Getúlio

Poster do filme Getúlio
  • Getúlio

  • Estreia: 01/05/2014
  • Estreia DVD: 26/11/2014
  • Gênero: Biografia, Drama

  • Duração: 100 min.
  • Origem: Brasil
  • Direção: João Jardim
  • Roteiro: George Moura
  • Distribuidor: Copacabana Filmes
  • Classificação: 12 anos
  • Ano: 2014
2 votos
3 votos
0 voto
13 votos
13 votos

Sinopse

Agosto de 1954. O jornalista e dono de jornal Carlos Lacerda (Alexandre Borges) sofre um atentado na porta de casa, mas o ato dá errado  e o tiro mata o Major Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos), é acusado de mandar matar o jornalista e passa a ser pressionado por militares e pela oposição. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado (Thiago Justino), chefe da guarda do presidente, é acusado. Ao lado da filha Alzira Vargas (Drica Moraes), seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves (Michel Bercovitch) e o general Zenóbio da Costa (Adriano Garib), Getúlio tenta provar sua inocência.

Curiosidades

  • A direção é de João Jardim, codiretor do documentário Lixo Extraordinário (2010). Este é o seu segundo longa-metragem de ficção. Anteriormente, ele já havia feito Amor? (2001), além dos documentários Janela da Alma (2001), ao lado de Walter Carvalho, e Pro Dia Nascer Feliz (2006).
  • O roteiro é de George Moura, o mesmo de Linha de Passe (2008).
  • Tony Ramos, responsável por grandes sucessos do nosso cinema, será o ator a interpretar Getúlio.
  • Para a caracterização como Getúlio Vargas, todos os dias Tony Ramos raspava parte do cabelo, depilava parte dos pelos do peito e passava pelo setor de maquiagem. O processo durava aproximadamente duas horas.
  • Drica Moraes será Alzira Vargas, filha do presidente, seu braço direito, que tenta a todo custo salvar a vida do pai.
  • As filmagens passaram pelo Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. O local, que agora é um museu, foi sede do governo federal na época e onde o político se matou com um tiro no peito, em 1954.

Assistir Trailers e Comerciais



Comentários (14)

Deixar um comentário


Leonardo Ribeiro Macari comentou: Vai Tony!!!! Deve ser um bom filme. Nota 7 Responder

Enzo Ferraz comentou: ........ Nota 10 Responder

Ely comentou: Achei o filme bom.

Para quem observa detalhes de cenas. ( claro que nesse caso algo sem relevÂncia) mas observei que na cena em que o Ator alexandre Nero "vasculha" um arquivo encontra um boleto entre os papéis. Só que esse Boleto tem código de barras e naquela época acho que nem o kara que cricou estava no esperma do pai dele..rs
Nota 10 Responder

Rafinha Risse comentou: Fui assistir GETÚLIO

Para quem estava esperando UMA AULA DE HISTÓRIA sendo contada na grande tela do cinema: SE FERROU.

Agora, para quem estava aguardando ver AS 3 FASES DE GETÚLIO, lamento, SE FERROU novamente.

Agora sim. Se vc se animou e foi pro cinema com vontade de querer ver a total construção das leis trabalhistas, ponto a ponto, fase por fase, construção por construção, aí sim, TU SE FERROU LEGAL MERMU, pois teve nada disso também.

O filme meramente mostra as angustias de uma democracia ainda frágil e o total sofrimentos DOS ÚLTIMOS 19 DIAS de Getúlio.

Só isso.

Sua depressão.

Seus medos NÃO DEMOSNTRADOS.

E o TOTAL AMOR de um povo para com ele, em sua morte.

Pessoas mais novas, como eu e muitos aqui, não viram, mas se você pegar as imagens do velório do piloto Airton Sena, AINDA ASSIM, VC NÃO TERÁ CONDIÇÕES DE COMPARAR A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE FORAM PRA RUA… Pois foi muuuuita gente em seu velório.

Atuação ótima do Tony Ramos.

Momentos difíceis de assistir na hora decisiva do filme…

Mas, tipo, NADA DE MAIS NÃO…

Não será um de meus favoritos.

Meramente SIMPLES, tão somente SIMPLES, e unicamente SIMPLES o filme.

Valeu somente PELA MEMÓRIA REGISTRADA.
Nota 3 Responder

Titio Cookies comentou: Vou ver Nota 1 Responder

Henrique Klein comentou: Não quero ver... Nota 1 Responder

Wesley.LDDS comentou: Não quero ver Nota 1 Responder

Rosaria Duarte comentou: estarei no cinema dia 01/05/2014. Nota 10 Responder

Mauricio José Marzano do Nascimento comentou: Não vi o filme, apenas os traillers. O papel de Tony Ramos parece-me bem desenvolvido. Idem, idem o de Carlos Lacerda. Darcy Vargas pareceu-me jovem para o papel. Espero que seja um filme do qual os fatos não sejam atropelados e que seja minimamente intelegível, visto que fazer filmes claros e objetivos não é uma característica do cinema nacional. Mas desde já tenho uma crítica muito grande. Fizeram o atentado da Toneleros na Toneleros, o drama no Catete no Catete. Ótimo. A última viagem de Vargas para inaugurar a Siderúrgica da Mannesmann em Belo Horizonte foi filmada em Santa Cruz no Rio de Janeiro e em uma usina termelétrica e não em uma usina siderúrgica. Um erro imperdoável, principalmente porque mostra obras executadas a partir de 1960, muitos anos após a morte de Vargas. Um erro e um anacronismo imperdoáveis. Espero que seja o único. Nota 5 Responder
Paulo Haroldo respondeu: Duvido que alguém repare nisso. 06/05/2014


Helio Felix comentou: não gosto de biografia ainda e do brasil não quero ver de jeito nenhum... Nota 5 Responder

MatoMate comentou: Odeio filmes brasileiros. Nota 2 Responder

lorenna comentou: Creio que será um bom filme, cujo contexto é de grande importância para que possamos compreender um pouco da história do nosso país. Nota 8 Responder

ASR comentou: sinceramente acho desnecessario, tudo que envolve politica nao me interessa Nota 1 Responder

Kahiky Ferreira Nascimento comentou: torço pra que seja uma boa historia,enredo tem pra isto,vamos ver se se sai bem Nota 7 Responder