rosamund Pike como uma psicóloga comportamental (uma espécie de metáfora do Dr. Cal Lightman da série Lie to Me) e English girl; e Dominic West, da série The Wire como o oposto de Johnny English, ou seja, o agente perfeito.

Resquício de um tipo de comédia fadada ao fim e, posteriormente, ao esquecimento, Atkinson insiste nos clichês, nos absurdos, nas caricaturas e em tudo aquilo que seria tedioso e ridículo nas mãos de um comediante menor. Em O Retorno de Johnny English, assim como nos demais filmes do ator, o importante não é o que acontece, mas como acontece. É um constante aguardar pelas reações e caras de Atkinson, a verdadeira garantia de boas gargalhadas.

Saiba mais sobre o filme O Retorno de Johnny English.

Por Laísa Trojaike

Comentários (2)





nicole comentou: Muito Bom dei bos gargalhadas com esse filme Nota
12/12/2011 | Responder

Freitas comentou: Sensacional, muito bom, recomendo para quem gosta de humor sem apelação, delicioso de assistir.
Eu recomendo, a familia inteira amou.
Parabéns ao Atkinson e produção.
Nota
01/11/2011 | Responder