Uma década após a primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos, Jake (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e seu povo. Ele e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para superar os conflitos e continuarem juntos.
No entanto, quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil mais uma vez. Apesar das dificuldades, ele acaba fazendo aliados que o ajudarão até o fim.
Veja também:
Avatar (2009)
Avatar 3 (2024)
Avatar 4
Avatar 5
A grande questão entre os fãs e público casual de "Avatar", era se a sequência iria superar o primeiro, já que muitos consideram o filme original como uma das melhores obras do século XXI. Me parece que às preferências estão bem divididas, uns acham o filme original melhor, já outros gostaram mais da sequência. Já eu, faço parte do time que curtiu muito mais "Avatar 2", e Cameron é o grande responsável por isso, aqui ele potencializa e eleva a outro patamar às principais virtudes do primeiro filme.
O filme expande o universo de Pandora, onde conhecemos um novo local lindíssimo e uma nova raça de Na'vis. Agora a situação é mais delicada, onde o inimigo nivelou o jogo, e com os próprios recursos de Pandora, estão mais poderosos do que no primeiro conflito retratado no filme original. Com novos personagens, novos conflitos internos dos protagonistas, novidades, etc. Cameron fez de seu épico de aventura e ficção científica, um filme grandioso em conteúdo, mais do que o suficiente para entreter o telespectador durante suas três horas de duração. Aliais, 3h que passam num piscar de olhos, você não sente o tempo do filme, tamanha a imersão que ele lhe proporciona.
Como era o esperado, a produção do filme é seu principal ponto forte. A beleza dos cenários paradisíacos servem como um eficiente colírio para os olhos, um espetáculo visual fabuloso! Onde celebramos a grandiosidade de um verdadeiro blockbuster de respeito! Com a natureza dos oceanos fictícios de Pandora servindo de pano de fundo e dando vida ao filme!
O filme é de uma qualidade técnica perfeita e surreal! Novamente Cameron consegue inovar nos efeitos visuais, e mais uma vez, irá deixar seu legado para os próximos filmes de características semelhantes a "Avatar". O trabalho de captura e movimento chama a atenção, impressionando pelo realismo das cenas de expressões faciais e corporais dos personagens. A obra provavelmente irá abocanhar quase todos os prêmios das categorias técnicas do Oscar, com o filme "Top Gun: Maverick" correndo por fora.
Um ponto interessante a se destacar no filme (até mesmo acima de seu visual), foi a representatividade da família tradicional, que Cameron fez questão de valorizar durante todo o filme! A família tradicional sempre será o pilar da sociedade, e não há nenhuma chance de ideologias e militâncias malignas mudarem isso. Foi muito bacana e satisfatório ver que o diretor deu ênfase a algo tão negligenciado, atualmente, pelos liberais.
Cameron é o único cineasta que realmente sabe trabalhar e extrair o máximo da tecnologia 3D, onde nenhum outro filme conseguiu oferecer o mesmo nível de experiência. O 3D de "Avatar: O Caminho da Água" te coloca em estado de êxtase e deixa qualquer um de queixo caído! É um dos principais trunfos desse novo "Avatar", apesar de a tecnologia já não ser tão badalada quanto no filme antecessor. Na minha opinião e na de muitos... é o melhor 3D da história do cinema moderno.
James Cameron entra para a história do cinema, se tornando o paizão do cinema moderno. Todos os seus filmes de ficção científica são muito acima da média para os padrões de sua época, principalmente "Terminator 2", que considero não somente como um dos melhores de ficção científica, como sem exageros, um dos melhores de toda a história cinematográfica.
Enfim, "Avatar: O Caminho da Água" é uma obra divertidíssima e emocionante em várias ocasiões. Entregando tudo aquilo que foi prometido e o que se esperava de um verdadeiro filme merecedor de ser visto no cinema. Valeu muito cada centavo gasto!
9,0/10 Nota 22/12/2022 | Responder
Vou ver esse também... Nota 08/08/2013 | Responder