Em 2009, o jornalista Maziar Bahari (Gael García Bernal) vai ao Irã para cobrir as eleições presidenciais. Mas ele acaba detido sob a acusação de espionagem, já que dias antes, no programa satírico americano Daily Show, Bahari disse, em tom de brincadeira, que era espião. Ele ficou preso por 118 dias, sendo interrogado e torturado.
Curiosidades
O filme é baseado no livro de memórias Then They Came For Me: A Family’s Story of Love, Captivity, and Survival, do jornalista Maziar Bahari.
Quando era interrogado, Bahari ficava vendado e identificava o seu torturador pelo seu perfume, de água de rosas, daí o título original do filme: Rosewater.
Enquanto o jornalista esteve encarcerado, sua esposa, Paola Gourley, liderou uma campanha de libertação e o programa The Daily Show fez uma cobertura diária da prisão.
O longa marca a estreia no cinema do apresentador Jon Stewart como roteirista e diretor. Em entrevista coletiva no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014, Stewart disse que precisava contar essa história, pois se sentia um pouco culpado pelo fato de Bahari ter sido preso por causa do seu programa humorístico.
As filmagens foram realizadas em Amã, capital da Jordânia, e duraram cinco semanas.
A produção contou com a ajuda da cineasta Kathryn Bigelow, que filmou no Irã os longas Guerra ao Terror (2008) e A Hora Mais Escura (2012). Ela comentou sua experiência no país e viabilizou contatos de pessoas e empresas do local.
São Paulo chegou a ser cotada para servir de locação, pois Maziar Bahari acha a cidade parecida com Teerã, capital do Irã.
A mídia estatal do Irã boicotou a produção, classificando-a de estereotipada, anti-iraniana e realizada por sionistas.